28 outubro 2021

Cristo venceu!









                                                    ___________

"Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça" (Isaias 41.10)

                                                      _________


Ontem, comemorei o meu aniversário, agradecido a Deus por mais um ano de vida. Por isso, decidi republicar o texto abaixo, escrito em 06.05.2020, exatos 15 dias após uma internação de 36 dias. Para muitos foi apenas um drama com final feliz. Para outros, nada além das contingências da vida. Entretanto, para mim e aqueles mais próximos que acompanharam dia a dia o desenrolar daquele "drama", foi um milagre; por todas as expectativas e diagnósticos médicos, eu tinha uma doença terrivelmente mortal. Então, nada melhor do que, no momento de festividade, relembrar o quanto Deus foi e tem sido misericordioso comigo e meus queridos; de uma bondade e graça inexplicáveis, que não mereço, mas me deleito e aproveitarei, louvando ao meu Senhor por cada minuto aqui, e pelo tempo incontável na eternidade, fruto do amor incondicional do Filho, Jesus Cristo. 
A Ele, glória, honra e louvor!

Por fim, que esta leitura seja-lhe abençoada e abençoadora!

Um abraço fraterno.


Jorge F. Isah


________________________




Foram 36 dias internado em três hospitais diferente: Odilon Behrens, Metropolitano e São Francisco. Internei-me no dia 15 de Março com suspeitas de problemas na vesícula biliar, tendo em vista uma icterícia que me acometeu de uma hora para outra, deixando-me igual a um dos personagens dos Simpson, completamente amarelo. Muitos exames, antibióticos, jejuns e litros de soro, descobriu-se que eu estava com um nódulo no pâncreas, e este comprimia a vesícula, impedindo que a bílis fluísse para o intestino, causando o amarelão. Havia a suspeita de neoplasia, de ser um tumor. 

Sempre soube que tumores no pâncreas eram os mais difíceis de serem tratados, e os que ocasionavam maior mortalidade. Ainda assim, o Senhor manteve-me calmo, esperançoso, confortando e fortalecendo-me em meio às dúvidas e incertezas médicas. Como testificou o apóstolo: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus” (Fp 4.6-7). 

Havia ainda um agravante: por causa do Coronavírus, estava isolado, distante da família, sem visitas ou acompanhamento. Mas Deus, em sua infinita misericórdia e amor, fez com que os médicos, enfermeiros, auxiliares, atendentes, copeiras e faxineiras cuidassem de mim de uma maneira tão especial que me sentia parte de suas famílias. Nesse ponto, pude testemunhar o cuidado divino, o seu amor gracioso e bondoso me envolvendo por todos os lados, de forma que não me encontrei abandonado um único instante; pelo contrário, o Senhor me carregou como a um recém-nascido, protegido, aquecido, alimentado, nos braços do Pai amoroso. 

Mesmo nos momentos de fome, senti-me alimentado; de frio, senti-me aquecido; cansado, repousado; fraco, fortalecido; preocupado, tranquilo... A maior parte do tempo estive em paz, não uma paz brotada da minha alma, mas a paz que somente o nosso Senhor pode dar, e ma deu. Em todos os momentos, a presença de Deus era diretamente viva, e, indiretamente, demostrada pelo cuidado, atenção, carinho e dedicação das diversas equipes dos hospitais. 

Também pude, durante a internação, aprender muitas coisas ensinadas pelo Senhor, como a humildade (dependia completamente de todos; e não havia nada que pudesse fazer por mim mesmo) e o amor ao próximo. Pude não somente me compadecer dos doentes com os quais convivi, mas a amá-los de uma maneira que o evangelho de Cristo nos ensina e o Espírito nos capacita a fazê-lo. Orei com alguns deles, falei de Jesus, e testemunhei a minha completa dependência dEle. 

Louvo a Deus por aqueles 36 dias, em que o Senhor se aproximou mais e mais de mim, e pude senti-lo como não O sentia há tempos. Entendi que havia um propósito claro e evidente para tudo aquilo, e dei graças ao bom Deus pelo que estava realizando em mim, para o meu aperfeiçoamento. 

A cirurgia, de grande porte, realizou-se na Sexta-feira da Paixão, 10 de Abril, e o nódulo não pode ser completamente retirado por causa da sua localização. Foram colhidas 5 amostras para análise; e quando fiquei sabendo da notícia, um certo abatimento me sobreveio. Novamente, o Senhor usou as pessoas ao meu redor para me animarem, e dois médicos em especial, do Hospital São Francisco, foram fundamentais: o Dr. Juan Soria e o Dr. Paulo Carvalho Goes, membros da equipe do Dr. Igor Michalick. 

Fiquei apenas 2 dias no C.T.I., indo para a enfermaria, mas tive a estadia prolongada por causa de uma infecção intestinal, que me debilitou bastante. 

Pois bem, após 15 dias de alta médica, ontem fui ao oncologista para saber o resultado da biopsia e o meu estado geral. E contra todos os prognósticos, suspeitas e afirmativas médicas, o nódulo era benigno, e não precisarei passar por nenhum outro procedimento. Terei consultas médicas a cada 3 meses, para acompanhamento. Mais uma vez, pude experimentar o amor de Cristo me envolvendo de maneira maravilhosa, inexplicável. Percebi que a bondade do Senhor se estendeu aos meus familiares e amigos e irmãos que estavam aflitos, agoniados, e puderam respirar aliviados, e agradecer a Deus pelo milagre e graça recebida. 

