21 março 2018

RESULTADO DO SORTEIO DE LIVROS: NAPEC, EDITORA MONERGISMO E KÁLAMOS!

RESULTADO DO SORTEIO PUBLICADO ABAIXO, REALIZADO EM 13.03.2018, CUJOS GANHADORES SÃO: 

1) "DANDO NOME AO ELEFANTE", DE JAMES SIRE

SORTEADO: CARLOS HENRIQUE R. SILVA - LAVRAS - MG

2) "CONVERSAS À MESA DE LUTERO", DE MARTINHO LUTERO

SORTEADO: JANIR DA SILVA MARTINS - MURIAE - MG

Os livros foram enviados no dia 19.03.2018, via Correios.

Aos ganhadores, parabéns!

Prepare-se para nova promoção, em parceria com o site NAPEC, em breve!

Cristo o(a) abençoe!



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Jorge F. Isah


Depois de alguns anos se fazer um único sorteio no Kálamos, em conversa com alguns irmãos, decidimos retomá-los mensalmente (ao menos, por enquanto), em parceria com o NAPEC e a EDITORA MONERGISMO, estamos sorteando, no próximo dia 13 de Março de 2018.

Nosso intuito, é o de levar o melhor da literatura cristã aos nossos leitores, e começamos em grande estilo, com dois "petardos" da Monergismo, livros que certamente edificarão, instruirão e levará o leitor à reflexão e conhecimento de temas gratos à fé e vida cristãs. 
Apresentamos, brevemente, abaixo os seguintes livros, que participarão desta retomada aos sorteios. 

E que Deus seja glorificado, sempre!

PS: Haverá também outro sorteio em parceria com o site Internautas Cristãos, em parceria conjunta com a Editora Monergismo. Em breve, daremos mais detalhes desse evento. 


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Sinopse da Editora: 
"Hilária, humana, espontânea, indignada e injuriosa, esta é uma coleção sem igual na história da igreja. E por baixo de tudo, há um fundamento pétreo de senso comum santificado e de sabedoria bíblica. Eu diria que, caso você jamais tenha lido Lutero, este é o lugar perfeito para se começar. A obra destrói grande parte das falas inchadas e pomposas, das baboseiras beatas e de discursos ocos e pretensiosos que cercam os maiores teólogos."

 Sinopse da Editora:
"Esta é uma obra significativa que representa uma excelente oportunidade de aprofundamento nos estudos sobre cosmovisão a partir de uma perspectiva biblicamente orientada.
Sire amplia e aprofunda sua análise (presente em O Universo ao Lado) sobre os elementos constitutivos de uma visão de mundo pessoal, atribuindo lugar de importância central às instâncias pré-teóricas e às funções pré-discursivas em sua formação e em seu processo de compartilhamento. Sua redefinição de cosmovisão resgata a importância central que a dimensão ou instância espiritual do nosso ser (o coração) desempenha na maneira como interpretamos a realidade ao nosso redor e na maneira como agimos nela.
Esta é uma obra significativa que representa uma excelente oportunidade de aprofundamento nos estudos sobre cosmovisão a partir de uma perspectiva biblicamente orientada."

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Para participar, siga as instruções abaixo. É simples, fácil e rápido.
Não se esqueça de que as inscrições serão recebidas até o dia 12 de Março

Participe agora mesmo do sorteio:
“Conversas à mesa de Lutero” de Martinho Lutero
“Dando nome ao elefante: cosmovisão como um conceito” de James Sire
1. Curta as página do NAPEC Apologética e Cosmovisão Cristã, Kálamos Editora e Editora Monergismo no Facebook;
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Conheça os livros:
https://editoramonergismo.com.br/…/conversas-a-mesa-de-lute…
https://editoramonergismo.com.br/pro…/dando-nome-ao-elefante
Resultado em 13 de março 2018
Serão dois contemplados, cada um com um livro.
Siga e curta as páginas:
- NAPEC Apologética e Cosmovisão Cristã
- Kálamos Editora
- Editora Monergismo

Soli Deo Gloria!!!

08 março 2018

Sermão em Tiago 4.7-8: Ao invés de encontrá-lo, é Cristo quem o achará! - Parte 3




Jorge F. Isah





“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.”



INTRODUÇÃO

- Depois de meditarmos por duas quartas-feiras, neste trecho de Tiago 4.7-8, terminaremos hoje este estudo. 

- Se analisamos anteriormente a condição humana, pós-queda, de pecadores, sem distinção; as formas como o pecado se instala em nossas vidas; a necessidade do homem natural conhecer a Cristo; a necessidade de tê-lo como Senhor e Salvador; a escravidão que impomos, a nós mesmos, ao negarmos o Evangelho, vivendo uma existência à margem de Deus e sua vontade; a dicotomia entre religiosidade e secularismo, e outras questões, hoje focaremos na parte prática, de como resistir ao diabo e às tentações. 

- Diante de um novo pecado, ou de um pecado recorrente, como o cristão deve agir? Será possível resistir a ele, como Tiago nos diz? Será que nesses momentos há chance de nos aproximarmos de Deus, e assim mantermos a distância segura do pecado? 

- A tudo o que a Bíblia nos revela, e pelo exemplo do nosso Senhor, a única saída, ou solução para o dilema do pecado, é nos agarrar a Deus e à sua palavra, para nos manter protegidos do inimigo, seja nós mesmos, seja o diabo. 

- O Senhor nos mostra como proceder diante das investidas interiores ou exteriores do pecado. 

- Para tanto, vamos analisar uma passagem bastante conhecida de todos, a tentação do Senhor Jesus, por satanás, no deserto. Ela encontra-se em Lucas 4.1-13. 

Antes de prosseguirmos, faça uma leitura completa do trecho. 



O EXEMPLO A SEGUIR

- A seguir, analisaremos alguns pontos que destaquei no texto bíblico, que aparecerá destacado em itálico e na cor azul:

"E Jesus, cheio do Espírito Santo..." 

- O primeiro ponto a se ressaltar é a afirmação de Lucas: Jesus estava cheio do Espírito Santo. 

- Não podemos enfrentar as tentações e investidas do inimigo por nós mesmos, sem a blindagem do Espírito. É ele quem nos fortalece, conforta, e nos capacita a resistir. Com isso, não estou dizendo que não exista o fator humano; a vontade humana deve estar em harmonia com a vontade divina, de tal forma que aquela seja submissa a esta, e ambas estejam concordes. A santidade é a essência divina entregue ao homem como condição, a condição de ser ele Senhor do homem). 

- Não quero entrar nos detalhes sobre a soberania de Deus, mas faz-se necessário citar que o seu governo não opera exclusivamente sobre os crentes, porque Deus rege e governa soberanamente sobre tudo e todos, cristãos e ímpios, bons e maus, justos e injustos; não existe esfera no tempo e lugar onde a sua vontade não esteja manifesta, especialmente sobre os homens. 

- A diferença é que o crente terá a sua vontade moldada à de Cristo, no sentido em que o Espírito do Senhor abrirá mente e olhos para vislumbrarmos a verdade, desejando-a, ansiando-a; enquanto o ímpio se rebelará contra Deus, mesmo quando estiver em cumprimento ao seu decreto. Ou seja, mesmo fazendo a vontade de Deus, cumprindo um ou outro dos seus preceitos, estará em rebeldia, em desobediência, pois jamais reconhecerá a fonte da bondade como sendo Deus, jamais dará graças a ele por tê-lo movido ao bem. Ele considerará que os seus atos são frutos exclusivos dele próprio, oriundos do seu interior, como algo inerente a si. O que acabará levando-o a, mais hora, menos hora, negar completamente o Senhor como fonte necessária e primária do bem, da bondade e do amor verdadeiro. 

- Como está escrito, em um contexto em que somos exortados a não nos entregarmos aos desejos e prazeres carnais, mas a nos encher do Espírito, Paulo alerta: 

“Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.
E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;
Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;
Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;

- E

“Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. [Rm 8.9] 


Retornando ao texto em Lucas... 

"...voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto;

E quarenta dias foi tentado pelo diabo..." 


- Qual de nós suportaria tamanha tentação? Por tanto tempo? Por 40 dias o Senhor foi tentado. Não foi apenas em um momento ou instante. Lucas nos revela apenas três momentos em que satanás tenta o Senhor, para nos mostrar a realidade que nos cerca, e a necessidade de descansarmos e buscarmos refúgio naquele que foi o único capaz de, por si mesmo, resistir e derrotar o inimigo. 

- Não nos enganemos, sem estarmos firmados na Rocha, sustentados pelo seu Espírito, seremos sempre presas fáceis, e acabaremos por fazer o que não queremos, e querendo o que não somos capazes de realizar. 


"... e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome..." 

- A fome é um desejo, e, portanto, um instinto. Os desejos podem dominar e escravizar o corpo e a alma, e muitos estão presos a ele, sujeitando-se irracionalmente, como os animais o fazem, sem sabedoria, temor e santidade. 

- Cristo sentiu fome, mas, como veremos, esse desejo não o dominou, não o fez “perder a cabeça”, muito menos entregar-se à tentação. 

"...E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão.

E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus..."

- O Senhor usou a Escritura para refutar e combater Satanás. Se quisesse, Cristo poderia destruí-lo, naquele mesmo momento. Mas ele agiu não com o seu Todo-Poder, mas deixou que o diabo provasse da sua sabedoria, domínio próprio e santidade. Mesmo tendo já 40 dias sem comer, debilitado física e mentalmente, ele resistiu, não se curvou ao seu abatimento, mas, fortalecido pelo Espírito, e em consciência santa e pura, contra-atacou a mentira diabólica com a verdade divina: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus”. 

- Cristo não somente citou as Escrituras, como que da boca para fora, mas ele não somente a disse, mas colocou-a em prática negando atender o pedido de Satanás. Não foi apenas uma vitória argumentativa, retórica, de quem expôs com mais precisão o seu raciocínio, ou apresentou uma objeção mais elaborada intelectualmente; mas a própria realização da palavra na vida de Jesus, pois ele vivia plenamente essa verdade. 

- De certa forma, ela o alimentava e o fortificava, o encorajava, robustecendo-o e mantendo-o firme no propósito de não ceder ou cair nas armadilhas preparadas por satanás. 

- Interessante notar que Cristo é chamado nas Escrituras tanto de o “Pão da Vida”, de “a Verdade”, bem como de “Logos, Verbo ou Palavra”. Dele procede a vida; ele a sustenta; por meio da sua palavra. 

- Naquele momento, a justificativa satânica, a tentação, foi derrotada, aniquilada, pela palavra de Deus; não somente por ela, mas pelos efeitos que ela produzia diariamente na vida do Senhor. 

- Ele era a palavra, e vivia por sua palavra. 


"... E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo.

E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.
Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás.
Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo;
Porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem,
E que te sustenham nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra..."


- Interessante notar que o diabo se utilizava de trechos bíblicos, mas tirando-os do contexto, a fim de satisfazer os seus intentos, de enganar e levar o seu interlocutor à queda, ao pecado. Ele agiu de má-fé, subvertendo a palavra com o fim de corromper o nosso Senhor. 

- Não é assim que agem, muitas vezes, pessoas que se dizem “profetas de Deus”? Ao distorcerem a Escritura e movê-la para um lugar tenebroso, corrompendo-a, a fim de salvaguardar os seus interesses e desejos? Usando-a ilegitimamente para satisfazer os seus corações impuros e doentios, subvertendo a vontade divina em favor da vontade e ganho pessoal? Seja na forma de poder, dinheiro, controle, publicidade, que é a forma mais virulenta de idolatria? 

