30 novembro 2017

Sermão em João 10.9: A Porta aberta para a vida, e fechada para a morte!




Jorge F. Isah





“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.” João 10:9


INTRODUÇÃO:

- Deus usa de uma linguagem figurada, metafórica ou simbólica, para descrever verdades tanto relativas a Si, a sua criação e a realidade.

- Muitas vezes, ele é chamado de Rocha, Rochedo ou Fortaleza, como, p. ex., em 2 Samuel:

“Vive o Senhor, e bendito seja o meu rochedo; e exaltado seja Deus, a rocha da minha salvação” 2 Samuel 22:47
E em Salmos:

“Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; assim, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me”. Salmos 31:3

- Ele é também chamado de Pastor, como no próprio Cap. 10 de João, e no Salmo 23.

- Também se autointitula o “pão da vida”:


“Eu sou o pão da vida.
Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram.
Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.


- São imagens e alusões, como uma ilustração (é como se Deus desenhasse) a facilitar a nossa compreensão daquilo que ele nos revela de Si, como ele age junto aos seus filhos.

- Tudo isso é necessário por causa da Queda, que contaminou o intelecto, a razão e alma do homem.

- Deus cuidadosamente, como um pedagogo, nos ensina o “Beabá” da sua revelação por meio de ilustrações, possíveis ao entendimento, em princípio de qualquer um. São associações que Deus utiliza para nos levar ao conhecimento.

- Tal qual uma professora junta as letras e ensina as crianças a lerem e formarem as palavras.

- Entretanto, sabemos que somente aqueles que são chamados por ele, e capacitados por ele, podem alcançar a compreensão tanto das coisas simples como das complexas.

- Para um doutor em teologia, mas inconverso, até as referências mais básicas lhe escaparão o sentido, enquanto para o crente, aquele transformado pelo Espírito de Cristo, as mais profundas tramas da revelação lhe serão patentes e claras.

- Com isto, não estou a dizer que todo o crente pode entender tudo aquilo revelado por Deus, nem de que alcançará a sabedoria plena de toda a revelação; mas certamente terá a medida exata daquilo que Deus lhe der, segundo a sua santa vontade.

- Entretanto, são verdades apresentadas, e que não devem ser alvo de dúvidas ou imprecisões.

- P. Ex., em Isaías, lemos a afirmação da eternidade divina:


“Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.” Isaías 40:28

E ainda:


“Mas o Senhor Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação.” Jeremias 10:10


- A eternidade talvez seja um dos atributos divinos mais difíceis de se entender, exatamente por estarmos no tempo, e por sermos temporais. Muitos entendem a eternidade como uma sucessão de momentos, uma sequência de “tempos”, quando ela não pode ser compreendida a partir do temporal, da sucessão de instantes, mas como sendo o próprio Deus, que é eterno.

- Mas este não é o nosso foco, falar da eternidade, apenas afirmar que, mesmo não a entendendo por completo ou mesmo o suficiente, importa que a Escritura afirma a seguinte máxima:

“DEUS É ETERNO!”

- Ou seja, a nossa ignorância ou incapacidade ou incompreensão não devem ser justificativas para a incredulidade e a falta de fé. Se Deus disse que ele é eterno, Deus é eterno, e ponto final!

- Da mesma forma, neste verso 9, o próprio Senhor Jesus se autodenomina “a Porta”.


CRISTO: A PORTA!! MAS EM QUAL SENTIDO?

- “Eu sou a porta”, afirma o Senhor.

- Primeiro, devemos ressaltar que Cristo não se intitula “uma” porta, mas a porta. Não existe outro meio ou forma de o homem se salvar sem ele, ao contrário do que boa parte da humanidade defende e preconiza.

- Sabemos que ele não é, também, uma porta no sentido literal, uma peça de madeira, vidro ou metal de fato. Seria loucura pensar isso.

- Mas, de imediato a ideia de Cristo como uma porta nos remete a elementos característicos dela, e que estão presentes na pessoa e ministério do Senhor. 

Vejamos alguns:

1- Cristo, como porta, abre-nos o caminho santo que nos levará a Deus.
- Uma porta é utilizada para abrir um local, permitindo que pessoas a atravessem e entrem ao recinto antes impenetrável.

- Não é difícil a alusão à nossa condição de impossibilitados, incapacitados, impedidos de entrar em comunhão com Deus, e de entrar no gozo eterno nos céus. Havia uma parede intransponível que nos impedia o acesso a Deus, por isso precisamos de uma porta.

- Deus nos propiciou Cristo e o seu sacrifício na cruz, a porta pela qual somos transportados e postos no lugar que Deus reservou para o seu povo.

- Sem Cristo, como a porta, o homem estaria irremediavelmente perdido, sem qualquer possibilidade de haver salvação. É o que Paulo nos diz:


“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” 1 Timóteo 2:5

- E Pedro o confirma:


“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” Atos 4:12


2-Cristo, é a porta que, fechada, nos protege, preserva e guarda.

- Quando uma porta se fecha, estamos seguros. É uma analogia, mas ela serve muito bem para nos mostrar o cuidado que o Senhor tem pelo seu povo.

- Todas as nossas casas têm portas, para nos manter seguros. Elas nos livram e protegem de predadores, das intempéries, e das investidas dos salteadores, ladrões e assassinos.

- Mantemos as nossas portas fechadas por segurança, para não sermos molestados, termos os bens roubados, sermos feridos ou mortos.

- Cristo é a porta que, fechada, nos assegura o refúgio e segurança imprescindíveis, mantendo-nos em paz, aconchegados, nos livrando das artimanhas e investidas do Maligno e de seus servos.

- O próprio Senhor nos disse, um pouco mais abaixo, neste mesmo evangelho de João, que:


“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” João 10:10


- Cristo é a única porta capaz de nos proteger, impedindo que Satanás cumpra o seu propósito de nos arrolar para o fogo do inferno para o qual foi preparado, e que o espera.

- Então, além de Cristo nos dar acesso a Deus e ao seu reino de glória, ele é aquele que nos preserva em seu amor e graça, mantendo-nos livre da condenação.

3- Cristo é a porta fechada para o satanás e o mal.

- Ele nos impede de “voltarmos ao vômito”, de sermos novamente aquilo que éramos sem ele, de que o velho homem renasça, aquele mesmo mortificado pelo Espírito, mas cujas lembranças nos atemorizam ainda.

- Ele é ainda a porta que, fechada, não permite que saímos do seu arraial ou curral, e sejamos novamente presas fáceis para o pecado e o mal. Ele nos protege de nós mesmos, daquele velho homem que, morto, teima ainda ressurgir em nossas vidas.

- Creio que todos os crentes temem recair nas velhas práticas do homem natural, daqueles que são inimigos de Deus. Pois é Cristo quem nos assegura que nunca mais seremos aquele homem, novamente. 

- Esta é uma das certezas que temos quando Cristo diz: “Eu sou a porta”.

- Outra certeza é de termos alimento em abundância.

- Suas ovelhas nunca terão fome, e se alimentarão nas abundantes pastagens.

4- Cristo é a porta que impedirá Satanás e seus servos de entrarem e nos arrastarem para fora. Ele não permitirá que o sirvamos de novo, e que ele tente nos “sequestrar” de suas mãos.

- Estamos firmes, seguros e protegidos no lugar em que Cristo nos colocou, reservando-nos eternamente para a sua glória, e para a comunhão perfeita que temos consigo, o Pai e o Espírito.


CONCLUSÃO:

- Cristo é a porta que manterá as suas ovelhas sob a sua guarda, condução, proteção.

- Cristo é aquele que ajunta as suas ovelhas, reunindo-as nas “terras” do Pai.

- Ele é quem as dá vida, garantindo que jamais vejam a morte.

- Ele é quem impede que elas se dispersem, enfraqueçam, e sucumbam a própria inépcia.

- Ele é quem as preserva para a vida eterna.

- Quem as livra da condenação e do inferno.

- Cristo é a única, suficiente, e verdadeira porta. É ele quem nos atrai, preservando e garantindo a nossa segurança, mantendo-nos santos e imaculados diante do Pai.


- Cristo é tudo!

- E assim, sendo tudo em nós, para sempre estaremos com ele, e o nosso gozo será completo!

SOLI DEO GLORIA!


4 comentários:

  1. Claudio, Cristo o abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Mensagem simples e rica de evangelho.
    De fato, há doutores em teologia que entendem bem de religião, mas não entendem nada do evangelho. Preferem toda a complexidade da religião e desprezam a simplicidade do evangelho. Eles têm o péssimo dom de perverter toda ilustração que se refira à simplicidade do evangelho, aplicando-a confusamente, com perigosos jogos de palavras, à "espiritualidade", à "religiosidade".

    ResponderExcluir
  3. Pr., como vai?
    Tenho me conscientizado da simplicidade do Evangelho, e de poder alcançar as pessoas com ele. Então, me decidi por mensagens compreensíveis a qualquer um, sem me utilizar de termos e expressões desconhecidas para a maioria. Se alguém quiser algo mais complicado, pode ler meus textos ou futuros livros que irei publicar, se Deus quiser! A satisfação será garantida...rsrs.
    Grande abraço!
    Cristo o abençoe!

    ResponderExcluir