09 março 2014

Estudo sobre a Confissão de Fé Batista de 1689 - Aulas 62, 63 e 64 - Dons apostólicos: Profecia

Por Jorge Fernandes Isah

Áudio - Parte 1:  


Áudio - Parte 2:

 

Áudio - Parte 3: 



Para a tristeza da igreja, o dom que muitos dizem hoje ser de profecia nada mais é do que uma forma sincrética ou supersticiosa de adivinhação, como se fosse uma cartomante que não lê cartas, uma quiromante que não lê mãos, um oráculo que não vê o futuro em uma bola de cristal, ou um necromante que não consulta os mortos, podendo ser praticamente qualquer outra forma de adivinhação: búzios, agulhas, horóscopo, tarô, etc. Normalmente, os membros de uma igreja procuram o "profeta" assim como um místico procura qualquer um dos seus "oráculos". E é esse tipo de "profecia" que tem subsistido na igreja, atualmente. Na ânsia de não confiarem o seu futuro a Deus, muitos crentes correm até o "profeta" para saberem o que lhes reservará o futuro, demonstrando um grau não somente de falta de fé, mas de incredulidade e desconhecimento de Deus como o provedor, aquele que por sua providência cuidará dos seus como ninguém é capaz de cuidar. Se isso não é uma forma supersticiosa e pagã de se apoderar e utilizar de um instrumento divino de revelação, não sei o que mais pode ser.

Na verdade, o próprio Deus tem nos alertado sobre os cuidados com falsos profetas e falsas profecias, pois há um volume grande de versículos na Bíblia que nos exortam quanto à essa prática maligna. Mas, sobretudo, o cristão deve se afastar, fugir mesmo, de qualquer tipo de curiosidade em decifrar o seu futuro pessoal, por meio das vaticinações: 

"Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações. Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti." [Dt 18:9-12].

Há de se entender que o profeta tinha um papel muito claro, o de proclamar uma mensagem em nome de Deus [no AT, designada pela palavra "nabi"; no NT, por "propheteia"]. Esta função tem uma responsabilidade esmagadora, por isso, muitas vezes, ele era reconhecido como aquele que transmitiria ao povo uma mensagem que  lhe pesaria sobre a alma até que fosse pronunciada. Os pagãos  envolvem a profecia em um mistério e normalmente estão atreladas a métodos humanos, sinais e presságios, que também podem ser cartas, búzios, e outros tantos artefatos, e até mesmo na elaboração de técnicas com o fim de se aperfeiçoá-la, como provam várias formas de ocultismo, onde esse e outros conhecimentos são ensinados e descritos em seus mínimos detalhes a fim de que o processo seja compartilhado entre os adeptos, e até mesmo aperfeiçoado em sua execução.

Ao contrário deles, o verdadeiro profeta recebia a mensagem diretamente de Deus, sem que houvesse uma "escola de profetas", ou a utilização de quaisquer meios humanos para se alcançá-la. Outro detalhe, é que os pronunciamentos não tinham o objetivo de revelar algo individual e que fosse relevante apenas para uma pessoa. Até mesmo aquelas que podem ser chamadas de "particulares" tinham o intento de revelar algo ao coletivo, à nação de Israel ou à igreja, como as que demonstravam o futuro de reis e, por conseguinte, de seu reinado e súditos, sempre estritamente ligadas ao relacionamento divino, positiva ou negativamente, na obediência ou na rebeldia. É claro que jamais podemos esquecer-nos das que anunciavam o "Messias", Cristo, revelando aquele que viria, para cumprir a missão específica de salvar o povo de Deus. As profecias divinas estão intrinsecamente ligadas ao conhecimento de Deus e sua obra, como a realidade do seu senhorio sobre os homens, sejam bons ou maus, e efetivamente o seu reino, soberano e eterno. 

Pedro nos adverte que "sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo" [2Pe 1:20-21]. O que ele diz? Duas coisas: primeiro, que nenhuma profecia pode vir senão de Deus e inspirada por ele. Qualquer outra forma de profecia, em si mesma, já não o é, pois descumpre este critério que a define como tal. A segunda é que o apóstolo exorta a não interpretar a profecia como algo pessoal e particular, pois é outro equívoco. Usá-las de maneira errada, dando-lhe uma significação individual, que se aplique estritamente ao intérprete é tirá-las do contexto e objetivo primeiro, o qual é a vontade de Deus. Também não se pode entendê-la exclusivamente, como algo a parte do escopo de doutrinas fundamentadas no decorrer da história eclesiástica. É assim que surgem as heresias: pega-se um texto bíblico e força-o a dizer o que ele não diz. Por isso, a importância de todos os santos, em todos os tempos, que dispuseram e formalizaram, guiados pelo Espírito Santo, o que chamamos de doutrina cristã. Desprezar o trabalho e esforço desses irmãos é ignorar e não reconhecer a soberania de Deus na sua igreja, e não tê-la como um corpo que é, cuja cabeça é Cristo. 
 
Outro ponto, que distingue o verdadeiro do falso profeta, é o fato de que a mensagem entregue pelo Espírito de Deus se cumpria, infalivelmente, ao contrário daquele que apenas diz falar em nome de Deus:

"
Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele. Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá. E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou? Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele." [Dt 18:18-22].


Um exemplo de falsas profecias são aquelas realizadas por Joseph Smith, mórmon, Ellen White, adventista, e Charles T. Russel,  testemunha de Jeová, que afirmaram receber de Deus mensagens datando, com exatidão, a segunda vinda do Senhor Jesus, o que não aconteceu, e os fez reverem as datas, postergando-as e, novamente, o Senhor não retornou. Quanto a isso, o próprio Senhor nos mostra a ilegalidade, mas também a ignorância, de tais "homens de Deus": 

"Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem. Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis" [Mt 24:36-44].


A advertência é clara e explícita, mas esses homens e mulheres negligenciaram-na, levando muitos a segui-los e a propagarem seus erros, tornando a fé uma espécie de loteria, só que uma loteria onde ninguém ganha. Não satisfeitos, eles insistiram em vários ensinamentos doutrinários que contradizem e desdizem a Bíblia, como a Trindade, a expiação de Cristo, salvação, e muitas outras coisas que tornam essas igrejas em seitas, e sua doutrina em heresia, que apelam a um tipo de cristianismo anticristão e bíblico.

A Bíblia exorta-nos a ter cuidado e prudência, a examinar tudo e reter o bem, e nos avisa de que muitos falsos profetas surgirão, e, por isso, não devemos crer a todo espírito, mas prová-los, se procedem de Deus [1Jo 4.1]. Mas, e as mensagens que pagãos e certos "cristãos" recebem e se realizam? Como explicá-las? Isso prova que elas são verdadeiramente de Deus?

Entraremos em uma questão bastante delicada, e que pode trazer desconforto para alguns irmãos. Porém, não devemos refugar o estudo da questão, com pena de sermos negligentes naquilo que Deus nos deu a entender e a praticar, como cristãos que não tomam o leite falsificado, mas estão fundamentados na verdade. Alguém pode dizer que estou a chamar de mentirosos os que acreditam em profetas, ao molde escriturístico, para os dias de hoje. Na verdade, este é o lado negativo da afirmação de que eles estão circunscritos aos tempos remotos e históricos em que Deus entregou aos homens a sua revelação especial e, como tal, ela foi concluída. Muitos se especializaram na mentira, no engano, para obterem proveito próprio, seja de forma monetária, em poder, em glória, ou qualquer outra motivação. Há porém aqueles que são enganados e se deixam enganar, e que não podem ser considerados mentirosos, pois acreditam piamente no que dizem, como se fosse a revelação direta de Deus. Esses são ignorantes, desconhecem a verdade, mas nem por isso deixam de ser responsáveis pelo próprio erro.

