28 maio 2011

Deus limpará toda a lágrima [Pregação sobre Salmo 30:1-5]



















Por Jorge Fernandes Isah

Primeiramente, queria dizer que este Salmo é um clamor e um agradecimento que, ao mesmo tempo, o Rei Davi faz a Deus.

Davi louva o Senhor pois, mais uma vez, ele o havia livrado dos seus inimigos.  Davi era o rei de Israel; mas antes, foi alvo do ódio de Saul que o perseguiu e intentou a sua morte. Tenho para comigo que durante o reinado de Saul, ele não se preocupou nem mesmo com o seu povo, nem em servir a Deus, mas exclusivamente ele tinha o objetivo maligno de destruir Davi; como um ferroz inimigo daquele que o próprio Deus chamou de um homem segundo o seu coração [1Sm 13.14].

Deus se alegrava em Davi, o qual executou toda a sua vontade. E quem ouviu isso da boca do profeta Samuel? Saul. Naquele momento, ele soube que havia sido rejeitado por Deus, porque não guardou o que o Senhor havia lhe ordenado. Saul soube que Davi era amado do Senhor, e de que ele e o seu reino não subsistiriam. Daí em diante, Saul não mais seguia o Senhor, e não cumpriu as suas palavras, ao ponto em que Deus diz se arrepender de tê-lo posto como rei [1Sm 15.11]. Perseguir Davi não foi o pior pecado de Saul. O pior pecado de Saul foi a desobediência, o desprezar constantemente os mandamentos de Deus, entregando-se ao estado de permanente rebeldia a ele. Por isso ele perseguiu Davi enquanto teve vida; e não soube reinar conforme os mandamentos divinos. 

Davi, portanto, era um homem acostumado ao perigo. Mesmo entre os do seu povo, e mesmo entre os da sua própria carne. Davi foi perseguido, traído e desejaram e maquinaram a sua morte. Era um homem de dores. Não como o Senhor Jesus, mas um tipo do Senhor Jesus nesse aspecto. Interessante que, como àquela época, ele hoje é desprezado por muitos irmãos! Temos uma tolerância absurda e desproporcional para com os ímpios, para conosco mesmo, com os nossos pecados, mas em se tratando de Davi e, também, de Pedro, por exemplo, somos intolerantes... O que vem à nossa mente é sempre o adultério do rei com Bate-seba, e a traição do apóstolo para com o Senhor, momentos antes da Crucificação. 

Esperamos que eles fossem super-homens, quando nos assemelhamos a sub-homens em relação a eles. Nem Davi, nem Pedro, ou qualquer outro homem foi alguma coisa por seus próprios méritos. Como um instrumento inútil, eles foram feitos úteis pelo poder de Deus. Assim como nós, não fizeram nada além do que lhes era devido fazer, contudo, muito, mas muito mais do que fazemos. Esquecemo-nos de que ambos foram poderosos nas mãos de Deus; de como Deus os escolheu para obras grandiosas, para feitos que resultassem no louvor e glória do seu nome. Deus os usou como nenhum de nós jamais será usado. E por isso, Deus os exaltou em Cristo. 

Por outro lado, eles também sofreram na carne o que jamais sofreremos; e souberam, mesmo nas tribulações, nas lutas, na injustiça, permanecerem firmes e confiantes no Senhor, em uma fé inabalável de que Deus não somente os sustentaria mas os ergueria caso caíssem; uma fé que muitos de nós, nos menores reveses da vida, colocamos em dúvida, perdemos a esperança, e nos entregamos à murmuração e ao desalento. Nos tornamos no pior tipo de ingrato, aquele que é incapaz de reconhecer todos os favores que lhe foi dado por Deus. Sem merecimento algum. Sem mover um dedo para alcançá-lo. Exclusivamente pela bondade e graça do nosso Senhor, quando a nossa recompensa, por aquilo que não fizemos e deixamos de fazer, seria a condenação e o inferno. 

Cada um de nós deveria se espelhar no exemplo desse herói da fé, que a todo momento sabia que Deus era aquele que o livraria dos seus inimigos, e lhe daria a vitória sobre eles [v 1]. Quando Davi diz: "Exaltar-te-ei, ó Senhor, porque tu me exaltaste", podemos ter a ideia errada de que o louvor a Deus deve ser dado somente se recebemos algo de que queremos ou precisamos em troca. O fato é que Deus não é um negociador. Tudo o que recebemos é por sua graça, de tal forma que não há mérito algum no homem que obrigue a Deus dar uma resposta que atenda os desejos e anseios humanos. O que Davi está fazendo aqui é reconhecendo o favor de Deus, colocando-se na posição de favorecido, de alguém que recebeu uma graça, e que, por isso, como um agradecimento, uma forma de reconhecimento ao que Deus fez, ele o exalta. 

Pedro nos alertou de que sem humilhação não seremos exaltados: "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que ao seu tempo vos exalte" [1Pe 5.6]. Davi se humilhava diariamente diante do Senhor, reconhecendo a sua dependência, e por isso, Deus o exaltou diante dos seus inimigos, os quais eram também inimigos de Deus. 

Por isso ele disse "clamei a ti, e tu me saraste" [v.2]; porque a cura da dor, da aflição, do temor, da angústia e de todos os males, somente pode vir do bom Deus. Hoje, esperamos por um alívio que venha de vários lugares. Esperamos na ciência, em terapias, nos prazeres, no poder, na diversão... de que sejamos capazes de curar a nós mesmos; mas esquecemos que apenas Deus pode curar nossas feridas. Novamente, Pedro nos diz: "Lançando sobre ele [Jesus] toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" [1Pe 5.7]; e o profeta nos garantiu:"Verdadeiramente ele tomou sobre si [Jesus Cristo] as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si" [Is 53.4]. Como o próprio Davi pode confirmar, ao dizer: "Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará" [Sl 37.5]. Ele sabia, claramente, que no momento da angústia e da aflição, de uma enfermidade, de uma injustiça, apenas Deus poderia curá-lo; por isso, ele clamava pela misericórdia que somente podia vir do alto.

No verso seguinte, Davi nos revela o estado em que se encontrava, como que o de um morto. E não há como não nos lembrar do Senhor, que sofreu toda a sorte de injustiças e crueldades por amor de nós, sendo crucificado, morrendo, mas ressurgindo dos mortos, como o próprio Davi revelou, profeticamente, séculos antes, em outro Salmo: "Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção" [Sl 16.10].

O corpo de Davi, diferentemente do corpo do Senhor Jesus, viu a corrupção, mas a sua alma foi preservada para a vida por Deus, e assim como ele, também nós não veremos a morte, pois Cristo garantiu: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida" [Jo 5.24]

Ainda que Davi esteja falando aqui sobre as aflições da vida, nas quais ele se via como um morto, dado o grau de opressão sobre a sua alma, o fato é que somente Deus pode nos livrar delas.

Então, ele conclama todos os santos, todos os irmãos, a cantar e louvar o Senhor, não por ter lhe dado um escape momentâneo, por ter solucionado um problema circunstancial, mas como forma de gratidão pela maneira como Deus cuida e concede ao seu povo o seu favor gracioso em toda a vida. Como está escrito:"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" [Rm 8.28]. Ou seja, a vida que o Senhor nos dá é suprida em todos os mínimos e mais imperceptíveis detalhes pela sua providência e graça.

Então, somos presenteados com versos da mais rara beleza: "Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida" [v. 5]. Que realidade fantástica o salmista nos revela aqui. Primeiro, de que somos merecedores da ira divina. Pela desobediência e transgressões, estávamos debaixo da ira de Deus. Estávamos mortos em ofensas e pecados, segundo o curso deste mundo, e éramos por natureza filhos da ira [Ef 2.1-3]. Mas graças a Deus que nos vivificou em Cristo, por sua misericórdia e o seu muito amor com que nos amou [Ef 2.4-5]

E o salmista continua: "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã". O que pode ser o choro? Pode ser momentâneo, uma dor passageira, algo mesmo que não traga cicatrizes, nem marcas em nossas vidas. Mas pode durar uma vida inteira, anos e anos e mais anos em dores. O choro pode durar até a nossa morte; pode percorrer toda a vida do crente. Pode ser tão duro de suportar que somente Deus para nos manter com vida, quando o desejo é a morte iminente e o alívio da dor. O choro pode nos fazer sofrer, mesmo que seja através de uma lembrança. Mas ainda que o alívio não venha nesta vida, temos a promessa de que ele virá, enfim, na eternidade. É o que João ouviu: "E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas" [Ap 21.3-4]. Estejamos certos, meus irmãos, de que Cristo faz novas todas as coisas, porque, como ele mesmo nos diz: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" [Jo 16.33].

O fato é que, todo este Salmo é um louvor a Deus; Davi nos revela como devemos ser gratos, como devemos nos entregar à adoração, bendizendo o nome do bom Deus, porque ele é bom, e sua misericórdia não tem fim. Como filhos, devemos honrar o nosso Pai. Como filhos, devemos obedecê-lo. Como filhos, devemos reverenciá-lo. Andando em temor e tremor, porque também a sua justiça é certa. Graças a Deus por ter-nos tirado do lamaçal do pecado, e ter feito de Cristo, seu Filho Amado, a nossa justiça. Por isso, cada um de nós, irmãos, louvemos e glorifiquemos a Deus, levantando mãos santas, corações contristados, e lábios puros em agradecimento por tudo quanto o Senhor tem feito, e tem nos dado.

Nota: 1) Pregado no Tabernáculo Batista Bíblico em 25.05.2011
2) Esta é a minha primeira pregação; e agradeço a Deus pelo privilégio de poder meditar, juntamente com os irmãos da minha igreja, em sua santa e bendita palavra. 

39 comentários:

  1. E eu que pensava que você sempre estava no púlpito! rs! Mas sempre há a primeira vez. hehe! Parabéns. =)

    ResponderExcluir
  2. E assim nasce um pregador!

    A primeira pregação a gente nunca esquece!!

    Minha primeira, em um pulpito, foi em 2 Reis 5.1-14.

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Deus limpará toda lagrima, essa promessa e afirmação atravessa toda e qualquer barreira emocional e filosofica, e traduz para nós a capacidade humana, e não angelical, de sentir algo que não é tocavel, mas que faz parte da alma, do humano, de Adão.

    Pastor Charles Maciel Vieira
    http://palavraeteologia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Além de teólogo, agora também é pregador! Que seja a primeira pregação de muitas.

    ResponderExcluir
  5. Ednaldo,

    Acabei de ler 2 Reis 5:1-14 e não encontrei a sua pregação... tem certeza que você pregou lá? O.o

    ResponderExcluir
  6. Tenho sim Thiago, pergunte a finada Maria, ela é testemunha!! :þ

    ResponderExcluir
  7. Muito bom,. Jorge, o bálsamo que você apresentou em sua pregação!
    É um alento àqueles que, mesmo hoje em dia, são escarnecidos por buscar seguir a Verdade acima de tudo!

    O Senhor Deus continue o abençoando!

    ResponderExcluir
  8. Ler textos no Kálamos, e em outros blogs de mesmo nível nos faz ver que nem tudo está perdido.

    Falo isso porque acabei de ver dois textos em um blog de um autor híbrido, meio reformado e meio carismático, com nome de presbítero mórmon, e com fortes doses de neortodoxia. Os textos me causaram asco desde o título.

    Ia comentar lá, mas acho que não vale a pena. Melhor guardar a pena para escrever a quem lerá com bons olhos o que escrevemos.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  9. Ednaldo, meu nome é bíblico... quem tem ouvidos, ouça rs.

    ResponderExcluir
  10. Leo, Ednaldo, Pr. Charles, Tiago e Teóphilo,

    muito obrigado, meus irmãos, pelo ânimo.

    Como vaso inútil que sou, oro para Deus me usar para a sua glória e louvor; e que eu possa, quando necessário, levar o Evangelho do nosso Senhor, sempre em temor e tremor, porque somos a boca por onde ele fala.

    Grande e forte abraço, meus irmãos!

    Cristo os abençoe abundantemente!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns servo de Deus! Que Deus continue te usando para a Sua glória. Fico feliz quando vejo preciosismo no trabalho do Senhor.
    Um abraço, meu irmão.

    ResponderExcluir
  12. Eric,

    A honra e glória é toda do Senhor!

    Obrigado, meu irmão!

    Cristo o abençoe!

    ResponderExcluir
  13. Caro Jorge

    Amém!

    Abraço fraterno.

    Natan

    PS1: Nem vou pedir permissão, mas farei alguns ajustes (acrescentarei as referências citadas mas não transcritas e ao final o Salmo inteiro) e depois vou publicar no meu blog. Os meus filhos precisam ouvir este sermão quando adultos.

    PS2: Quantos tinham na platéia, 1000 ouvintes... risos...? Pouco importa, será lido pelo meus descendentes (eu sou pós-milenista, Jesus ainda vai demorar para voltar, a meu ver, risos...)

    PS3: E as pernas... tremiam?

    PS4: A garganta secou?

    PS5: Você adotou o estilo de sermão lido conforme grandes do passado que não improvisavam, mas liam com ênfase e um deles se não me engano lia chorando?

    PS6: Você já está aceitando convites para pregar em outras cidades... risos... Que tal Joinville? Agora vais ter que tirar férias forçadas... há, há, há...

    PS7: Guarde todos os sermões, dará um livro em alguns anos. Não que eu deseja que venda tal livro, eu sou preconceituoso a qualquer tipo de $$$ envolvendo aquilo que fazemos ao Senhor, mas podes por conta própria publicá-lo e distribuí-lo gratuitamente na Gincana do Kálamos ou aos amigos e pessoas para quem vás testemunhando.

    PS8: Fiquei muito feliz com a sua oportunidade e iniciativa.

    PS9: O tema é encantador, sim Ele enxugará dos nossos olhos toda lágrima.

    PS10: E no sermão você ainda citou o meu verso predileto, epígrafe no meu blog, a saber: Lançando sobre Ele todas as nossas ansiedades porque Ele tem cuidado de nós.

    ResponderExcluir
  14. Jorge,

    O primeiro sermão a gente nunca esquece. Quando preguei pela primeira vez não consegui falar mais de cinco minutos dado o nervosismo.

    Que Deus o use poderosamente por sua palavra e para sua Glória.

    Graça e Paz
    Mizael Reis

    ResponderExcluir
  15. @Mizael,

    Ainda bem que usaste papel, já imaginou um iPad tremendo na tua mão?? [rsrs]

    Pergunta: O tempo do teu sermão aumentou? :)

    ResponderExcluir
  16. Ednaldo,

    O tempo do meu sermão aumentou sim, mas, devido ao triste fato de minha igreja não ceder mais do que vinte minutos para pregação - uma vergonha típica do pentecostalismo - eu não aumentei muito.

    Ipad??

    Graça e Paz
    Mizael Reis

    ResponderExcluir
  17. Natan,

    1)É uma honra saber que os seus filhos, netos, bisnetos, tataranetos e agregados poderão ler o sermão. Ajuste-o da forma que achar melhor e quiser; e não precisa mesmo da minha autorização para republicá-lo.

    2)Rapaz, tremiam sim [rsrs].

    3)Nossa igreja é pequena, como você sabe, mas são irmãos que se amam e auxiliam muito uns aos outros. Até nessa hora, eu senti a providência de Deus... fui me tranquilizando à medida que o tempo passava, e senti a misericórdia dele para comigo e com os irmãos.

    4)É, foi mais ou menos assim. Não tenho nenhum treinamento, e fiz como Spurgeon, que li os seus sermões. Porém, não li tudo; li algumas partes, e outras usei como referência, para não perder o fio-da-meada. Basicamente foi quase o que está escrito aqui mesmo.

    5)Quanto a convites, bem, o objetivo é auxiliar na minha igreja, e estar disponível a servir nela. Não sou muito adepto de irmãos que saem da sua igreja para pregar em outras. Penso que cada um deve servir onde está. E nem todos são chamados a pregar. Eu mesmo me interesso mais por serviços simples, como os de varrição, tirar pó, lavar a igreja, preparar o lanche depois do culto... Se tivesse de escolher entre uma coisa e outra, ficaria com o que já faço: cuidar da limpeza e de que os irmãos tenham um lugar acolhedor onde congregar. Mas como isso não depende de mim, mas de Deus, e o meu objetivo é estar à disposição dos irmãos para fazer o que for necessário, que assim seja. E a alegria foi a mesma... uma alegria mais pela expectativa, afinal, foi uma espera longa, mas tanto como tantas vezes senti em todos os trabalhos que nos envolvemos. No fundo, são atividades diferentes, mas com o mesmo objetivo: glorificar a Deus. Seja no púlpito ou na assistência.

    6)Quanto a um livro de sermões, bem, este foi o primeiro, mas acho que há irmãos muito mais capacitados a ter seus sermões agrupados do que eu, sinceramente.

    Como disse, está nas mãos do Senhor.

    Obrigado pelo incentivo, meu irmão!

    Cristo o abençoe!

    ResponderExcluir
  18. Mizael,

    É, parece que não dá para esquecer mesmo [rsrs].

    Puxa, fico imaginando o irmão que é tão minucioso em seus textos ter de fazer um sermão em menos de 20 minutos... deve ser um sofrimento...

    Infelizmente, as igrejas têm devotado o seu tempo ao louvor [um louvor estranho, diga-se de passagem] e se recusado cada vez mais à meditação na Escritura.

    Fico pensando em Paulo [cujo sermão durou tanto, que um irmão caiu da galeria e morreu; sendo ressuscitado depois], e os puritanos que pregavam por horas a fio. E, Cristo? Pregava por dias e dias...

    Hoje, quando a pregação passa dos 30 minutos, há quase que um comichão geral nos fundilhos dos irmãos da assembleía, como se uma infestação de carrapatos invadisse os bancos de repente.

    É uma pena! Pois o que deveria nos dar gozo e prazer, muitas vezes é feito como uma obrigação, quase um bater o cartão no relógio de ponto.

    Grande abraço, meu irmão!

    Cristo o abençoe!

    ResponderExcluir
  19. @Mizael & Jorge,

    Recentemente via Facebook, estava comentando um comentáio do Mauro Meister, justamente sobre isso, o "famigerado" tempo da pregação, pois ele havia pregado 80 minutos (segundo as más linguas) em Dt 6, e entramos na questão de que o tempo da pregação deve ser o suficiente para que a mensagem seja entregue com eficácia, algumas vezes temos 30 minutos, mas em 15 já dissemos tudo o que havia de ser dito, logo corremos o risco de perder a eficacia por estarmos "enchendo linguíça" nos 15 minutos restantes.

    Se o tempo é insuficiente, e na AD geralmente é, seria interessante dividir o sermão em 2, ou mais, partes e verificar com o dirigente a possibilidade de se pregar 2, ou mais, domingos seguidos.

    O movimento pentecostal, tem muito a ensinar, mas tem muito mais a aprender. E eu sei bem o que o Mizael passa pois também congrego na AD.

    Abraços a todos.


    P.S. Tremer é normal, lá se vão 4, quase 5, anos do meu primeiro sermão e ainda hoje tremo. rsrs

    ResponderExcluir
  20. Ednaldo,

    Sei que tem muita gente que fica "enchendo linguiça" no púlpito. A questão não é nem o tempo de sermão, mas o fato de ninguém se dispor a ouvir um sermão abençoado e sem enrolação por mais de 30 minutos.

    No caso de Cristo e Paulo, será que eles ficavam enrolando, e não dizendo coisa com coisa? O fato é que há sermões de 15 minutos [a maioria, hoje em dia] que não têm nada de bíblico. E são 15 minutos de anti-evangelho, jogados fora.

    O tempo tem de ser necessário para se dizer o necessário, e uma hora pode ser pouco. Penso no equilíbrio, acho que um sermão de 30 a 45 minutos é aceitável na maioria das vezes. Mas se passar disso, não se deve achar que tudo o que foi dito é enrolação.

    Li, acho que no livro do J.I. Packer sobre os Puritanos, que se orava por horas nos cultos, que duravam bem mais do que a manhã inteira de domingo. Já imaginou isso hoje? Como ficaria o tempo para a F1, o futebol, a ida ao shopping e o churrasco na casa do vizinho? Acho que esse é problema: dedicamos pouco tempo para as coisas de Deus, mesmo aos domingos, mesmo nos cultos. E se perde muito tempo com avisos, lenga-lenga e um louvor que reputo como estranho [está mais para show e exibição] enquanto a palavra, o cerne do culto, o cerne da vida cristã, fica relegado a um segundo plano.

    Certamente, por isso, vemos tantos cristãos equivocados em sua fé, ignorantes mesmo das Escrituras, a considerar como verdade que as sensações e a subjetividade são mais importantes do que o entendimento objetivo do Evangelho.

    Mas é uma boa discussão.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Eita!! Agora vai o meu "pega pra capá" com o Jorge -rsrsrs

    Reamente, o grande problema hoje é que na maioria das igrejas há uma dicotomia entre vida religiosa e vida secular, e infelizmente a segunda acaba ditando nossos costumes.

    Em minha congregação, existem pessoas que chegam na maior "cara de pau" as 20:00 (o culto começa as 19:00), mas se o dirigente passa 5 minutos do horário, (o término é marcado para as 21:00) começam a se mexer nos bancos, mostrando inquietação.

    Para os puritanos não havia essa separação, havia apenas uma vida, que deveria ser vivida em todo o tempo para a Glória de Deus, enquanto isso não for resgatado, haverá esse grande problema.

    A igreja deve entender que cada momento da vida de seus membros deve ser de adoração e culto a Deus, culminando no culto congregacional no domingo. Este culto deveria ser o momento mais desejado por todos os que se chamam pelo nome do Senhor, mas infelizmente não é assim.

    Quando falei acerca do tamanho do sermão, é que existem sermões que dizem tudo o que deveriam dizer em apenas 15 minutos, evidentemente poderiam ser extendidos com mais provas, argumentos, aplicações correlatas, mas nem sempre isso é possivel.

    Gosto muito dos sermões da Chacara Primavera, onde o Ricardo Agreste, e os auxiliares, gasta(m) cerca de 1 hora por sermão.

    Os sermões de Spurgeon, eu leio em mais ou menos 1 hora. E lhe digo uma coisa, ele tinha os seus "Euticos", acho que todo pregador os possui.

    Quanto a Jesus, não há comparação, tudo o que ele falava era inspirado!!! rsrs. Para Deus é fácil fazer um sermão!

    Temos que clamar por um avivamento, e isso começa pelo avivamento pessoal, buscando que Deus no inflame com o fogo do seu Espírito, e que esta chama se espalhe por tantos quantos o Senhor nosso Deus chamar.

    A parte mais importante dos livros de homiletica é a que fala sobre a vida devocional do pregador.

    Eu ia escrever mais alguma coisa, mas esqueci o que era...

    ResponderExcluir
  22. Ednaldo,

    "pega pra capar"?... Concordo com tudo o que você disse, sem tirar nem pôr. E essa dicotomização da vida, entre o que é secular e o que é cristão, esferas diferentes de se viver, é uma praga mesmo!

    O pior é que tem gente que defende uma "esfera" secular, em que se é possível defender e aceitar princípios não-bíblicos apenas por que a lei ou o costume o impõe. Então, vêm dizer que Cristo e os apóstolos não se interessavam em política e obedeciam as autoridades. Ah, tá! Cristo foi condescendente com os fariseus e sacerdotes do templo [os líderes da época]. Pedro também o foi. Por isso ele disse que mais importava obedecer a Deus do que aos homens...

    Comentei, não sei bem onde, que estava lendo 1Co 10, e li o seguinte: "Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele?" [v. 21-22]. Sabe, penso que tem muita gente achando possível uma vida dupla, e isso é impossível. A pessoa pode até pensar que é possível, mas não é. E o trecho citado deixa claro isso. E defender princípios não-bíblicos, ainda que legalmente estabelecidos, representa dizer que não se defende o Evangelho. Ou o fazemos no todo, ou não se faz nada. Afinal, temos a Bíblia como regra de fé apenas aos domingos, por uma ou duas horas? Ou ela orienta a nossa consciência 24 horas por dia, todos os dias?

    E a nossa vida, fora da igreja, ou secular, como queiram, denunciará o que somos. E não há como ser cristão e não-cristão ao mesmo tempo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pela mensagem irmão Jorge! Não fui muito feliz em minha primeira mensagem, pois acabei preso demais ao texto que havia escrito; todavia, o ambiente também não foi dos mais incentivadores: era um culto de jovens de uma igreja Assembléia de Deus daquelas viciadas em gritaria, música ritmada e sem conteúdo, e pregadores sensacionalistas. Preguei por mais de uma hora e acho que os irmãos já estavam para me expulsar do púlpito. Eles cantaram uns trocentos hinos, com peças, saudações etc., e quando me deram o microfone já era quase nove horas... Daí você pode imaginar um dos motivos de não ter me sentido muito bem... Mas é isso irmão, procure esmerar-se e pregar fielmente a Palavra de nosso Senhor, pois mesmo alí, vi uma irmã (poderia haver mais) que estava intensamente ligada com a mensagem.
    Deus o abençoe!
    Nelson Ávila.

    ResponderExcluir
  24. Nelson,

    obrigado, meu irmão!

    Mas que o povo de Deus não desanime, e pregue a tempo e a hora. Como está escrito: o dia é hoje!
    Que o bom Deus nos abençoe a cumprir o seu mandato, de levar o Evangelho a todos, sem distinção, e de vivê-lo para a honra e glória do nome do nosso Senhor Jesus Cristo.

    Grande abraço!

    Cristo o abençoe!

    ResponderExcluir
  25. Não sei como alguns irmãos reformados conseguem congregar numa igreja pentecostal. É meio como um Flamenguista no meio da torcida do Vasco.

    Eu me sinto mal até em algumas igrejas reformadas com tendências místicas.

    ResponderExcluir
  26. Tiago,

    Eu também não sei como tenho teimosamente permanecido no reduto pentecostal, pois além do fato de ser reformado, não sou pentecostal, embora continuísta. Também tenho me sentido muito mal por congregar na Igreja a qual faço parte. Creio conservar uma esperança, estritamente por ela e não pela Assembleia de Deus em si.

    Como é costumeiramente dito pelo "coloquial-popular", vou levando. Inclusive, aqui em meu bairro, consegui, pela graça de Deus, reunir um povo constituido por irmãos de diversos segmentos renovados, como casa de oração, quadrangular, assembleia, batista nacional, com o propósito de estudarmos a Palavra. Temos visto o efeito da Palavra, da qual surge o genuíno avivamento. A verdade é que julgo uma saída de minha parte, pelo menos por agora, como um ato egoísta. Não posso simplesmente virar às costas num ato de reprovação pelo qual traduzo uma incredulidade quanto a uma possível mudança, sem ao menos tentar pregar o evangelho. A despeito da instituição legalista que sufoca, a congregação é constituida por pessoas cujo conhecimento do evangelho é insólido, e, se pessoas as quais Deus tem dado um sentimento de reforma saírem desse meio comprometido, donde virá uma protesto pela verdade?

    Mas eu sei que haverá um momento no qual a separação será inevitável.

    Graça e Paz
    Mizael Reis

    Graça e Paz
    Mizael Reis

    ResponderExcluir
  27. Jorge,

    Realmente tem sido duro pregar por aqui. Creio ser a idéia do Ednaldo, a de dividir sermão por oportunidades subsequentes, bem atraente. O problema é que as coisas por aqui são desordeiramente aleatórias, e por isso, nunca se sabe o dia em que você pregará novamente. O jeito tem sido ministrar um breve sermão temático, tornando-o, na maioria das vezes pouco profundo no tema escolhido.

    Graça e Paz
    Mizael Reis

    ResponderExcluir
  28. Ô Mizael, você é muito egoísta....

    "Quem é tu" na minha igreja???? Pois a descreveste com perfeição!!!! :/

    Tiago (bíblico :þ), rapaz não sei quantas vezes orei dizendo a Deus que me sinto um peixe fora d'água, mas parece que Ele insiste em me manter por aqui.

    ResponderExcluir
  29. Jorge,

    Faço coro com os demais irmãos e peço a Deus que esta seja apenas a primeira de muitas outras pregações que virão.

    Que Deus te ilumine, capacitando-o a transmitir as verdades eternas para aqueles que têm sede.

    Em Cristo,

    Ricardo.

    ResponderExcluir
  30. Ricardo,

    obrigado, meu irmão!

    Que todos nós sejamos capacitados por Deus a transmitir a verdade, a tempo, e fora do tempo.

    Grande abraço!

    Cristo o abençoe!

    ResponderExcluir
  31. Tiago,

    ...autor híbrido, meio reformado, meio carismático e com nome de presbítero mórmon... quem será? Eu, pessoalmente, tenho certeza que não me encaixo na definição, mas nunca se sabe. Para evitar conjecturas, que tal declinar o nome do tal blog?

    Abraços.

    Ricardo.

    ResponderExcluir
  32. Olá irmão, estou a uma semana sem internet ( e os filhotes também ) dessa vez n~çapo tive oprazer de ser o primeiro ( mas os últimos serão os primeiros..rs...rs.... ´WE claro que sou o msis feliz em saber que se dsipôes a pregar na igreja. Lembra de n os conversa sobre isso exatamente uma vez há muito , muto tempo? Pois é...Deus o abençoe...e que seja apenas a prmeira de tantas e tantas.

    P.S> Claro irmão Mizael Reis, quem sabe um ahora a gente coversa especificamente sobre esse assunto? O importante é ser como Enoque: "andar com Deus".

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  33. Helvécio,

    já ia ligar para você pois fiquei preocupado com o seu sumiço... de que talvez tivesse acontecido alguma coisa, mas graças a Deus que apareceu.

    Obrigado pelo incentivo.

    Que nos capacite e abençoe a honrá-lo e servi-lo em amor.

    Grande abraço!

    Cristo o abençoe!

    ResponderExcluir
  34. Ah Ricardo, com as dicas que eu dei fica muito fácil. Mas vou facilitar:

    O nome do blog é:
    meio REFORMAdo E meio CARISMÁtico

    Se ainda precisar, procure por presbítero aí:
    http://www.geocities.ws/fabiogospel/mormons.html

    Mas se nem assim descobrir... bom, aí só desenhando rsrs.

    ResponderExcluir
  35. Grande Jorge!
    Muito alegra-me ler vossa pregação.
    Tomarei a liberdade de publicá-la em meu blog.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  36. Oi, Filipe!

    Honra e tanto ter a minha pregação publicada em seu blog. Sinta-se sempre a vontade para usar o meu material como julgar melhor.

    Grande e forte abraço, meu irmão!

    Cristo o abençoe!

    ResponderExcluir
  37. Voltei...

    Afinal foram duas,menos...não...foram exatos quinze dias sem internet...foi opção e correção de certas coisas...uma desintoxicação tecnológica para mim, para os filhotes...precisávamos provar a nós mesmos que embora boa a tecnologia não é de fato excencial.Assim o automóvel, o telefone, a luz elétrica, etc. é bom descobrir que podemos e devemos usá-la com gratidão e responsabilidade, como mordomos mesmos. Renovadamente parabéns pela primeira pregação ( espero estar já na segunda experiência ).
    Além do mais, no nosso caso, de nós blogueiros cristãos, o que for dito, está dito, e segue decididamente abençoando pessoas ou amaldiçoando, levando certeza ou dúvidas, verdade ou mentira...Pelo menos duas mil pessoas acessaram o meu blog e eu nem estava lá ( realmente vendo isso ). É uma benção a tecnologia livremente a nossa disposição. Sejamos todos respomnsáveis, abençoadores, fortalecendo a certeza e a esperança no Senhor Jesus. Não transformemos a web em um pardieiro em que cada um diz o que quer apenas pelo bel prazer de dizê-lo, sabendo que até nisso ( e muitos se esquecem ) seremos cobrados por cada palavra digitada ao vento.

    Um abraço irmão.

    ResponderExcluir
  38. Os maiores sermões, foram pregados pelo senhor Jesus.Nenhum deles, foi alem de 10 minutos. Assim mesmo, eles chegaram até nossos dias.

    grato josias

    ResponderExcluir
  39. Josias,

    sabemos que não houve outro homem como Cristo. Ele foi especial em tudo, por isso, é o nosso Senhor e Salvador, o Unigênito Filho de Deus; logo, suas mensagens e pregações foram divinas, literalmente.

    Agora, a sua exatidão quanto ao tempo de pregação do Senhor não passa de especulação. Como você sabe que todas as pregações dele foram menores do que 10 minutos? Você estava presente a todas elas? Se a Bíblia não relata tudo o que o Senhor fez [e João nos diz que tudo o que Cristo fez nem mesmo todos os livros do mundo caberiam], qual a sua fonte para se chegar à essa conclusão?

    E, por quê? E, para quê?

    Até, porque, não é o tempo que definirá se um sermão é bom ou não, mas a sua fidelidade à verdade, à Escritura.

    Cristo o abençoe!

    ResponderExcluir