27 julho 2021

O Som e a Fúria - William Faulkner

 



Jorge F. Isah


Este é um livro que requer muito cuidado do leitor, que pode se perder em meio a uma narrativa não linear, cheia de digressões, mudanças de ambiente, atmosfera e protagonismo. Não é um livro fácil, pelo contrário, especialmente em sua metade inicial, quando ainda se tateia o texto em busca de contato com seus elementos e fundamentos. O autor se utiliza também de longos trechos sem pontuação, frases truncadas, linhas contínuas, ajudando a criar uma imagem “hermética” e complexa da obra. 

A história se divide em quatro partes, cada uma delas contada por um dos personagens centrais, exceção à última, cujo narrador é uma terceira pessoa, indeterminada. A primeira parte é narrada por Benjamim. A segunda, Quentin. A terceira, Jason. E a quarta, que trata diretamente da personagem Dilsey, por um desconhecido.

Basicamente, trata-se de uma família decadente sulista, que perdeu os seus dias de glória, em que controlava a região; e se vê exaurir financeira, moral e espiritualmente. Em meio às tradições e as mudanças advindas do novo século (XX), a maioria está despreparada para enfrentar as contingências e surpresas em que os novos tempos as arrastam.

Ganância, sexo, filhos ilegítimos, cobiça, incesto, furto, parecem, de alguma maneira, fazer dos “Compsons” o retrato de uma sociedade que caminha arrastada pelas correntes e o peso do passado.  O mal e o pecado apresentam-se definitivamente dispostos a conter qualquer resistência; nem mesmo as eventuais "aparências", a hipocrisia arraigada na alma de alguns, torna-se o desejo corrompido, doente e frágil, capaz de destruir e amaldiçoar as relações e indivíduos.

Há quem veja apenas uma sociedade altamente religiosa, puritana, inquisidora, retrógada a aniquilar vidas, o que é por demais reducionista. Contudo, seria tão somente a sociedade a fazê-lo, ou seriam consequências das escolhas pessoais? A rebelião da alma em êxtase, o relacionamento mecanicista e formal com Deus, a busca do amor no afastamento do verdadeiro amor, como se o homem, por si só, pudesse, ao exemplo de Adão, ser autossuficiente em si mesmo, desprezar o Bem, e sair incólume.

No fundo, o mal tem como premissa a negação não somente do bem, mas a origem do bem, entregando-se ao ardor da carne, leviana e obstinadamente.

Alguém poderá dizer que estou a replicar os erros que Faulkner aponta; mas, entrementes, ele está a desnudar o desejo, seja ele qual for, irresponsável em não reconhecer a sua legitimidade no amor. Sem este, qualquer desejo, por mais nobre ou elevado seja, é como o sino que não dobra ou o fogo que não aquece...

E a liberdade, tão propalada e banalizada nas bocas e mentes, surge como apenas outra forma de o homem descer às profundezas do calabouço não desejado, mas impossível de se safar, porque a luz que se acredita ver, está obliterada pelas trevas que se teima em não ver.  

Mas não somente a perfídia destilam as páginas; existe bondade, uma bondade ingênua, um tanto perigosa, as vezes confusa, de Benjamim, de Dilsey, de Caroline (a matriarca). E deles são os maiores sacrifícios, a verdadeira entrega, e aquele clamor à paz, ainda que não seja vislumbrada, pela proximidade das querelas e litígios, a assomá-los por todos os lados.

“O Som e a Fúria”, como toda a obra de Faulkner, é um livro imprescindível, daqueles clássicos que o tempo não apagará. E nele encontraremos o homem, sobretudo o homem que amamos e odiamos.


_____________________________ 

Avaliação: (****)

Título: O Som e a Fúria

Autor: William Faulkner

Páginas: 320

Editora: Cosac & Naify

Sinopse: "Este romance, finalizado em 1929, marca o início da chamada "segunda fase" da carreira de William Faulkner (1897-1962) e é considerado sua obra mais importante. Vinte anos depois, o autor se consagraria definitivamente, ao receber o Prêmio Nobel de Literatura. O ambiente da escritura de Faulkner é o sul dos Estados Unidos, escravocrata e derrotado na Guerra da Secessão. O som e a fúria narra a agonia de uma família da velha aristocracia sulista, os Compson, entre os dias 2 de julho de 1910 e 8 de abril de 1928. Um apêndice, acrescentado pelo escritor em 1946, fornece outras informações sobre a história dos Compson entre 1699 e 1945. Assim, é possível afirmar que o grande personagem desta obra-prima é o tempo, o que lhe confere interesse universal."




Nenhum comentário:

Postar um comentário