- Foi o diabo o primeiro a mentir, ainda no Éden. E ele é um expert em manipular e fazer a mentira se parecer com a verdade. Por isso, ele não mente descaradamente, mas forja os seus princípios e argumentos a partir da verdade, como uma “meia-verdade”, com o propósito último de instalar o engano e a farsa, destruindo vidas e levando-as à condenação e ao Inferno. 

- Por três vezes, ele usou do mesmo artifício. Por quarenta dias ele tentou o Senhor. Revelando que ele é obstinado e persistente, enquanto muitos de nós desfalecemos logo no primeiro momento, na primeira investida; somos seduzidos e levados ao pecado com a facilidade com que se rouba um pirulito de uma criança. 

"... E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus.
E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo."


- Parece que o Senhor foi tentado outras vezes, pelo inimigo, é o que Lucas diz, ao afirmar que “ausentou-se dele por algum tempo”. Este relato não foi o único momento em que Cristo foi tentado. Havia uma investida constante e persistente do diabo para destruí-lo; revelando mais uma vez a sua obstinação em aniquilar e levar o homem aos caminhos de morte (que são muitos, mas quase sempre os mesmos). 

- Entretanto, Cristo manteve-se firme, no propósito de não ceder ou se entregar às artimanhas diabólicas. Manteve intacta a sua santidade, resistindo, de forma que não restou a satanás outra coisa senão fugiu dele. 



OLHANDO A SI MESMO MAIS DE PERTO

- Vou reforçar alguns pontos já mencionados: 

- Muitas vezes, estamos mais preocupados em apontar o cisco no olho alheio ao invés de nos preocupar com a trave que nos cega e impede de ver a verdade. Porque é sempre mais fácil e cômodo vislumbrar o erro no próximo (o que satisfaz, em maior ou menor grau, o nosso bem-estar, a ideia de que, tratando do problema de outro, estarei livre e desobrigado de tratar do meu próprio problema; superlativizando o pecado alheio, enquanto se minimiza o próprio) do que vê-lo, detectá-lo, em nós mesmos. 

- Algo interessante no trecho, é notar que o assédio do diabo ao Cristo não se deu de uma única vez, mas no decorrer de quarenta dias. O texto afirma que esse foi o tempo em que Satanás tentou, por todas as maneiras, corromper a Jesus. 

- O qual estava sem comer por igual período. Ou seja, mesmo com o corpo forte e debilitado, Cristo manteve-se forte, sustentando a sua santidade, no Espírito. 

- Mesmo diante do apelo sedutor do diabo, para que fosse servido pelos anjos e comesse, Jesus se manteve inflexível. E sempre tinha como resposta a palavra de Deus. De certa forma, ela o alimentava e o fortificava, o encorajava, robustecendo-o e mantendo-o firme no propósito de não ceder, ou cair, nas armadilhas preparadas por satanás. 

- Tal qual o Senhor, devemos estar munidos e preparados para as investidas exteriores do diabo e seus servos, mas, também, para o velho homem, agonizante e moribundo, não se reerga e levante do seu túmulo. 

- A cada novo dia faz-se necessário matar o velho homem (a fim de que ele não se levante como um zumbi); mantê-lo confinado em sua sepultura, e não vir nos assombrar, sobretudo com a descrença de que, por sermos fracos e ainda não completamente santificados, seja natural ceder às tentações, e de que isso não afeta a nossa comunhão com Deus, nem nos inabilita para o seu reino. 

- A verdade é que, se temos o pecado por algo corriqueiro, e ele não nos causa repulsa, nojo e vergonha, certamente já somos inaptos para uma vida no Reino de Cristo. Devemos, então, clamar para que ele nos transforme, regenere, restaure-nos, convertendo-nos a Deus. Se o pecado não nos aflige e incomoda, a visão do inferno, e da ira de Deus, deve ser o motivo para nos fazer implorar pelo perdão e pelo derramar da graça e misericórdia em nossas vidas. 

- O exemplo de Cristo mostra que é possível, não somente na eternidade, mas também agora, neste exato momento, vencer o pecado, e não cair nas ciladas do diabo. 



CONCLUSÃO

- Não estamos abandonados. Os filhos de Deus estão sempre diante dele, sendo auxiliados, capacitados, movidos à obediência e ao serviço do Rei e do seu reino. 

- Eventualmente, podemos cair em pecados, seduzidos pela natureza pecaminosa que ainda habita em nós, ou pelas artimanhas diabólicas. Mas isso não é um cheque em branco que nos garanta uma vida ímpia, de prazeres mundanos, e ainda nos leve à eternidade com Deus. 

- Mesmo sendo filhos rebeldes, vez ou outra, temos a garantia de que o Pai nos disciplinará, e, pedagogicamente, revelará o caminho de vida no qual devemos prosseguir, tal qual nos é dito em Hebreus: 

"Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado.
E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido;
Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.
Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?
Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos."


- Então, reconheçamos a nossa filiação (lembre-se, não somos bastardos se aceitamos a disciplina e a correção divina), e resistamos até o sangue, nos aproximando diariamente daquele que não somente nos livrou do inferno e da condenação, mas nos garantiu um lugar especial ao seu lado, para sempre! 

- Nos acheguemos a Deus, e o diabo, o mal e nós mesmos (o homem natural) se afastarão. Quanto mais o Senhor for presente em nosso dia a dia, mais ela se encherá de graça, de vida, de santidade; separados que fomos para ele. 

- O bom Deus nos guie no cumprimento da sua vontade, e que ela seja também a nossa vontade: sermos santos, como santo é o seu Filho Amado!


Notas: 1- Sermão ministrado no Tabernáculo Batista Bíblico.
2- Para ler e ouvir a parte 1, clique AQUI
3- Para ler e ouvir a parte 2, clique AQUI


05 março 2018

Insight 2: A injustiça na justiça social





Jorge F. Isah


Andei lendo, por aí, que a “esquerda” tem muito a dizer sobre injustiça social. Realmente, ela tem mesmo: justificar porque, em nome da "justiça social", comete-se cada vez mais injustiça, ao invés de minimizá-la. Na verdade, eles precisam abandonar o "dizer", o discurso ideológico, e ver se fazem algo na prática, de fato.

