24 outubro 2022

Deus é vermelho: o evangelho sem cor!

 



 

Jorge F. Isah

 

O autor, Liao Yiwu, não é cristão. Está mais interessado no movimento de resistência ao comunismo na China do que propriamente com o Cristianismo, ainda que o Cristianismo tenha-lhe chamado a atenção como um "movimento de resistência". Ou seja, seus interesses são muito mais voltados para a política, sociologia e antropologia (e até mesmo a história do Cristianismo na China) do que o Cristianismo como fé bíblica. E isso é normal, pois qual interesse um descrente envolvido com a revolução à contrarrevolução teria com o Cristianismo?

Ainda que ele chame pastores, missionários e líderes cristãos de "ativistas" (um claro exemplo de como a mente revolucionária funciona, ao vislumbrar posicionamentos como meros arquétipos ideológicos), se permite relatar as declarações de fé que deveriam mover o cristão: Jesus Cristo como Senhor e Salvador do homem. São poucos esses momentos, tenho de convir, mas eles existem; e alguns são realmente tocantes, revelando o amor à verdade e a entrega em proclamá-la, mesmo com o risco de prisão e morte.

Ele se atém mais à questão do Cristianismo como movimento histórico que sobreviveu aos tempos de chumbo do governo Maoísta, momentos críticos nos quais homens, mulheres e crianças, diante da expropriação dos bens das igrejas, a perseguição aos cristãos professos, prisões, morte, tortura, e tudo o mais que envolve um regime totalitário onde o estado e o seu líder máximo são considerados "deuses", cultuados e venerados como se o fossem, suas vidas abrirem-se sob os pés.

A revolução cultural de Mao foi apenas isto: uma tentativa de tornar todos os chineses em um só corpo e mente (o corpo rotundo e atarracado de Mao, e a mente patológica e destrutiva do “estado chinês”); mas eles mesmos perceberam não haver força capaz de destruir a fé do povo (boa parte da população campeou e se iludiu com os clichês revolucionários dos vermelhos, enquanto outra, não tão iludida, viu-se obrigada a aceitá-la em troca da própria sobrevivência); por isso, criou-se uma igreja oficial e estatal, onde as regras eram ditadas pelo Partido Comunista, numa forma um pouco menos explícita de se corromper a alma, ainda que mantendo-se o mesmo objetivo (regimes comunistas e fascistas são pródigos em controlar tudo, desde bens, trabalho, vida, pensamentos e, se possível fosse, até mesmo o espírito de cada um).

Ele parece não entender como uma religião que chegou ao país havia pouco mais de um século e não tinha raízes na cultura milenar chinesa, sobreviveu a todas as tentativas de erradicação.

A criação de uma religião nacional e estatal, aos moldes da religião oficial do Nazismo no III Reich¹, onde os cristãos eram obrigados a renegar a sua fé em favor da fé no estado chinês e em seu líder máximo, parecia resultar na destruição de qualquer influência cristã no império do centro. Entretanto, para a surpresa geral, e do próprio autor, ele encontrou uma igreja perseguida, à margem da sociedade, escondida em lares e cavernas, a florescer e crescer em meio ao maior país ateísta do mundo, ao menos em termos geográficos e demográficos, a despeito de todos os esforços do partido comunista no combate insistente a qualquer manifestação que não seja o culto a seus ídolos criados à força, leis e decretos despóticos e insanos.

O Cristianismo vai muito além de simples "fenômenos" sociais e antropológicos, pois é fruto da ação sobrenatural e direta do próprio Deus na alma humana. Liao Yiwu não entende isso, e parece não se importar com isso. A descrição de prodígios é escassa; o autor não parece se interessar ou se dispor muito a eles; os relatos até aqui do mover de Deus no meio do povo ocorrem na forma de uns poucos milagres,  narrados com nítida descrença e ceticismo, mesmo diante das evidências e vários testemunhos oculares, fontes primárias.

Ele tenta relacionar o Cristianismo com outros movimentos religiosos que se opõem à igreja oficial chinesa, como se fossem quase a mesma coisa, diferindo apenas no tipo de "Deus" que cada um cultua e na forma em que se rebelam, ou se revelam. Não faltam relatos comoventes de cristãos perseguidos, presos, torturados e mortos pelo regime mais assassino do mundo em todos os tempos, e isso dá a verdadeira dimensão daquilo a diferenciar boa parte da igreja no Ocidente, confortável, preguiçosa e negligente quanto a proclamar o evangelho de Cristo; e o Oriente e suas grandes batalhas, a despeito das terríveis consequências pelas quais terá de pagar pela desobediência jurídica. Tal qual a igreja primitiva, nossos irmãos não se calam, levam luz e sal onde estão, e não se negam a fazê-lo mesmo pagando alto preço.

E, de certa forma, fico pensando que raios de cristãos são os que defendem a conciliação entre marxismo e o Cristianismo². É algo impossível e inimaginável para qualquer cristão que não se ilude com a mentira e falácia de que o marxismo é inofensivo. Por mais que as evidências e os fatos históricos comprovem as atrocidades, perseguições, execuções e a tentativa de destruição da fé, alguns de nós não querem ver, ou teimam não ver, o quão maligno e anticristão são os fundamentos e premissas marxistas. Desta forma, o ateísmo somente pode ser substituído pela religião do estado³, onde líderes são cultuados, venerados, como entes sobrenaturais, enquanto faz apenas apontar para aquilo de mais depravado e ignóbil carregam em seus íntimos desejos.

Liao escreveu um livro de leitura fácil, agradável, e que, a despeito de não tocar nos pontos cruciais à fé: a perseverança sobrenatural diante da mais virulenta e sangrenta perseguição, o flagelo a corroer e dizimar vidas, cuja única finalidade é a tentativa de controle integral e absoluto das pessoas (a falsa liberdade de se estar livre enquanto arrasta-se em cadeias), não deixam de ser relatos a fazer os entrevistados testemunhas de Cristo, e de o evangelho não parar e continuar em sua missão de revelar o amor e a graça divinas, a subsistir não pela força humana, mas pelo poder do Espírito; não por leis e decretos, mas pela justiça e martírio de Cristo; não por promessas passageiras e irrealizáveis, mas pela viva esperança e o juramento de Deus a torná-las reais e efetivas, não em um futuro distante, porém agora, já!

Em princípio, a leitura deste livro é o suficiente para os cristãos verdadeiros fugirem de qualquer aliança com o marxismo, ainda que seja apenas por simpatia, pois, como Paulo diz, que união há entre luz e trevas? Entre Cristo e Belial? A questão é, sem querer demonizá-lo, de o marxismo ser fruto do desejo de aniquilar qualquer traço divino na Criação, e qualquer traço divino no homem, feito à imagem de Deus. Para isso, há de se controlar não somente o corpo e alma mas também o espírito humano. E se isto não é diabólico em sua proposição, em seu axioma mais furtivo e sigiloso, nada mais o é!  

Não obstante, é impossível não notar os méritos do autor, Liao Yiwu, e reconhece-los; equivale dizer que a minha crítica inicial foi parcialmente injusta após refletir um pouco mais em pontos e narrativas a superar à minha própria suspeita e, porque não dizer, avaliação. Tendo a sua atenção voltada para o Cristianismo como movimento contrarrevolucionário na China (uma espécie de rebelião à revolução maoísta), ele abre espaço para o testemunho pessoal e de fé, com relatos de conversão, de mudança de vida e propósitos, bem diferente do ufanismo e triunfalismo atualmente vigente no Ocidente, especialmente aquele a manter de pé, sabe-se lá como, a teologia da prosperidade e no neopentecostalismo. Neste aspecto, ele construiu um relato, se não totalmente fiel à igreja chinesa, ao menos não omitiu a marca mais evidente do Cristianismo: a transformação do homem de criatura a filho de Deus, de pecador a santo, de escravo a liberto, de perverso a amoroso. Portanto, chamar de “movimento”, “contrarrevolução”, “revolução” ou qualquer outro jargão ideológico demonstrará algum grau de ignorância quanto à verdade, de não ser possível qualquer transformação profunda no homem sem o seu espírito atravessar os tortuosos caminhos do autonomismo e alcançar o caminho perfeito do servilismo a Cristo, e somente a ele. Mais vale um servo livre no amor do seu Senhor do que um autocrata insuficiente, a espalhar o seu ódio generalizado, inclusive a si mesmo.

Relatos como o do Dr. Sun, um dos mais renomados e influentes médicos chineses, e que abandonou todo o "status" que a sua profissão poderia lhe dar (dinheiro, poder, fama e holofotes) para se arriscar à ajuda humanitária nos grotões chineses (a quem poderíamos chamar de um "médico ambulante" ou itinerante), onde não havia serviços públicos e o povo vivia em miséria absoluta, proclamando o evangelho e vivendo-o, é de fazer qualquer um de nós, cristãos ocidentais, queimar de vergonha.

Outro relato contundente e pungente é o do filho do mártir cristão, o pr. Wang Zhiming, condenado única e injustamente por sua fé em Cristo, à qual teve a oportunidade de renegar por diversas vezes, e se manteve firme, assim como sua família, e assistiu à brutal e despótica execução de um inocente. Curiosamente, mais de uma década depois da morte do pr. Zhiming, ele foi inocentado pelo próprio governo que o assassinou.

Por essas e outras exposições, "Deus é vermelho" faz-se necessário, inclusive para aqueles acostumados com o "modus operandi" esquerdista/marxista/fascista. Nossa fé, de certa forma, é colocada à prova diante dos testemunhos inimagináveis dos verdadeiros e fiéis servos de Cristo que, perseguidos, humilhados, execrados e, muitas vezes mortos, permanecem firmes na Rocha, recusando-se a negar quem os amou eternamente, se entregou completamente e se fez maldição para que o seu povo fosse bendito.

__________________

Notas: 1- As similaridades entre Comunismo e Nazismo não param aí, no endeusamento dos seus líderes, que assumem um caráter "messiânico", de salvadores da nação e do povo. Existem outras tantas semelhanças que os tornam quase gêmeos; esta porém, o culto ao líder, é o elemento "religioso" a uni-las.

2- É um movimento crescente na igreja reformada, especificamente entre os proponentes da TMI e outras vertentes liberais.

3-  Já que o ateísmo em última análise é o culto ao homem, à natureza, às leis cósmicas, à ciência ou qualquer outra coisa a considerar “não religiosa”, mas acaba por se tornar, em seus efeitos, tão ou mais religiosa como qualquer outra religião, pois o homem não pode prescindir do culto e adoração; e não será a falta de “deuses” a impedir-lhe de concretizar este desejo entranhado em sua natureza.

4- Na verdade, Deus não é vermelho. O autor quis afirmar algo impensável até mesmo para o adepto mais pessimista do comunismo, e até para o fiel mais otimista entre os cristãos, de que Deus não abandonou o seu povo sob a égide marxista na China (a alusão à cor dos símbolos da esquerda é evidente). Nesse sentido, Deus é sim, vermelho. 

5- A China está constantemente na lista do “Portas Abertas” como um dos países que mais perseguem cristãos no mundo, de maneira cruel, pérfida e insana. Juntamente com Coreia do Norte, Cuba, Laos, Vietnam, Nicarágua e outros mais, parecem ter o objetivo de aniquilar o “inimigo comum”. Em alguns casos, nem mesmo os estados islâmicos, outros contumazes assassinos de cristãos, usam de táticas tão violentas e desumanas como países de comunistas.

6- O livro encontra-se esgotado até mesmo em sebos. Não consegui uma única cópia, mesmo fazendo uma pesquisa detalhada na web. Normalmente não indico baixar ebooks gratuitos, a não ser livros em domínio público. Neste caso, contudo, deixarei o link de uma página que disponibiliza o exemplar em epub, pdf ou mobi: Lê Livros

_________________________________

Avaliação: (***)

Título: Deus é Vermelho

Autor: Liao Yiwu

Editora: Mundo Cristão (esgotado)

No. Páginas: 240

Sinopse: "Na China comunista, sob o regime de Mao Tsé-tung, todas as práticas religiosas foram banidas. O comunismo tornou-se a religião nacional e Mao foi entronizado, deificado e adorado. Apenas a igreja oficial era permitida, mas em seus cultos, apenas palavras de honra e louvor ao regime e ao líder Mao. Mas debaixo de tanta opressão, a semente do cristianismo brotou e floresceu. Deus é vermelho percorre pequenos vilarejos e grandes cidades, trazendo narrativas emocionantes e assombrosas sobre dezenas de milhões de cristãos chineses que vivem a fé debaixo do duro regime socialista. Indo de casa em casa, reunindo-se porões e sótãos, vivendo à margem da religião oficial do Estado, assim caminham os cristãos chineses. Correndo perigo de prisão, castigos e até morte, assim vivem os que desafiam o regime para manter e cultivar a fé em Jesus Cristo. Conversas sussurradas, códigos cifrados, bíblias e material evangelístico contrabandeados, assim o evangelho é pregado cotidianamente. Deus é vermelho é o relato tocante e desafiador de uma Igreja viva que cresce e floresce no regime mais fechado do planeta.”




Um comentário:

  1. Muito bom! Parabéns! O poder de Jesus e o crescimento da Sua igreja, a não desistência, mediante tantas imposições, só vem mostrar a que veio o Nosso Senhor e Salvador.

    ResponderExcluir