Quero agradecer a todos que oraram e pediram por minha cura e vida: sou-lhes eternamente devedor. Peço que continuem orando, pois ainda estou em convalescença, e para Deus extirpar o restante do nódulo que não pode ser retirado. Ele é o Deus único e verdadeiro, o Deus dos milagres e do impossível, e me rendo completamente ao Seu senhorio, sabendo que, em todas as minhas fraquezas, dúvidas e temores, Ele é a força, a certeza, esperança e o destemor com o qual me conduzirá na caminhada cristã, ou seja, no aperfeiçoamento, na obra de santificação, moldando-me à semelhança do Seu Amado Filho. 

Como o salmista escreveu: “O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?” (Salmos 27.1) 

Para terminar, gostaria de deixar um trecho das “Confissões”, de Santo Agostinho, que muito melhor do que eu, soube expressar o seu amor por Deus: 

“Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova! Tarde demais eu te amei! Eis que habitavas dentro de mim e eu te procurava do lado de fora! Eu, disforme, lançava-me sobre as belas formas das tuas criaturas. Estavas comigo, mas eu não estava contigo. Tinham-me longe de ti as tuas criaturas, que não existiriam se em ti não existissem. Tu me chamaste, e teu grito rompeu a minha surdez. Espargiste tua fragrância e, respirando-a, suspirei por ti. Eu te saboreei, e agora tenho fome e sede de ti. Tu me tocaste, e agora estou ardendo no desejo de tua paz” 

- Santo Agostinho, Confissões, livro X, 27, “Tarde te amei!...” - 


Cristo é a vida, mesmo na morte... E a vida venceu!

Glória somente a Deus!

11 comentários:

  1. Bênção sobremaneira! Comofoi bom ver nosso Deus te sustentando num tempo tão difícil! Glorifico a Deus pela tua vida, meu irmão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pr. Fábio,
      sim, é bênção sobremaneira sobre bênção! O Senhor foi amoroso e cuidadoso comigo todo o tempo. Sua bondade é infinita, e não tenho como agradecê-lO pela paz e tranquilidade que me deu. Ele me sustentou sobrenaturalmente pois, se dependesse de mim...
      Glória ao bom Deus, que nos usa como instrumento para o louvor do teu nome!
      Grande e forte abraço, meu amigo!
      Cristo o abençoe!

      Excluir
  2. Eu Creio na misericórdia de Deus. Ele está sempre perto de nós e nos ensinando. Sim, Glória somente a Deus. Muito feliz por você viu cunhado. !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, não sei qual o cunhado ou cunhada se manifestou.

      Mas sim, a glória somente a Deus! Porque ele é bom, o tempo todo bom, e me sustentou poderosamente dando paz e tranquilo em um momento tão difícil e atribulado (também por causa da pandemia).

      Cristo o(a) abençoe!

      Excluir
  3. Glória a Deus!Deus é tremendo ė lindo o cuidado que Deus tem com os seus filhos🙌

    ResponderExcluir
  4. Que vivo testemunho, caro irmão Isah! Daqueles que dá um empurrão na gente para que confiemos mais no Senhor! Estamos mesmo em Suas mãos e depoimentos como o seu são reforços na convicção disso! Abraço fraterno!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robson, como vai?
      Estamos sumidos, um do outro... rsrs
      Sim, o Senhor é bom e bom e bom e...
      Ele nos sustenta em todos os momentos, e devemos sempre confiar em suas promessas, pois ele as cumpre, sempre!
      A glória do Senhor, somente dele!
      E continuemos sendo instrumentos para cada vez mais o teu nome seja glorificado!
      Forte abraço!
      Cristo o abençoe!

      Excluir
  5. Ah o nosso Deus, que Deus terno em misericórdias, "quão Magnifico é o teu nome em toda a terra, ó SENHOR!", muito obrigado por lembra-me disto neste vívido relato de um crente no SENHOR Jesus e o seu Deus gracioso, SIM, Cristo venceu, forte braço caro Jorge Isah.

    ResponderExcluir
  6. Pr. Jucelino, bom vê-lo por aqui!
    Realmente, o que podemos fazer para responder à infinita bondade, graça e misericórdia do Senhor?... Por mais que façamos, é nada comparado a tudo o que o bom Deus faz por nós. E somente posso ser grato, e me entregar completamente a Ele; desejando, cada vez mais, que ele cresça e eu diminua, como disse João Batista. Para que a glória nunca seja parte da nossa ilusão e pecado, se não for completamente dEle.
    Honra e louvor eternos ao grande Rei e Senhor!
    Muito obrigado pelo comentário e visita!
    Cristo o abençoe!

    ResponderExcluir
  7. Pr. Jucelino, bom vê-lo por aqui!
    Realmente, o que podemos fazer para responder à infinita bondade, graça e misericórdia do Senhor?... Por mais que façamos, é nada comparado a tudo o que o bom Deus faz por nós. E somente posso ser grato, e me entregar completamente a Ele; desejando, cada vez mais, que ele cresça e eu diminua, como disse João Batista. Para que a glória nunca seja parte da nossa ilusão e pecado, se não for completamente dEle.
    Honra e louvor eternos ao grande Rei e Senhor!
    Muito obrigado pelo comentário e visita!
    Cristo o abençoe!

    ResponderExcluir