18 julho 2008

ECO'S











Por Jorge Fernandes

No fim do sec. XIX e durante o XX, os direitos individuais foram as bandeiras políticas dos movimentos sociais e civis. Povos colonizados viram-se independentes; plebeus puderam escolher o seu “rei” pelo voto majoritário; escravos foram libertados; empregados tiveram direitos assegurados; mulheres engrossaram as fileiras do mercado de trabalho; consumidores ganharam leis que os protegessem; filas para idosos, gestantes... Um período onde o homem foi aparentemente beneficiado, onde obteve conquistas, e uma ilusória igualdade foi alardeada como vitória, o que, contudo, não passou de retórica.
A cada novo “triunfo”, outros se faziam necessários; e cada vez mais grupos de novos privilegiados subjugavam grupos de ex-privilegiados. Foi um período de lutas, de sangue, de gritos, de ruas pichadas, nervos à flor da pele... e ainda que alguns esforços fossem legítimos, houve muita injustiça.
Hoje, nada disso é passado! As antigas formas de mobilização persistem. Há os “paneleiros” em Buenos Aires, as prostitutas em São Paulo, os sem-teto em BH, e outras tantas reinvindicações espalhadas pelo Brasil e o mundo. Mas, nenhum movimento ganhou mais visibilidade e força em nossa época do que a “eco-panfletagem”. Existem mais "ong’s" no planeta em defesa da natureza do que, por exemplo, em prol das crianças abandonadas e famintas. A ecologia é a indústria político-social do novo milênio; substituindo a racial, a marxista-comunista, operária, indígena, feminista... Então, devemos nos engajar nessa nova causa? Ou ignorá-la?... O que a Bíblia fala acerca disso?
Paulo diz: “Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora” [Rm 8.22]. Muito antes das ong’s, do greenpeace, e de toda a parafernália eco-militante, o apóstolo afirmava que a natureza sofria. Porque? “Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção”; e, como nós, a natureza se aflige, dolorida, corrompida, aguardando “a liberdade da glória dos filhos de Deus” [(Rm 8.21].
A queda do homem no Éden trouxe o caos e a desordem ao universo. Adão, ao pecar, desobedeceu a Deus e, portanto, opôs-se à Sua santidade. O Deus santo não pode conviver com o pecado e nem com o pecador. Por isso, após criar todas as coisas, Deus aprovou-as, por estarem acabadas e refletire
m a Sua perfeição: “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom” [Gn 1.31].
O homem foi criado em perfeição, à imagem e semelhança de Deus [Gn 1.27]; mas a rebeldia e a descrença o fizeram cair, e juntamente com ele, caiu toda a criação. A queda do homem significou a morte, a transitoriedade e o fim de tudo.
E como se deu?... Deus entregou ao homem e a mulher para alimento “toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente” [Gn 1.29]; e “fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida” [Gn 2.9], e deu-lhas ao homem para delas comer livremente, menos uma: a árvore do conhecimento do bem e do mal; “porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” [Gn 2. 16-17].
Igualmente, o Senhor proferiu que “a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi” [Gn1.30]. Logo, tanto o homem quanto os animais alimentavam-se exclusivamente de ervas e frutos; eram todos herbívoros, e não havia carnívoros.
Deus ainda deu ao homem o poder de sujeitar e dominar sobre toda a criação [Gn 1.28]; ele era uma espécie de administrador, um zelador, ao qual tudo lhe foi submetido. Até esse momento, o sangue de animais não havia sido derramado; mas ao transgredir a ordem do Senhor e pecar [ao comer o fruto da árvore do bem e do mal (Gn 3.6)], o homem e a mulher viram-se nus, e para cobrir-lhes a nudez, Deus fez túnicas de peles de animais, significando que ocorrera a primeira morte no mundo [Gn 3.21].
A perfeição e o equilíbrio criados por Deus haviam-se rompido, e, a partir daquele momento, a criação sofreria as conseqüências danosas da transgressão de Adão [Gn 3.17].
Por isso, Paulo afirmou: “a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou” [Rm 8.20], e de que “a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus” [Rm 8.19]. O que o apóstolo quer nos dizer? Que apenas quando formos completamente restaurados, “a saber, a redenção do nosso corpo”, recebendo corpos glorificados como o do nosso Senhor Jesus Cristo, onde o pecado não mais habitará, e sermos santos como santo é o nosso Deus; nesse dia, a criação será redimida e não mais gemerá “com dores de parto”, pois, “Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado... Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” [1Co 15.55-57]. Somente Ele detém o poder de restaurar a ordem inicialmente rompida, e que existiu quando da criação do mundo: “Porque em esperança fomos salvos”; e, “nós, segundo a sua promessa [de Cristo], aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça” [Rm 8.24; 2Pe 3.13].
Ao contrário, o movimento pró-ecologia quer fazer da natureza um deus, assim como o marxismo quis fazer dos seus líderes deuses e o Estado o deus supremo, e cultuá-lo, e alçá-lo ao trono divino, intentando usurpar o lugar que jamais lhe pertenceu.
A natureza não quer assumir o lugar do Senhor, ela quer, como boa criação de Deus, servir-nos, cumprindo o propósito do Criador. E nós, cumpramos o nosso: de dar glórias somente a Deus, e, como servos, render-nos ao senhorio de Cristo nosso Senhor; entendendo que tanto o homem como o universo somente encontrarão a paz quando entrarem na plenitude da Sua glória, a qual durará por toda a eternidade, será infinita, e em gozo contínuo, “porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada” [Rm 8.18].
Portanto, não é o caso de se rejeitar ou aderir à causa ecológica [o que qualquer um pode fazer, ao aceitá-la ou não], nem ignorá-la, mas de esperar em Cristo, crendo na Sua justiça, a qual não se pode escolher, mas render-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário