01 janeiro 2011

Kálamos: três anos!














Por Jorge Fernandes Isah

O Kálamos está fazendo três anos. Lembro-me de quando decidi criá-lo, como uma forma de difundir o Evangelho de Cristo. Inicialmente, seria uma mistura de textos de autores que lia profusamente à época, como Dr. Lloyd-Jones, C. H. Spurgeon, John Piper, John MacArthur Jr., Calvino, Lutero e muitos outros; especialmente voltado para amigos e parentes mais próximos. Não passava por minha cabeça atingir pessoas de outros estados ou países; mas, sei lá, fazendo analogia com o fato do profeta não ser ouvido e recebido em sua terra, também não o fui entre os meus queridos, sejam parentes, amigos e irmãos da fé, aqui em BH. Por eles, fui ignorado, o que não me impediu de proclamar o Evangelho pessoalmente, nas oportunidades que tive.

Os textos de "terceiros" seriam intercalados com alguns escritos que, talvez, eu viesse a escrever, pois nem mesmo sabia se os escreveria. O fato é que, o primeiro texto postado foi do Dr. Lloyd-Jones, extraído do seu comentário ao Sermão do Monte... Espera aí, essa era a idéia inicial, mas acabei por substituir "Como um Nada"  por um pequeno texto que eu havia feito para o extinto informativo "O Enviado", do Tabernáculo Batista, cujo título era "O que agrada a Deus". Depois do texto do Dr. Lloyd-Jones [o segundo a ser publicado no blog], assumi-me um "escrevinhador" e publiquei apenas artigos pessoais. O gosto pela leitura, e o fato de gostar também de escrever, falou mais alto; e estou aqui, hoje, fazendo o que realmente gosto e me dá prazer: falar e meditar na Sagrada Escritura.

De certa forma, o propósito inicial continuou, ainda que tenha tomado um rumo diferente do pretendido, e muito maior do que jamais imaginei. Quem ler os textos iniciais e os mais recentes verá muita diferença. O calvinista meio titubeante de 2008, tornou-se um calvinista convicto e intransigente na defesa da fé... talvez mais intransigente do que o necessário, mas não menos convicto do que um calvinista deve ser.

De lá para cá, Deus presenteou-me com amigos e irmãos os quais aprendi a amar, respeitar e admirar, mesmo em nossas divergências e acolouradas discussões. Um ou outro perdeu-se pelo caminho, provavelmente fruto da minha imaturidade e belicosidade... me lembro, no momento, de três deles: um unitarista e dois "sem-igrejas"... Pensando bem, acho que a culpa foi toda deles mesmo [rsrs].

Como forma de agradecimento a Deus por esses anos em que tenho sido abençoado, inclusive por irmãos que jamais troquei uma linha ou palavra, mas que foram e ainda são fundamentais na minha edificação; e pelos leitores que têm participado ativamente na construção deste blog, decidi sortear neste mês alguns títulos, e assim servir de instrumento nas mãos de Deus para a edificação de outros, também. São eles:

1) Bíblia Sagrada Devocional Murray McChayne - Preta - Editora Scripturae Publicações;
2) Fé com Razão, de Joseph R. Farinaccio, Editora Monergismo;
3) Sansão e sua Fé, Vincent Cheung, Editora Monergismo;
4) João Calvino: Amor à Devoção, Doutrina e Glória de Deus, Editora Fiel

Os links, fotos e descrições das presentes obras poderão ser acessados na página do "Sorteios & Promoções".

Aproveito para avisar que o Eric [1] e o Matheus Mendes foram os contemplados no sorteio de 30.12.2010, respectivamente com os livros "O Autor do Pecado" e "Deus e o Mal".  Basta enviar os nomes e endereços completos para o meu email pessoal dosty@monergismo.com

Bem, oro para que Deus me capacite e habilite a continuar proclamando o seu Evangelho, que é toda a Escritura, e que o Kálamos seja instrumento para a honra, glória e louvor do nome do nosso Senhor Jesus Cristo.

A todos os meus irmãos, amigos e leitores, inclusive aqueles com os quais nunca tive contato direto, mas que são frequentadores assíduos destas páginas, muito obrigado! E que o bom Deus os abençoe imensamente, assim como tenho sido por ele abençoado.

Grande abraço, no Senhor!

Nota: [1] O Eric enviou o seguinte comentário: "Irmão, estou super satisfeito de ter sido sorteado. Porém como já possuo o livro que ganhei (O autor do pecado) proponho o seguinte: 1. Sorteie novamente para outra pessoa que (possivelmente) não tenha o livro; 2. Deixe o livro acumulado com os outros livros para os próximos sorteios do seu site. 
Novamente, agradeço pelo sorteio, porém como já possuo este livro, peço para não me enviar e consequentemente, abençoar outra pessoa que ainda não o possua. A Paz do Senhor Jesus Cristo. Eric".
Portanto, o leitor que desejar o livro "O Autor do Pecado" deverá fazer um comentário nesta postagem manifestando o desejo de recebê-lo; mas apenas o primeiro será contemplado. Agradeço ao Eric a atitude nobre de disponibilizar o livro a outro que ainda não o tem.

42 comentários:

  1. Belo presente pra nós Jorge !
    O Kálamos tem sido um grande instrumento de evangelização e de divulgação da fé reformada. PARABÉNS !

    E que venham mais 3 e mais 3 e mais 3 anos...

    E nobre a atitude do Eric.
    Bom, se este for o primeiro coment, quero o livro ! :)

    Abraços fraternos !!

    ResponderExcluir
  2. Fala meu brother! Primeiro parabéns pelo aniversário do blog... e honestamente, gostaria muito de ler o "Autor do Pecado"... espero que tenha sido o primeiro a comentar!

    Igor

    ResponderExcluir
  3. Arthur,

    aparentemente, você foi mais rápido que o Igor em frações de segundo [rsrs].

    Manda os seus dados [nome e endereço completo, com CEP] para o meu email pessoal dosty@monergismo.com que lhe envio o livro, ok!

    Obrigado por suas palavras gentis.

    Cristo o abençoe ainda mais em 2011!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Jorge,

    Cara, acho que este livro tinha mesmo que ser meu.. rsrs'

    Já te mandei meu endereço.

    Abraços ! Paz Plena !

    ResponderExcluir
  5. Igor,

    foi por pouco... mas, se soubesse que queria ler o livro do Chueng, já teria mandado um para você.

    Então, o seu está garantido. Você terá de esperar os livros da Monergismo chegarem, é que o Felipe está em férias no RN e não sei se já enviou o que lhe pedi. Mas acho que até o dia 10, mais ou menos, eles chegarão.

    Ligo para combinar a entrega, e quem sabe, você não pagará finalmente aquele café?

    Ótimo 2011 para você e sua família!

    Cristo o abençoe imensamente!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Algumas vezes eu fui o primeiro, mas achei que estaria de folga hoje ( rs...rs...rs...).

    Bem parabéns pelo blog, não vou elogiá-lo agora, sempre sou tentado a fazê-lo ( uma boa tentação por sinal ) Conheço-o a muitos anos e sei que o talento pela palavra, seja dita na hora, diante das pessoas ou escrita, são indiscutíveis, só faltava esse talento estar a serviço do Senhor.

    Por sua causa e pelo seu incentivo ( tenho nos meus blogs, "coments" seus para que eu continuasse a escrever não tendo entretanto o seu talento e nem disciplina para tal ) e o faço como atividade principal hoje- o meu emprego sustenta a possibilidade de fazer graciosametne o que faço graças a você. ( continua )

    ResponderExcluir
  7. Há de se acrescentar, que mesmo sabendo de minhas opiniões você não me demoveu de dizer o que eu digo no meus blogs.

    Uma pequena bricadeira, tenho essa liberadde ( acho ) e você entenderá porque. Não dou graças a Deus por você ser calvinista, mas por ser de Jesus Cristo ( sem demérito você sabe, você entende ) e me alegro por sua dedicação, fidelidade e exemplo.

    Feliz 2011, a você a todos os queeridos aí em sua casa e família.

    ResponderExcluir
  8. Arthur,

    dados recebidos.

    Enviarei na segunda ou terça-feira... até parece mensagem entre espiões [rsrs].

    Rapaz, que o livro seja uma bênção, e o edifique na fé uma vez dada aos santos.

    Abraços, e volte sempre; sem esquecer de comentar.

    ResponderExcluir
  9. Helvécio,

    É, foi mal [rsrs]... normalmente posto sempre às segundas-feiras, mas abri uma exceção hoje por conta do aniversário do blog e do sorteio.

    O fato de termos diferenças doutrinárias não me impede de admirá-lo e de ser seu amigo, pelo contrário, sinto-me honrado em sê-lo; assim como me honra suas visitas constantes a este minifúndio virtual.

    Conhecendo a sua capacidade e o amor que tem para com o Evangelho, não podia agir de outra forma, senão estimulá-lo a escrever suas reflexões, o que significaria que você estaria mais próximo da Escritura e, por conseguinte, gastaria mais tempo meditando e estudando-a.

    Além de, certamente, estar sendo usado por Deus para abençoar e levar a mensagem de Cristo às pessoas.

    Logo, em momento algum pensei em demovê-lo da idéia de criar "O Pregador", pelo contrário, oro para que cada vez mais seja canal de bênção para os seus leitores.

    Quanto à brincadeira, também não dou graças a Deus por você ser arminiano ou "assemelhado" [rsrs], mas por ser do Senhor, e amá-lo, e servi-lo.

    Cristo o abençoe, à Rose e aos meninos, ainda mais em 2011!

    Grande e forte abraço!

    ResponderExcluir
  10. Ah!ah!ah! foi ótima essa. O Senhor te abençoe grandemente querido. Todos te mandam abraços e a Rose um muito obrigado a você e a Gorete ( você sabe porque. Nunca esqueceremos o que fizeram por nós.

    ResponderExcluir
  11. Jorge, parabéns pelo belo trabalho1 Com certeza Deus tem muito crescimento a dar ao seu trabalho.

    Um abraço!!

    ResponderExcluir
  12. Oi, André!

    Obrigado!

    Cristo o abençoe também, e que o "Esboçando Idéias" seja cada dia mais instrumento nas mãos de Deus!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Querido irmão Jorge!

    Parabéns pelo aniversário do blog!
    Tenho certeza de você está sendo um instrumento de Deus para proclamar o Evangelho com clareza e seriedade.
    Como te falei, foi através dos seus escritos que comecei a entender Deus,pois tinha acabado de abandonar uma igreja neopentecostal por discordar do que lia nas escrituras e o que ouvia por lá.Estava confusa e sou grata a você por ter me orientado,enviado livros preciosos (sua missão continua fora do blog!)e pela paciência em ler minhas dúvidas e desabafos!
    Hoje voltei a sentir o prazer de ler e aprender através de bons livros.
    Cristo o abençoe e aos seus queridos imensamente!Feliz 2011!
    forte abraço.
    Nazira

    ResponderExcluir
  14. Nazira,

    muito obrigado!

    A vida cristã é isso mesmo, minha irmã! Uns edificando aos outros, e vice-versa. Somos o Corpo, e como tal, Cristo nos sustenta a todos, mas usará cada um para realizar a sua obra em prol do Corpo.

    Também sou muito edificado pelo seu testemunho de fé e de amor pelo nosso Senhor e sua palavra; por ver, através da irmã, a manifestação do amor de Deus por seus filhos, e de como ele opera de maneira fantástica nem nossas vidas.

    Sabe que é uma irmã muito amada, no Senhor!

    Cristo a abençoe e aos seus familiares, com toda a sorte de bênçãos em 2011!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  15. Jorge,

    Perfeito ! Somos os trombadinhas da "Máfia Reformada" ? kkkk'

    Estarei aguardando com prazer.

    Pode deixar que sempre passarei por aqui, e deixarei coments sim !

    Amplexos Calvinistas !!

    ResponderExcluir
  16. Jorge,
    Parabéns pelo aniversário do blog. Este site é uma benção para a minha vida. Fico feliz de encontrar virtualmente amigos que se dedicam ao Evangelho.
    Quando for visitar o RJ, passe um e-mail avisando. O seu e-mail é o dosty@monergismo.com?
    Um abraço, meu irmão.

    ResponderExcluir
  17. Jorge,

    Quero que o irmão saiba que este blog e você, auxiliaram sobremaneira para o meu crescimento no conhecimento da verdade. Avancei e muito teologicamente a partir dos textos e debates que aqui vivenciei. Avancei ainda mais com as nossas constantes conversas. Pude ver em você alguém sinceramente preocupado com o próximo, especialmente através do ensino das Escrituras, sem jamais dela se desviar. Este é o meu testemunho.

    Parabéns pelo "aniversário" e que os anos se sucedam, para exclusiva glória de Cristo, continuando este blog um instrumento para a propagação do verdadeiro Evangelho.

    Que Deus o abençoe abundantemente, juntamente com a sua família!

    Ricardo.

    ResponderExcluir
  18. Jorge, como eu já disse uma vez, esse deve ser o blog com o qual eu mais me identifico..

    Eu conheci as principais doutrinas do calvinismo em 2006, e desde então eu tb queria espalhar pra todos o que eu havia "descoberto", mas pouquíssimas pessoas me deram ouvidos..

    Através do meu blog e tb de participações em comunidades de debates eu consegui auxiliar algumas pessoas a entender as doutrinas da Graça, então creio que esses mecanismos são muito válidos mesmo..

    Continue assim e que venham mais muitos anos!!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Graça e paz Jorge.
    Parabéns pelo blog e por mais um ano de vida que ele completa. Louvo a Deus por sua vida e por Deus lhe permitir escrever textos tão edificantes para a minha vida e de muitas outras pessoas (embora nem sempre tão bem aceitos "rs"). Que o Senhor continue lhe inspirando e o usando sempre para Sua glória.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas

    ResponderExcluir
  20. A paz do senhor Fernandes!
    Te convido para visitar meu humilde blog recem nascido!
    http://guerradosmundosleka.blogspot.com/
    que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  21. Eric,

    Sou quase um homem das cavernas, literalmente, aqui em BH; acho que daqui, só mesmo para o céu [rsrs].

    Mas se for por aí, garanto que o contato, claro, se me mandar o seu email [rsrs]. O meu é este mesmo dosty@monergismo.com

    Bem, agora que minha irmã se mudou para o Rio, pode ser que eu não demore muito a visitar a cidade; a última vez que estive aí já se vão uns bons anos... Quem sabe a nossa comunhão não acontece antes do que imagino?

    Obrigado!

    Grande abraço!

    Cristo o abençoe!

    ResponderExcluir
  22. Ricardo,

    você é um grande amigo; e tenho aprendido muito consigo também.

    Como disse à Nazira, a vida cristã é isso, um auxiliando o outro em nossas fraquezas e dificuldades, e também compartilhando aquilo que Deus nos deu em sabedoria e discernimento.

    Portanto, permaneçamos firmes na Rocha; e toda a glória seja dada a Deus.

    Obrigado!

    Cristo o abençoe!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  23. Barrabás,

    essa comunhão entre irmãos, ainda que virtual, é importante e um ótimo instrumento para, cada um de nós e todos em conjunto, proclamarmos o Evangelho do Reino.

    Somos instruídos, e levamos outros a conhecer o que aprendemos, guiados pelo Espírito Santo.

    Não somos infalíveis, pelo contrário, mas o fazemos movido pelo amor à Verdade, e de que ela seja conhecida de todos, senão, do maior número de irmãos.

    Que Deus use-o ainda mais e poderosamente através do seu blog, participando a fé que nos foi dada.

    Obrigado!

    Cristo o abençoe!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  24. Pr. Silas,

    Mais do que ser aceito, e não digo que não o queira, importa-me que os irmãos meditem na palavra de Deus para corrigirem, se necessário, o curso da sua fé. Como disse ontem no blog do Roberto Vargas, sei que há confusão em minha mente, mas tenho orado a Deus para pôr ordem na casa, o mais rápido possível, para não parecer mais tolo do que sou.

    Da mesma forma, nos meus 6 anos de conversão, aprendi mais sobre tudo com a nova mente que Cristo me deu, do que em todo o resto da minha vida. E sempre estudei muito, li muito, mas não tinha o discernimento que vem dos céus.

    Agradeço-lhe, não somente por reproduzir meus textos no seu blog, mas pela amizade fraterna e sincera [as vezes, discordante] com que sempre me tratou.

    Obrigado!

    Cristo o abençoe!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  25. Parabéns!

    Aqui neste espaço não se vende nada, e melhor, os livros são sorteados e dados.

    Acho que nem mesmo o frete é cobrado.

    Uma bela iniciativa.
    Um dos poucos blogs que leio.

    Sim, invista na mansidão e diminua cada vez mais a belicosidade... risos...

    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  26. Natan,

    sabe que é um amigo especial, por vários motivos, inclusive, por pegar no meu pé, e fazer-me ver, muitas vezes, o que não consigo, de imediato.

    Meu pastor diz que esse é o meu ministério, doar e presentear livros... acho que o assumi de vez [rsrs]... E os livros e frete correm tudo por conta da casa.

    Sim, recebi algumas exortações de vários irmãos, inclusive de você, e percebi que estava por demais truculento e agressivo, como se a "cara feia" fosse a melhor resposta para se dar ao discordante.

    Ouvi a maioria delas, e fiz-me de surdo; porém, como a insistência na exortação na cessava, finalmente vi ali o dedo de Deus em usá-los para a minha edificação. Tem sido duro, não aqui no blog, onde todos são educados, mas no dia-a-dia é uma batalha travada a cada minuto. Deus tem me capacitado a ganhar a maioria, mas tenho perdidos também... são as recaídas que teimam em não me manter de pé.

    Ao menos sei naquilo em que devo orar para o Senhor me aperfeiçoar, e ele o tem feito, para a sua glória!

    Obrigado!

    Cristo o abençoe!

    Grande e forte abraço!

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde Jorge, ainda em tempo parabéns pelo aniversário do blog, é intrigante saber que um blog com o conteudo que o seu blog possui seja rejeitado em sua propria terra. fico pensando onde estarão neste momento, tais pessoas... Na fazendinha do Orkut, é muito provável, ou assistindo um vídeo de Silas Masquifala no Youtube, rsrsrsr.
    O que me consola é ler um artigo em seu blog e ver que não estou sozinho em meu credo, blogs semelhantes ao seu me encorajam em meu dia a dia.
    Como vc sabe já ganhei o livo, estou agurdando o dia de poder le-lo.
    Saudações.

    ResponderExcluir
  28. Ruy,

    que bom tê-lo por aqui!

    Sim, graças a Deus por nos unir em Cristo e sua palavra. Por isso, estamos na mesma luta, eu com o Kálamos e você com o Doulos... até dava para formar uma dupla sertaneja [rsrs].

    Deus tem maneiras inexplicáveis de realizar a sua obra, mas será sempre pelo Evangelho e a ação do Espírito Santo. E nossa força vem do Senhor, que nos impulsiona a, cada um de nós, ser estímulo ao outro.

    Estou enviando amanhã. Quando chegar, me avisa!

    Grande abraço!

    Cristo o abençoe e aos seus queridos ainda mais em 2011.

    ResponderExcluir
  29. Caro Jorge, devo contar-lhe se nãoo sabe ainda. Segundo um dos links para essa postagem de aniversário, feita pelo Google,353 pessoas já leram só esse seu último post.

    Comovocê não se interessou ainda em colocar um contador no seu blog ( agora tem o do próprio blogger ) que conta acho que até dois anos para trás ou um pouco mais ( adotei-os no O Pregador e no O Contando os Nossos Dias ) e acho que deveria fazê-lo...par ser justo com os seus leitores. Meus parabéns mais uma vez e um abraço.

    Estou bolando um tipo de entrevistas e a sua será a primeira, irei na sua casa de câmera e cuia para termos o melhor papo de 2011. Nela você falará o que quizer.

    ResponderExcluir
  30. Helvécio,

    sigo mais ou menos o "estatística" do blogger, mas sem nenhum compromisso, pois, pode ser uma boa porta de entrada para a minha vaidade, que anda dormitando mas pode ser despertada de uma hora para outra.

    Então, colocar um contador ou ficar preso aos números pode me tornar "escravo" deles... ficarei alegre quando forem muitos, ficarei triste se forem poucos; e acho que é bom para uma empresa que necessita disso para sobreviver, o que não é o caso do meu blog.

    Porém, não estou a dizer que quem tem o contador esteja exercitando a vaidade, há aqueles que estão imunes a ela ou têm maior resistência, o que também não é o meu caso. Confio em Deus que se encarregará de mandar aqui os que estão destinado para aqui. Até porque, contadores não revelam verdadeiramente quem leu ou não, mas os que passaram pelo blog, seja por um segundo ou dois.

    Seus números são assombrosos para mim, mas podem bem estarem errados... afinal, números não são infalíveis, nem métodos de avaliação, nem o próprio sistema de contagem... acho melhor deixar assim. Sinto-me mais seguro [rsrs].

    Em relação ao bate-papo será muito bom... quem sabe não podemos fazer disso uma ferramenta não somente para entrevistas mas para debates online, ao vivo? Você que é um entendido em tecnologia, quase um gênio, pode muito bem viabilizar um projeto assim. Pense na idéia...

    Grande abraço!

    Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  31. De qualquer forma parabéns de novo. Verei uma maneira de fazer a sua entrevista. Um abraço mais uma vez.

    P.S.: mas você não é vaidoso ( pelo menos se o for dentro de uma normalidade sadia )talvez apenas o salutar orgulho de se estar fazendo algo bem feito.

    ResponderExcluir
  32. Parabéns ao Kálamos.
    Sou leitor desde o inicio do ano passado. E sempre encontro boas reflexões.

    Você é de BH?

    cristaoperegrino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Cristão Peregrino,

    Obrigado por lincar o Kálamos em seu blog, que está com o conteúdo muito bom. Indico aos demais leitores.

    Sim, sou de BH; tanto que ela não me deixa ir para outro lugar. Deve ter uns dez anos que não saio daqui para nada. Alguns amigos dizem que isso é que é criar raízes, literalmente [rsrs].

    Se for daqui, manda um email para dosty@monergismo.com [a minha caixa pessoal de mensagens] que marcamos para bater um papo e tomar um café.

    Cristo o abençoe!

    Abraços

    ResponderExcluir
  34. Sou de BH sim... Vou te enviar um email, nao garanto que seja hoje.

    Cristao peregrino.

    ResponderExcluir
  35. Clara Valéria Grangeiro de Sousa6 de janeiro de 2011 às 14:55

    A paz do SENHOR!

    Parabéns pelos 3 anos do Blog, que Deus te abençoe e te dê sempre sabedoria e ânimo. Nunca desista de anunciar as boas novas de Deus, mesmo se houver dificuldades e as pessoas não aceitarem. Apenas pregue, porque quem faz a obra é o Espírito de Deus.
    Que a graça e a paz do SENHOR esteja sempre contigo.

    ResponderExcluir
  36. Oi, Clara!

    Obrigado e amém!

    Volte sempre!

    Cristo a abençoe!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  37. Que bom irmão Jorge, 3 anos; que venham muitos pela frente...
    Estou com um novo por causa de seu incentivo direto, por enquanto "tô rascunhando" por aqui...
    Abraço.

    ResponderExcluir
  38. Nobre amigo,

    O Senhor lhe dê forças a fim de que possa dar continuidade a esse espaço no qual as doutrinas da maravilhosa graça têm sido honradas.

    Graça e Paz
    Mizael Reis

    ResponderExcluir
  39. Mizael,

    tu andas sumido, meu irmão! Mas é compreensivo...

    Obrigado.

    Grande abraço!

    Cristo o abençoe!

    ResponderExcluir
  40. Parabéns Jorge.

    Espero que continue a escrever, pois descobri recentemente as Doutrinas da Graça e tenho em seu site entre outros, juntamente com o "O que estou lendo ou li" uma referência, apesar de não acessa-lo com frequência. De fato depois de tanto lutar contra tais doutrinas, decidi, por Graça de Deus, estuda-as diligentemente, após um inicio de repúdio e oposição por mais de um ano.

    Espero passar por aqui por mais vezes e inclusive ganhar algum livro, rsrs.

    Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  41. Oi, Diego!

    A carne sempre resiste, mas pela graças de Deus, o seu Espírito nos quebranta e convence da verdade, levando-nos ao entendimento e conhecimento da sua revelação especial.

    Continue estudando e aplicando em sua vida o que Deus lhe tem dado, para assim ser sal e luz em meio ao mundo caído.

    Se for da vontade de Deus, você ganhará um livro!

    Cristo o abençoe!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  42. André,

    puxa, rapaz, que falha! Acabei esquecendo-me de agradecê-lo pela mensagem. Desculpe-me mesmo!

    Li o seu blog e até já comentei por lá. Li também sua resposta. Que Deus o abençoe e dirija na construção de mais um canal para a proclamação do Evangelho de Cristo.

    Grande Abraço!

    Cristo o abençoe!

    ResponderExcluir