25 novembro 2023

Moda¹ Betume²

 



ClodoKill Fernandes



Dizem que moda é arte. Vá lá, pode até ser mesmo, ou ter sido um dia, em um longínquo século onde o gosto, quero dizer, o bom gosto era valorizado. Os pós-modernos dirão que a minha afirmação é por demais subjetiva para ser universal e válida. Tudo bem, entendo a parcialidade, mas por que o p.m. (sic) pode ser subjetivo em tudo e eu nem um pouquinho?... Ao dizer que sou subjetivo, o p.m. também usa da inclinação pessoal para confrontar a minha... E que raios quis dizer com ‘universal e válida’? Eu hein!... Mesmo tendo visões opostas, ou melhor, opiniões divergentes, estamos na mesma seara colhendo frutos diferentes: eu o trigo, ele o joio...

Deixando isso para lá, o fato é que as pessoas deveriam, por um mínimo de bom senso e ridículo, perceber a inferioridade de certas “criações”, em suas bizarrices, insanidades e desjeitos. Existem coisas simplesmente escalafobéticas (ah!, essa você não conhecia), próximas da insanidade ou psicopatia, a tornar alguns sujeitos e sujeitas verdadeiros serial-killers estéticos. Se não pleiteio a prisão, ao menos deveria ser-lhes tirado lápis, canetas, papeis, tablets, notebooks e escâneres, numa espécie de desintoxicação, e completa privação, tais quais os dependentes químicos, p.ex. Devia-se criar o E.A. (estilistas anônimos), com reuniões semanais a fim de conservarem a saúde e equilíbrio mental e, sobretudo, visual.

Existem coisas inexplicáveis, e, certamente, na moda esta verdade se acentua aritmeticamente. Talvez, por isso, a maioria se conforme em aceitar certas “criações” pelo simples fato de não serem compreensíveis. E como tudo tem de ser aprovado e permitido, as críticas e rejeições a determinado padrão (ou anormalidade), fere as sensibilidades das gentes; então, é melhor deixar tudo como está, mesmo não devendo estar ou sequer ter desejado estar, entende... Se não captou, esquece!

Veja, p.ex., estas sumidades de fedos e infames modelos!


   Calças para esculturas modernistas                             Síndrome de Ciclope e porco-espinho

 

 
                                                 Para Freud, traumas na infância provocaram isto.                                                                                            Esta imagem vale por mil descargas.


Não sei onde vamos parar. Sinceramente, espero não ser obrigado, um dia, a usar coisas assim ou piores. Ninguém deveria ser exposto a este tipo de “pornografia”, verdadeiro terrorismo ao belo e elegante. Ah, sim, novamente o p.m. me dirá que beleza e elegância são elementos culturais, subjetivos e, até mesmo tirânicos, fruto da cultura patriarcal, cristã e machista. Pois bem, eu disse ao p.m.:

- Amigo, dispa-se de todos os seus clichês e preconceitos, e veja as coisas como elas realmente são.

Olhou-me intrigado, e parecia refletir nas minhas palavras. Mas, ao percebê-lo tirar a camisa, o relógio, a pulseira de contas e esvaziar os bolsos da calça, corri o máximo que pude, objetivamente, e larguei-o lá com suas subjetividades.

_______________

 Notas:

[1] Inauguramos esta nova seção, que tratará de moda e modismos e, eventualmente, canções folclóricas. [2] Betume não tem nada a ver, exclusivamente, com pinche ou asfalto. Muito menos conotação à cor e etnia. Betume, fique sabendo, é qualquer tipo de massa ou argamassa... E daí, você poderá compreender a ironia, entendeu? [3] Texto publicado originalmente na Revista Bulunga


Nenhum comentário:

Postar um comentário