É o que a Escritura nos mostra, pois, como à época de Paulo, hoje muitos se especializaram em adivinhações, em previsões do futuro, e a isso chamam profecia. Mas, será? Em Atos 16, a partir do verso 16, encontramos uma serva que dava muitos lucros aos seus senhores adivinhando. Certamente ela dava lucro porque, se não todas, ela acertava algumas das suas previsões. E o que fez Paulo? Após muitos dias, perturbado, ele expulsou dela o espírito adivinhador, causando a ira dos senhores que viram o seu lucro evaporar-se. Então, por que crer, agora, que Deus modificou o dom de profecia, tornando-o em uma mera previsão do futuro? E de feições gerais para a utilidade da igreja transformou-a em um caráter estritamente individual?

Já vimos, quanto aos dons de cura, fé e operar maravilhas, que esses homens viveram num período específico, num contexto histórico em que a palavra de Deus escrita ainda não havia sido concluída, e de que esses sinais serviam para testificar que a mensagem entregue por eles era divina. A prova está no fato de não vermos sinais, hoje em dia, como aqueles executados por profetas e apóstolos, sem contar os ainda mais especiais realizados por Cristo. Logo, um dos motivos para a profecia, senão o mais importante, não mais existe, já que o cânon está fechado e qualquer coisa que se acrescente ou se retire dele é maldito.

Vimos também que profecias de cunho pessoal ou particular não existem, ao menos da parte de Deus, e de que os falsos profetas têm por objetivo desconstruir e contradizer a verdade do Evangelho. De certa forma, esse papel coube inicialmente à serpente, no Éden, que "reinterpretou" ou interpretou equivocadamente. Ainda que agisse dolosamente, ela traduziu, ao seu modo, o que Deus teria dito e não disse, a fim de que Adão e Eva caíssem em sua lábia e ardil. O falso profeta é um imitador barato, que aparenta ser verdadeiro, mas que é contrário à verdade, odiando-a.

Mais um ponto, é que os profetas atuais, em sua maioria, são exaltados e populares, ao contrário dos antigos e verdadeiros profetas. Há de se entender que o homem, de forma geral, é avesso à verdade, e uma presa fácil para os enganos produzidos por emoções e sensações. Da mesma forma, o pragmatismo, a ideia de que se determinada coisa funciona e dá certo é verdadeiro, domina o pensamento anti-intelectual dos nossos dias. E com o sucesso deles, com os seus "sinais", uma gama grande de heresias tem subsistido em muitas igrejas e movimentos que se dizem cristãos. E muito disso tudo tem como fruto as falsas profecias, os acréscimos à Palavra que são pregados e defendidos exatamente por aqueles que se autointitulam como milagreiros e homens de poder.

A verdade é que Deus nos ordena a tomar cuidado, e não sermos incautos, com os falsos profetas: "Acautelai-vos, porém dos falsos profetas,que vêm até vós vestidos com ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores" [Mt 7.15], e ainda, outra vez: "Acautelai-vos, que ninguém vos engane; porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos... E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo" [Mt 24:4-5,11-13]. Especialmente devemos ter uma atenção especial com os sinais, porque eles, ao invés de remeterem para Cristo, acabam por apontar para outro caminho, o qual é o de destruição. Foi o que Paulo disse ao jovem Timóteo: "Mas o Espírito Santo expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios. Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência" [1Tm 4.1-2].

Então, podemos assegurar que muitos deles são servos de satanás, e de que o próprio satanás produziria, pela mão de seus escravos, milagres e prodígios a fim de que confirmassem sua mensagem espúria e maligna. Senão, vejamos: "E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade." [2Ts 2:8-12].


Em outro trecho, o apóstolo se refere ao fato de muitos obreiros se transfigurarem em apóstolos de Cristo, quando na verdade não o são: "Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz; não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras" [2Co 11:13-15]. Paulo fala daqueles que, vestindo-se de servos de Cristo são, na verdade, ministros de satanás para, na igreja, corromper a doutrina, a paz, a fé e a verdade, sendo, portanto, inimigos do Senhor e do Evangelho. Eles combatem a verdade e todo aquele que a proclama, assim como faziam na igreja primitiva, além de, invariavelmente buscarem a glória para si, para seus feitos, como convém àquele que é escravo da sua própria corrupção e deixa-se levar à perdição, mas não antes de levarem muitos consigo.