Quanto ao argumento de que a “direita” não se preocupa com a "injustiça social" e deveria fazê-lo politicamente, saliento que o objetivo do Estado não é paparicar grupo(s) ou indivíduo(s) mas sustentar a ordem institucional e legal de maneira que todos possam alcançar, pelo esforço e mérito próprio, seus objetivos, ao invés de distribuir privilégios aqui e acolá (normalmente aos alinhados ideologicamente com o governo), criando uma geração de preguiçosos, indolentes, e, porque não, de desocupados, especialmente aqueles contaminados com o vírus do vitimismo, de que devem ser tratados a "pão-de-ló" sem precisar fazer nenhum esforço, além de engolir. 

Na verdade, boa parte dos recursos estatais são pulverizados em ações nada sociais, como a defesa de ideologia de gênero, o movimento gay (ou lgbt..., como queiram), cotas para negros, índios, deficientes físicos, mentais, etc, na ilusão de que a promulgação de leis de exceção (sim, essas leis privilegiam "minorias", dando-lhes vantagens, um tipo de imunidade em relação aos demais cidadãos) torne a injustiça em um tipo de justiça sem justiça. Afinal, pelo "direito" destes, outros tantos estarão alijados do direito. Logo, a ideia de justiça passa a ser, ainda mais, injusta. 

Apenas mais um detalhe: biblicamente, a responsabilidade de cuidar do próximo, dada pelo Senhor, é à igreja e não as forças seculares, de maneira que há um desvirtuamento de propósitos quando a igreja transfere a sua prerrogativa bíblica para um Estado não-bíblico. Ou seja, a terceirização do mandato da igreja para o Estado, ong's, fundações, e seus pares, é ilegítima, e quem as pratica pode ser incluído na categoria de incrédulo, não somente em relação à vontade de Deus e a sua realização, mas incrédulo em relação ao próprio Deus. 

Ah, para não haver confusão, assim como na parábola do Bom Samaritano, há um dever individual de cada cristão no auxílio ao próximo, realizando-se concomitantemente com a sua participação na obra eclesial. Uma coisa não exclui a outra; e deixar-se levar pela onda "secularista", a avançar sobre a igreja, é prova de leviandade, para dizer o mínimo, e traição, para fugir dos eufemismos, e dar nome aos bois. 


Nota: Como “esquerda”, eu quis englobar os marxistas de forma geral, progressistas e socialistas em particular. E, por "direita", grupos conservadores em geral, e cristãos em particular.


27 fevereiro 2018

Insight 1: Comentário a um comentário sobre soberania e liberdade



Jorge F. Isah


   De uma coisa eu sei: não há como eu, você, ou qualquer homem não reconhecer que os nossos atos foram nossos atos e, portanto, praticados, exercidos, executados, laborados por nós.

  No seu primeiro comentário você abordou a questão da "liberdade" que todos os homens, em maior ou menor grau, querem ter hoje. É o desespero de se ver livre de Deus, e um ato deliberado de rebeldia contra ele. Mas há também um sistema maligno de "tirar" do homem qualquer culpa que ele tenha, e transferi-la aos pais/família, igreja, sociedade, etc. 

   Ora, pais podem ser culpados pelo que fazem, mas os filhos não. A sociedade pode ser culpada pelos atos individuais dos seus membros, mas o indivíduo não. As instituições podem ser condenadas pelos erros cometidos, mas os seus membros não. Ou seja, visa-se inocentar o verdadeiro culpado para penalizar, e cobrar a conta, de quem não moveu um dedo para o mal produzido¹. É um esquema muito louco e doentio, que visa inocentar o homem e culpar a humanidade, tirando a realidade objetiva e transferindo-a a um ser "abstrato" que não pode ser culpado e condenado. A própria impraticabilidade de se julgar, demonstra a sua irrealidade e patologia. É mais uma prova do desespero e loucura humana (genérica à medida em que se vai instalando na mente de cada um de nós), mas também do próprio homem.

   Por isso, tenho a certeza de que, mesmo dentro do decreto divino, do soberano poder de Deus controlar e determinar todas as coisas, o homem não tem como se esquivar da sua responsabilidade, pois é ele quem os faz, através da sua vontade livre, mas jamais livre de coação interna e/ou externa, ou seja, a vontade é livre enquanto escolha individual, mas jamais livre no sentido de isenta de influência, coerção ou sujeição (o apelo à neutralidade, que via de regra, não pode produzir nada, nem o bem, nem o mal). Não há como desvinculá-la, desatrelá-la, da nossa condição pós-Queda, ao pecado. Ele exerce uma preponderância fundamental sobre a vontade, de maneira a conduzi-la ao seu bel-prazer, mas sempre na direção do mal, ao descumprimento da vontade e dos conselhos de Deus. 

    Contudo, como o homem foi criado à imagem e semelhança divina (mesmo o pecado exercendo forte corrupção à natureza originalmente criada em pureza), ninguém é 100% todo o tempo mau, pois há resquícios do Imago Dei a operar, ainda que minimamente, em suas decisões.

   Outro ponto a salientar é que Deus exerce o seu governo, através da providência, sobre todas as pessoas e coisas, coibindo o mal, impedindo que todos sejam exclusivamente nocivos, do contrário, certamente, a humanidade não mais existiria, se a natureza pecaminosa exercesse seu poderio em potência máxima. 

     De qualquer forma, a tentativa moderna de não reconhecer no homem o pecado, de "livrá-lo" da ideia de responsabilidade diante social, mas sobretudo, de Deus, de anistiá-lo da culpa pelos seus erros, de estimulá-lo a permanecer em estado de rebelião e desordem, de anular seus atos maléficos por meio de artifícios ideológicos, filosóficos, sociológicos, psicológicos, etc, imputando a outrem aquilo que lhe é condenatório, não surtirá efeito em tempo algum, pois, cedo ou tarde a justiça cobrará o seu preço, pela injustiça praticada, e acalentada. 

   Não se pode transferir a outros o que é responsabilidade estrita e individual de outrem. Assim como alguém não pode transferir para mim a responsabilidade pelo que fez, sem que seja acusado de injustiça, Deus cobrará, de cada um, o mal cultivado, e o bem não desejado e praticado. 

    Como a Bíblia sabiamente afirma, cada um dará conta de si mesmo diante de Deus (Rm 14.12).

Notas: 
1-Nesse caso, as instituições (igrejas, escolas, governo, etc) pagam pelos erros cometidos, implicando em ônus para o cidadão comum que será exigido a arcar com a conta, através dos impostos, quando ele não produziu ou desejou ou laborou para a construção do mal. Enquanto isso, especialmente no serviço público, raramente se vê a condenação ou punição do infrator, ressarcindo, na mesma medida, o mal praticado. Quase sempre, ele sairá impune, e não perderá os benefícios, mesmo sendo um péssimo agente público. 

2-Apenas o Senhor Jesus, por ser completamente Deus e homem, pode levar sobre si o mal e o pecado praticado pelos eleitos, a fim de redimi-los, livrando-os da condenação eterna. Mais do que isso (que já é gigantescamente maravilhoso), ele retirou, com o seu sacrifício, a barreira intransponível, para nós, que nos mantinha afastados de Deus, unindo-nos eternamente a ele. 
Estabeleceu a comunhão perdida, como a ponte, a única ponte, pelo qual o seu povo  finalmente achegou-se ao Pai.   










23 fevereiro 2018

Sermão em Tiago 4.7-8: Ao invés de encontrá-lo, é Cristo quem o achará! - Parte 2




Jorge F. Isah







INTRODUÇÃO:


- Não existe uma separação entre sagrado e profano, ao menos na vida cristã. Quem considera que ir ao culto, fazer evangelismo, tomar a ceia, são aspectos completamente diferentes do trabalho, estudo, convivência social, está muito enganado. 

- Para o crente, não há esse tipo de separação, visto que toda a sua vida, e todos os aspectos pertencentes a ela devem ser santos e sagrados. 

- Quem imagina poder cultuar a Deus na igreja, aos domingos, enquanto durante a semana participa de todas as formas carnais de satisfação, mentindo, furtando, cobiçando, etc, está ainda mais enganado. 

- A vida cristã é uma, e o que chamamos de aspectos seculares da vida não estão separados dos aspectos espirituais. Na verdade, a espiritualidade, ou a sua ausência, no sentido bíblico do termo é o norte, a guiar o homem em sua integralidade psíquica, corporal e espiritual. 

- O mesmo Paulo que costurava tendas ou barracas para sustentar-se era o mesmo que pregava o evangelho, foi apedrejado, espancado, e viu a Cristo no caminho de Damasco. 

- Entretanto, muitos confundem a dicotomia sagrado/profano, afirmando que o cristão pode fazer qualquer coisa, pois essa separação não existe. Este é o engano dos enganos, pois a Escritura nos mostra claramente que existe separação entre o bem e o mal, o santo e o profano, o azeite e a água, céu e inferno, vida e morte. 

- O cristão deve, portanto, buscar as coisas sublimes e sagradas, afastando-se das vis e maculadas. 

- O que alguns fazem é, porque o homem vive, em si mesmo, um estado dicotômico, em que o espírito digladia com a carne, acabar entendendo que isso é natural, inevitável, e não há como fugir dessa situação. 

- Paulo alerta os gálatas quanto a essa distinção na vida cristã: 

“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.
Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros.
Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei.
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.”

- Como está escrito, nem tudo nos é permitido. O próprio Paulo diz, em outro verso: 

“Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.”

- E o que Tiago tem a nos dizer sobre o assunto?


UM OU DOIS SENHORES? 

- A Escritura nos diz que não podemos servir a dois senhores, pois amaremos a um e odiaremos o outro, agradaremos a um e desprezaremos o outro. Não dá para servir a um e outro (Lc 16.13). 

- Mas muitas pessoas acreditam que podem levar uma vida dupla, e assim enganar a Deus. Usando a desculpa de que, por ainda convivermos com a natureza pecaminosa, devemos reservar a santidade apenas para os lugares santos, já que o mundo jaz no maligno, e não podemos fugir dele, então devemos nos conformar e cumprir as regras que nos são possíveis cumprir, ao menos nos trabalhos religiosos. 

- Isso é uma outra maneira de se viver uma falsa religiosidade. Aquela que é incapaz de mudar a vida, aproximando-o de Deus e afastando-o do mal e do pecado. 

- Outro ponto interessante no que Tiago diz, é que existe Satanás ou o diabo. E de que ele está a nos fustigar, influenciar, a fim de satisfazermos os seus desejos perversos. 

- A ideia moderna de que o diabo é um conceito cultural, e de que ele é apenas o mal que o homem faz a si mesmo, como uma simples alegoria para o estado do homem sem Deus, mas nunca foi um ser real, com identidade, vontade e atitudes que o colocam em oposição a Deus e os homens (quanto aos homens, de maneira geral, visto que ele é o nosso principal inimigo, como a Bíblia nos diz, ele é o opositor, que se opõe à Deus, à verdade, à vida, à santidade, ao bem; mesmo que arregimente aqui e acolá homens a fim de servi-lo, os quais servem também ao seu propósito odioso de os destruir). 

- Portanto, não há como servir a Deus e ao pecado ou diabo, ao mesmo tempo. Como a minha avó dizia: 

“Não dá para acender uma vela para Deus e outra para o demônio!” 

- E quem serve ao pecado, não serve a Deus. É o que o Senhor nos diz no trecho a seguir: 

"Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres?
Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado."

- E complementa um pouco mais à frente: 

"Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
Mas, porque vos digo a verdade, não me credes."

- O que muitos de nós fazem é tentar viver as duas esferas da vida espiritual, quando é impossível. Ou se crê verdadeiramente no Filho de Deus, e deseja-se honrá-lo e glorifica-lo, ou não. 


TEMOS UM ADVOGADO 

- Com isso, não estou dizendo que o cristão não pecará, não é isso. Convivemos com a natureza caída e pecaminosa, mas somos novas criaturas, pelo poder do Espírito. Portanto, não podemos nos conformar com as quedas, nem com os pecados cometidos. Eles devem nos encher de tristeza, nos fazer arrepender, e buscar no Senhor a força e a graça necessária para não mais cairmos, nem sermos seduzidos pelo pecado. 

- Sabendo que temos um Advogado diante do Pai, o Filho Eterno, que nos limpa de todas as máculas e transgressões, pelo seu sangue derramado na cruz, e somente por ele. 

- É o que João escreve em sua primeira carta: 

"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.
Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.
Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.
Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou."

- Não somos totalmente perfeitos para não pecarmos. Ainda teremos de nos entristecer, amargar, e clamar por perdão, pelas transgressões que ainda cometeremos; porque a obra de Deus está em curso, transformando-nos dia a dia à semelhança de Cristo. 

- A perfeição completa acontecerá somente naquele glorioso dia, quando estivermos face a face com o Senhor, e não mais haverá dúvidas, nem mais nada perguntaremos. Seremos perfeitos como perfeito é o Senhor Jesus; sem chance de pecarmos, porque seremos santos como ele, e o pecado não exercerá mais nenhuma influência sobre nós. 

- Mas isso não pode representar uma passividade ou conivência com o pecado; se assim agimos, não somos filhos, mas bastardos. 

- Uma coisa é o Senhor nos aperfeiçoar, nos humilhar, nos perdoar, e nos levar à estatura do Filho. Outra coisa é eu entender isso como um salvo-conduto para o pecado, para uma vida devassa e destrutiva. Não. O que nos temos é a constatação de uma realidade, na qual o bom Deus se utilizará inclusive do pecado para nos aperfeiçoar, e nos levar à santificação. Mas em contrapartida temos também a ordem de resistir ao pecado, resistir a satanás, e eles, se afastarão de nós. 

- Porque a ordem divina, claramente revelada para o seu povo, é: 

"Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo."

- Na próxima semana, concluiremos esta exposição em Tiago 4, tendo mostrar como aplicar estes ensinamentos em nosso dia-a-dia, a fim de servirmos corretamente a Deus, aproximando-nos dele e fugindo rechaçando o diabo e o pecado. 

Notas: 

1-Para ouvir o primeiro sermão desta série, clique AQUI

2- Sermão ministrado no Tabernáculo Batista Bíblico. Visite a página AQUI  


23 janeiro 2018

Sermão em Tiago 4.7-8: Ao invés de encontrá-lo, é Cristo quem o achará! - Parte 1





Jorge F. Isah






“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.”




INTRODUÇÃO

- Este é um dos trechos mais famosos da Escritura. Até mesmo quem lê pouco a Bíblia (talvez por ouvi-la em pregações e estudos), certamente já se deparou com estes versos. 

- Em um mundo onde cada vez mais o pecado é transigido e considerado uma “criação social”, na qual a tradição judaico-cristã é acusada de provocar o sofrimento e a dor do homem através da culpa pela infração de um código de normas autoritário e opressivo, ouvir a exortação de Tiago parece ser algo fora do tempo e desnecessário. 

- Para um mundo onde o egoísmo, o narcisismo e o hedonismo parecem ser a única saída em direção à felicidade, onde o materialismo tem sido uma normatização dos valores sociais, cuja filosofia quer, a todo custo, proclamar a “morte de Deus”, e manter o homem em um estado de completo abandono existencial, espiritual e, por conseguinte, torna-lo em um simples reverberador de um esquema coletivo de anulação individual (em vários aspectos da consciência e responsabilidade) e adestramento maciço (onde a consciência e a responsabilidade são coletivas, ainda que firam e aniquilem o indivíduo); falar em negar-se, em suprimir o lado negro da alma, e entregar-se à vontade divina, é coabitar com os loucos. 

- Por outro lado, para o homem, cada vez mais arraigado à sua natureza, corrompida pela Queda, em que o importante é fazer o que quiser, sem se preocupar em dar satisfação de nada a ninguém, a sujeição a Deus parece outro tipo de escravidão qualquer; para muitos, é sair de uma algema para outra, de uma prisão para outra. Mas, será verdade?

- Para o homem que vive nas trevas e não conhece a luz, somente Cristo pode revelar-lhe onde realmente está, e para onde deve ir. Por isso, infelizmente, muitos não acreditam nos próprios tropeços, quedas, ferimentos e lesões aos quais estão submetidos, sem saber o porquê, nem onde se feriu; e mesmo agonizando, às portas da morte, considera-se, erroneamente, um iluminado. 

- Na igreja, também há aqueles que, caminhando em meio à escuridão, acreditam que o pecado é apenas um meio pelo qual a graça se manifesta; e, ao invés de se envergonharem e buscarem arrependimento, exaltam-se e o têm por honraria. 

- No fim-das-contas, estará a exortação de Tiago ultrapassada? Ela servia apenas para o seu tempo, onde o homem ainda não havia se libertado das tradições, do patriarcalismo, da barbárie social e institucional?

- Ou a exortação é válida tanto para os leitores e ouvintes de Tiago, dois mil anos atrás, como é válida também para hoje e para as gerações futuras?



A AUTONOMIA DO PECADO

- O autonomismo faz com que o homem se iluda na pretensão de que ele é dono do seu destino, e de que poderá muda-lo ao seu bel-prazer, quando quiser, se quiser. 

