28 fevereiro 2024

A trégua e o ludopédio

 



 Jorge F. Isah



Em tempos de guerra, não poderíamos deixar de falar sobre algo que literalmente mexe com os ânimos e nervos das pessoas. Há comoções, análises, discussões acaloradas, profecias (a quase totalidade, palpites) e opiniões de todos os lados, normalmente sem qualquer conhecimento dos fatos e baseadas apenas e tão somente nas tendências ideológicas de um e de outro, ou de muitos. A guerra, por si só não basta, é preciso haver combates nos lares, escritórios, salas de aula, ônibus, metrô e, pasmem, nas salas de cirurgias. E os dias se arrastam, enquanto imagens de um cãozinho abandonado, um velhinho desencantado, ou uma criança chorando, repetem-se à exaustão nas telas e touch screen mundo afora. Não censuro quem aja assim, é sinal de que nem tudo ainda está perdido, mas existe um componente de hipocrisia na identificação com o sofrimento estrangeiro e quase nada com a dor pátria. É mais fácil e seguro escolher por quem se solidarizar, não é?

Neste momento, milhares de velhos, crianças e animais sofrem tanto, ou quase tanto, como os ucranianos, sírios e cristãos (existem lugares, e não são poucos, onde o cristão é sistemicamente condenado à espoliação, tortura e morte). E, talvez, a explicação esteja no pouco ou nada a se fazer com os gringos, enquanto o muito a ser feito aos compatriotas se ignora e mantém-se a ilusão de agir humanamente, quando não passa de egoísmo e insensibilidade. Com isso, não estou a generalizar, pois é evidente haver em todos os lugares bons e maus exemplos, mas a falar de uma parcela de pessoas cujo discurso é sempre lindo e altruísta, mas as ações se tornam egocêntricas e desinteressadas... Tudo pelo like, tudo por um like, e os quinze segundos de fama.

Contudo, este não é o tema principal, ainda que tenha relação, pois quero voltar a 1914, o início da I Grande Guerra, e um fato a marcá-la mais do que as estratégias e conflitos, havendo um silêncio quase obsceno dos livros, documentários e aulas de história sobre ele; onde a alusão deu lugar ao mais completo lapso. Em meio aos combates, aproximou-se a época do Natal, alguns meses após iniciarem-se os prélios. Em Ypres, na Bélgica, onde ingleses e alemães se entrincheiravam em suas batalhas, ocorreu uma trégua não oficial, decretada pelos próprios soldados. Então, enfeitaram os campos com motivos natalinos, entoaram canções natalinas, e os inimigos se uniram em uma grande celebração a fim de festejar e homenagear o nascimento do Salvador. Durante seis dias, a zona de morte se tornou em lugar de vida, regada à mais simples e genuína alegria. Fico a pensar naqueles momentos, onde as discordâncias, as rusgas, o ódio, o antagonismo e o belicismo fora substituído por abraços, conciliação, paz e eufonia, motivados por um símbolo, mas também o modelo, a figura, a congregar todos os desejos de união fraterna... Já imaginou Putin, Maduro, Zelensky e Biden formando o time “A” da ONU? E Cameron, Bolsonaro, Xi Jinping e Scholz no time “B”? Só não pode chamar nenhum deles para a arbitragem... É certo que a maioria tome cartão vermelho, e a partida seja suspensa por falta de quórum.


Voltando ao que interessa, quão doloroso foi, certamente, retornarem à guerra e cumprir ordens marciais, sob pena de, ao não fazê-lo, tornarem-se traidores e sumariamente condenados à morte. Evidente haver sempre, e em todos os lugares, alguns ou muitos a se oporem à concórdia pelo íntimo desejo de ruína e extermínio, o bem a não ser sequer lembrança, muito menos o absoluto pelo qual os homens e seus atos devam ser contidos e, em último caso, julgados. Isto para a fortuna geral, mas também individual, sem a qual nenhum direito ou liberdade será tangível, a despeito dos infinitos discursos e enunciados ofertados e prometidos, ao manipular paixões, sentimentos e convicções; e o fim ao qual dizem buscar estará distante e, cada vez mais, inatingível à humanidade.

Não falo de opiniões e suas divergências, nem de gostos e vontades subjetivas, mas de algo objetivo e sem o qual ninguém, no passado, hoje e nunca, dirá: “celebremos e nos fartemos, porque a vida não vale nada, e o apreço a ela é desmerecido”... e pode-se mesmo justificar a sua supressão por um direito tirânico, seja os campos de extermínio na Sibéria, em Dachau, ou na clínica Parenthood mais próxima; seja nas ruas, lares, morros e arranha-céus; seja qual for o método, se a vida não é valorizada, não existe trégua, nem armistício, nem vitoriosos, apenas bilhões de vencidos, e que não são meramente vítimas mas verdugos de si mesmos. Sim, falo do óbvio, não de estratagemas e manobras da novilíngua orwelliana a fazer com que se pense que tudo é vida, e deve ser preservado a todo custo, mesmo a morte.


        Memorial à Trégua de 1914, inaugurado em Frelinghien, França, em 2008.


Aquele Natal, um século atrás, onde até mesmo uma partida de futebol foi realizada, pôs fim às tréguas não oficiais, e todos, a partir de então, estavam aprisionados, a massa de rebeldes, às conquistas a que somos amealhados mas jamais chamados, tal como gado para o arado. Porque o convite se pode recusar, mas o laço... ah, o laço!... depois do nó dado, não se solta, nem dele se sai.

Por fim, a vida é simples, tem seus obstáculos e perigos, claro, mas a tornamos em algo tão insano, contraditório e inconciliável que não restou outra coisa senão a guerra.

E o placar nunca será 0 x 0.
___________________ 

Nota: Texto publicado originalmente na Revista Bulunga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário