13 junho 2008

SUSTER








Por Jorge Fernandes


A vida cristã não é uma simples teoria, filosofia ou utopia, como já disse anteriormente; um processo exclusivamente racional que me levará, invariavelmente, a compreender a Deus. A vida cristã é para ser vivida, praticada, senão, não haveria a necessidade de santificação, e nem de se permanecer aqui na terra; tão logo convertéssemos, seríamos arrebatados ao Céu.
Tanto você como eu vivemos o mesmo dilema: como ser santo? Como agir como um cristão? Como esperar apenas em Deus, e nos confortar com a promessa de que Ele cuida e zela por nós? Como deixar de crer que somos capazes de cuidar de nós mesmos? Como abrir mão da imaginária segurança que supostamente temos quando quase o tempo todo somos afligidos pela intranquilidade? Se sequer obtemos êxito em parecer-se com um cristão bíblico?
Creio que apenas quando me entregar completamente ao senhorio de Cristo, colocando-me total e integralmente em Suas mãos, deixando de manter-me no centro enquanto Ele encontra-se periférico, serei capaz de compreender e de viver uma vida cristã. Essa é a promessa que Cristo nos dá: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; e não quereis vir a mim para terdes vida(Jo 5.40).
Em Gálatas 6.3, Paulo diz: "Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo". Não é isso que fazemos o tempo todo? Tentando ser alguma coisa, quando não somos nada? Buscando uma glória pessoal quando não há nada em nós do que se gloriar? Mas quando entendermos, pelo poder do Espírito Santo, que a subserviência a Cristo, que o lançar-me à periferia e Ele ao centro, cumprindo assim os propósitos de Deus para nossa vida me fará um servo fiel, então estarei apto por Deus a distribuir neste mundo e aos homens os dons que me foram dados pelo meu Senhor. Mas ainda assim, não há nada em que me orgulhar, não tenho mérito algum, visto que fiz apenas e tão somente aquilo que Ele ordenou: “Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer” (Lc 17.10). Como o barro nas mãos do oleiro, que segundo a sua vontade o modelará para a finalidade e o propósito que ele quiser, assim somos diante do Senhor (Rm 9.20-21).
Cada vez mais descubro que não há solução além de Deus. Não apenas para o mundo, as nações, culturas diferentes, os meus concidadãos, vizinhos e parentes, mas sobretudo, para mim mesmo. Como obtê-la? Esta talvez seja a nossa maior dificuldade: entender que o Evangelho não é somente para os outros, não é uma espécie de publicidade do tipo “faça o que eu digo, não faça o que faço”; mas a sua mensagem e o seu poder transformador foi dado pelo Altíssimo, em primeiro lugar, a mim mesmo. E é algo que tenho de vivê-lo para o meu próprio bem, e gozo; “Na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo” (Fp 3.8).
Outra questão é a de que vivemos com o coração conturbado, atemorizado... “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”(Jo 14.27). É preciso confiar no Senhor mesmo quando tudo estiver de cabeça para baixo, mesmo quando não há uma esperança aparente; quanto mais quando as coisas estiverem bem.
Hoje, as pessoas se afligem por qualquer bobagem: um cabelo que cai, o gol contra do zagueiro, o vizinho ranzinza, o latido do cão... tudo é motivo para nos inquietar, nos tornar infelizes, amargurados. Fico a imaginar se estivéssemos no lugar de Pedro, à noite, acorrentado, guardado na prisão por 16 soldados de Herodes, à espera da execução na manhã seguinte... Dormiríamos profunda e tranquilamente como ele, esperando apenas em Cristo nosso Senhor (At 12.5)?
Este é apenas um exemplo de como estamos mais suscetíveis às intempéries, ainda que não passem de uma inofensiva brisazinha. O homem está e é cada vez mais infeliz, porque encontra-se em desobediência a Deus, e não há temor de Deus diante dele (Rm 3.11;18). O homem está em guerra constante consigo mesmo. É um dilema, uma luta interior a qual a sua natureza o impele à rebeldia contra o Senhor, a opor-se às coisas de Deus, mesmo quando não é possível achar em si algo que o alegre; e o que encontra, lança-o em trevas profundas, na desilusão, na tristeza, na amargura, refletindo a sua natureza caída, pecaminosa: "maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!" (Jr 17.5). E isso traz consequências trágicas para a sua vida (Gl 6.7-10), mantendo-o preso às cadeias que o tornarão mais e mais miserável; é um fardo insuportável de se levar, porque a “aflição e angústia se apoderam de mim”; mas, não se pode esquecer da esperança, a qual está unicamente em nosso bom Deus, pois “os teus mandamentos são o meu prazer”(Sl 119.143).
Portanto, o cristão é aquele que pode repetir a Paulo: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gl.2.20); e: “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho” (Fl 1.21), ainda que se saiba o miserável homem que é (Rm 7.24).

Nenhum comentário:

Postar um comentário