- Ora, sabemos que todos os homens estão condenados, e de que o seu destino inevitável é o inferno, já que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Rm 3.23). 

- Vamos caminhar um passo de cada vez: 

- Primeiro, todo homem já nasce condenado: 

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado.
Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.
Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.” (Salmos 51:1-5)

- Davi não disse que o pecado o encontrou na mocidade ou na vida adulta, mas que ele nasceu em iniquidade, e de que a sua mãe o concebera em pecado. 

- Ele não diz que o parto é um pecado, muito menos a concepção. São atos que Deus havia estabelecido para homens e mulheres, pois os criou assim, com todas as condições de conceber. Então, não é o ato de nascer um pecado; mas Davi diz que em pecado foi formado. No sentido de ter ele herdado a natureza de Adão; de juntamente com Adão, Davi, e todos nós, termos caídos da graça, da pureza inicial, para a corrupção. 

- É o que Deus disse a Adão: 

“E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

- O relato bíblico não diz que Adão comeu do fruto primeiro que Eva, foi ela quem comeu e depois ofereceu ao marido. Contudo, como Deus falou diretamente a Adão, e antes de haver criado a Eva, era necessário que ele comesse para que o pecado contaminasse toda a humanidade. 

- Se Adão tivesse permanecido resoluto em seu estado de obediência a Deus, não comendo do fruto, nenhum de nós herdaria o pecado, e, talvez, até mesmo Eva pudesse ser absolvida do seu erro, ou não. 

- Fato é que Adão cai, pecando contra Deus, e todos nós também caímos. Nesse sentido, não será o que fizermos em nossa vida que determinará se seremos ou não salvos, mas a quem servimos.

- E será a quem servimos, que determinará o que fazemos em nossa vida: se a Deus, glorificando-o e louvando-o por tudo, enquanto ganhamos dele, cada dia mais, as características santas e perfeitas do seu Filho Amado; e nisso consiste a liberdade de todo aquele que foi resgatado das trevas: servir ao Senhor da sua vida, o que antes era impossível e inimaginável. 

- Se ao pecado e o diabo, nos embrenharmos cada vez mais nas masmorras do inferno, sendo dominado pelo mal, desejando o mal, vivendo pelo mal, pois tudo aquilo que não seja viver no eterno e supremo Bem, o será para a destruição e morte. 

- O irmão(a) pode me dizer: “Você está errado! A Bíblia diz que Deus julgará por aquilo que fazemos, e pelo que não fazemos”. 

- Sim. Você está certo, mas não completamente. 

- Se o estado do homem é de inclinação para o pecado, e por causa do mal que habita em nós, a condenação está a bater na porta; se somos criminosos diante de Deus, e esses crimes nos levará à morte, como alguns atos aparentemente bons poderão me absolver?

- Na verdade, a maioria das pessoas pensa assim: 

“Deus colocará o que fiz de bom de um lado da balança, e o que fiz de mal do outro lado. O lado da balança que pesar mais é que determinará se me salvarei ou não. 

- Existem várias ilusões e falácias neste esquema: 

1) De que o mérito na salvação é exclusivamente humano. Dependerá daquilo que você faz. 

2) Neste sentido, por que Cristo morreu na cruz? Se a salvação depende de mim, e somente de mim, não há sentido no Filho de Deus encarnar, viver, morrer e ressuscitar, certo?

3) Quem é bom diante de Deus? Em Marcos 10.17-22, lemos: 

“E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.
Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe.
Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade.
E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.
Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.”

- O Senhor diz que: 

1) Somente Deus é bom. 

- Equivocadamente, os TJ’s, e outros grupos unitaristas, afirmam que somente Deus é bom, e como Jesus questionou o jovem rico, por chama-lo de bom, logo não era Deus porque não era bom. Ora, quanta ignorância quanto à verdade e ao que a Escritura declara. Cristo apenas quis ter certeza de que o jovem sabia a seriedade da sua afirmação, e de que estava realmente ciente de que estava falando diretamente com o bom Deus (Ah, maravilha das maravilhas! Quantos tiveram esse privilégio, e o desprezaram. Glória a Deus, por seu Filho! Porque, por ele, estaremos eternamente na sua presença, e falaremos e o veremos face a face!). 

- A pergunta de Jesus é muito mais retórica, no sentido de que o jovem se acercasse de que fala com Cristo, e de que Cristo tinha não somente a autoridade para instrui-lo quanto á salvação, mas também de salvá-lo. É o que veremos a seguir. 

- Em nenhum momento, o jovem desmentiu ou desdisse o que havia afirmado.

- Em nenhum momento, Cristo disse que não era Deus, e de que o jovem estava equivocado, quanto ao que dissera. 

2) Jesus então lhe pergunta se ele sabe os mandamentos. Em outras palavras, o Senhor lhe pergunta se ele sabia e conhecia a Lei. 

3) O jovem responde que não somente sabe, mas a cumpre. 

4) Cristo disse-lhe: “Falta-te uma coisa”

5) Aquele jovem acreditava que deveria cumprir o código legal dado por Deus a Moisés para se salvar. Entretanto, ainda assim, ele tinha dúvidas quanto a sua salvação, por isso a pergunta ao Senhor. 

6) Ainda que ele fosse um cumpridor da Lei (e Cristo não nega que ele fosse), ela não era suficiente para salvá-lo. Faltava-lhe ainda uma coisa. 

7) E qual é essa coisa?

8) Primeiro, vender tudo o que possuía. Por que? A tradição judaica afirmava que a riqueza era um sinal de bênção divina, e de que ao possuí-la, significava que aquele homem era agradável a Deus, e dele se agradava, e de que os favores do Senhor estavam sobre ele. Por isso os discípulos perguntaram: Quem poderá, pois, salvar-se? (v. 26). 

Entretanto, a riqueza em si mesma, ter muito dinheiro e bens, não é pecado, nem por isso faz alguém pecador. A questão à qual Cristo quer chamar a atenção daquele jovem é quanto ao apego, ao culto, ao ídolo que ele tinha quanto ao que possuía. 

De alguma maneira, o jovem colocava a sua “possível” salvação em sua riqueza, como a tradição dizia. Era necessário que ele a perdesse (no sentido de abrir mão dela), para reconhecer verdadeiramente a fonte da verdadeira salvação. 

9) Segundo, não podemos negligenciar que o pedido de Jesus foi uma maneira de testar o jovem, e até que ponto ele estava sinceramente desejoso da vida eterna. Era algo ao qual o jovem se apegara, do qual não queria abrir mão, e não estava disposto a se sacrificar. 

- Não é assim também conosco, meus irmãos! Será que podemos fazer uma analogia da riqueza daquele jovem com ofensas, calúnias, mentiras e desprezo, que nossos lábios proferem todos os dias contra o próximo? Com aquilo que cobiçamos, ilicitamente, todos os dias, e não nos pertence? Com os vícios aos quais nos apegamos para a morte? Com as distrações que nos impedem de ter comunhão com Deus e servi-lo? 

- Muitos de nós não querem abrir mão do seu prazer, daquilo que ele acalenta e guarda com estimação. O dinheiro para aquele jovem era o seu ídolo, assim como a mentira, a inveja, a arrogância, e tantos outros pecados “menores” são nossos ídolos. 

- Estamos realmente dispostos a rejeitar os nossos desejos, de abdicar daquilo que nos mantém distante do verdadeiro tesouro, e negar-nos a nós mesmos para vivermos para Deus?

- Aquele jovem era prisioneiro do seu desejo, da sua idolatria; e pelo menos, naquele momento, permaneceu cativo a ele (Fiz uma outra análise deste texto, aqui mesmo, no Kálamos, há alguns anos. Em uma abordagem mais afeita à soberania de Deus. Ele pode ser lido em “Jovem rico: condenado?”

10) Terceiro, Cristo disse: “segue-me”, não sem que antes tomasse a própria cruz. 

- O ponto central não era o dinheiro, mas o seguir a Jesus. Para isso, ele teria de abrir mão do que o mantinha preso, do que o escravizava, para, livre, então seguir o Mestre. 

- Se ele não estivesse disposto a isso, era sinal de que a sua pergunta, ainda que sincera, não era realmente o que de mais importante havia para ele. 

- Era necessário que o jovem confiasse em Cristo para responder positivamente à sua ordem ou pedido. Abrindo mão da sua fortuna, ele demonstraria estar verdadeiramente interessado em sua salvação, 



AS MASMORRAS DO PECADOR: UMA ANALOGIA

- Vamos a uma analogia, para melhor entender a narrativa do Senhor. Temos um muro que divide dois lados: à direita, o bem, a santidade e a vida, enquanto à esquerda, o mal, o pecado e a morte. Nesse quadro, temos um homem natural. Muitos pensarão que ele está em cima do muro, observando um lado e outro, prestes a se decidir onde ficar. Se seus atos forem bons, ele poderá então pular para a direita, onde está a vida. Se seus atos forem maus, ele pulará à esquerda, onde está a morte. Mas mesmo que ele caia à esquerda, se quiser e tiver vontade, ele poderá escalar novamente o muro e pular para o outro lado. A isso se chama “livre-arbítrio”. 

- Essa ideia é fictícia, não somente por entender, equivocadamente, que o homem está sobre o muro, em um lugar de neutralidade, e que dali ele pode escolher para qual dos lados irá, como, estando no lado “negro” ele tem meios, em si mesmo, para pular para o outro lado. 

- A questão da balança pendendo para cá ou para lá, pelos esforços, mérito e vontade humana de se aperfeiçoar, é falso, como nota de três reais. Se há algo em que o homem se aperfeiçoa, por si mesmo, é em caminhar e adentrar cada vez mais nas trevas. 

- Na verdade, o homem já nasce do lado mal, onde existe apenas a morte, e ele mesmo já está morto espiritualmente, porque não tem comunhão com Deus. E quanto mais experimentar de si mesmo, mais ele se entregará ao distanciamento, ao afastamento de Deus. 

- Por seus próprios meios, não pode subir o muro, e, na verdade, não quer, nem gostaria de fazê-lo. Ele se sente bem onde está: fingindo ver na densa escuridão; fingindo viver nos sepulcros; fingindo ser puro, quando de suas mãos escorrem o veneno do pecado; fingindo ser digno do céu, quando merece apenas o inferno. As mãos do verdugo estão sobre ele, arrastando-o para os calabouços mais profundos da alma moribunda. 

- A autonomia do pecado, no homem não redimido, significa servi-lo e sujeitar-se a ele, fazer-se escravo, chama-lo de Senhor e adorá-lo. 



CONCLUSÃO

- E tudo isso, se deve ao pecado, ao desejo do homem em não se afastar de si mesmo e buscar a Deus. Porque foi ele mesmo quem disse: 

“Buscar-me-ei, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração” (Jeremias 29.13)

- Dizer que se busca a Deus, mas quer satisfazer apenas aos seus desejos, e não daquele a quem se busca; busca-lo as vezes, em períodos espaçados, enquanto diariamente se entrega ao seu prazer escuso; busca-lo, mas não desejar servi-lo, nem satisfazer a sua vontade; busca-lo superficialmente, sem que o coração exploda de desejo de encontra-lo; busca-lo, e trocá-lo por um prato de lentilhas como o fez Esaú, é enganar-se na busca. 

Se todo o coração não estiver à procura do Deus vivo e verdadeiro, não busca, nem existe sentido em busca-lo. 

Porém, se todo o seu coração estiver no encalço dele, saiba que o que prometeu, cumprirá. E, ao invés de encontra-lo, é ele quem o achará.