Com isso, estou a dizer que as profecias atuais cumprem propósitos distintos das antigas profecias, as do período em que a revelação especial estava sendo escrita, e que não são trazer algo novo de Deus, mas exatamente se opor àquilo que ele mostrou-nos pelas mãos de homens escolhidos por ele no período em que a Bíblia se formava, cujo trabalho foi concluído. Além do que, Paulo chama-nos à atenção para o objetivo da profecia: ser útil à igreja. Ora, se a palavra de Deus está completa, de que mais a igreja precisa para ser edificada e abençoada? Nada. Portanto, não há novas profecias, nem novos profetas, no sentido neotestamentário, pois não são mais necessários. O verdadeiro profeta, hoje, é aquele que proclama o Evangelho tal qual foi entregue pelo Senhor à igreja: a Bíblia Sagrada. Este é o que fala a palavra de Deus, revelando aos que não a conhecem a sua santa e bendita vontade, bem como quem ele é e o que fez e tem feito por nós, e, também, quem somos.

Quando, pois, Isaías [este, um verdadeiro profeta] diz: "À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles", é assim que também penso: o verdadeiro profeta é aquele que a proclama, sem acréscimos ou retaliações, e o falso é aquele que diz ter Deus dado-lhe uma nova revelação.


A estes, devemos resistir. E, em última instância, abandoná-los ao seu próprio engano.


Notas: 1) Recentemente, li um pronunciamento desafiador de um irmão que se autointitula profeta, o qual ouviu do próprio Deus a sua predição. Ele afirmou que tudo o que disse [ligado à economia global, que mergulharia o mundo em uma crise sem precedentes] se cumpriria infalivelmente, e de que todos aqueles "incrédulos" calariam-se quando a tal profecia se realizasse. Muito do que ele disse a própria Bíblia diz; e, outro tanto, os economistas, que não arvoram-se em "ouvir" a voz de Deus, também preveem ou previram. Mas o que mais me surpreendeu foi a atitude provocativa e petulante do profeta ao acusar, e quase amaldiçoar, quem não o levasse a sério de não ter parte com Deus. Parece que ele mesmo se autoconsidera bastante, ao ponto de condenar os céticos, não em Deus, mas nele. Como ele não disse nada de novo, apesar de insistir em afirmar o contrário, penso apenas em um "surto", o que em nada glorifica a Deus nem edifica a igreja. E as profecias modernas têm essas características, diferentemente das proferidas pelos verdadeiros profetas vero e neotestamentários. 

2) Aulas realizadas na EBD do Tabernáculo Batista Bíblico;

3) Baixe o áudio das aulas em Aula 80 - Dons VII - Profecias.MP3

03 março 2014

Estudo da Confissão de Fé Batista de 1689 - Aula 61 - Dons Apostólicos: Operação de Maravilhas



Por Jorge Fernandes Isah 


Muitos entendem esse dom como sendo o mesmo de curar, como várias vezes Cristo e os apóstolos fizeram: dar vista aos cegos, audição aos surdos, a fala aos mudos, e restaurar membros aleijados [pernas e mãos, p.ex.]. Para isso, muitos tradutores substituem o termo "maravilhas" por "milagres", criando uma generalização que o apóstolo não quis dar. Por milagres, podemos entender uma ação imediata de Deus no cosmos, onde se incluiriam todos os dons relacionados em 1Co 12, e, muitos mais. Ainda que se possa tratá-los como sinônimos, penso que o escritor quis estabelecer uma separação, dando um caráter singular ao "operar maravilhas", contudo, estabelecer claramente essa diferenciação  é algo muito difícil. Essa distinção também está presente na dissociação entre ele e o dom de curar [leia o estudo sobre este dom], demonstrado, ao citá-los, na mesma sequência, separadamente, e não como um mesmo sinal indistinto. Assim, ele não queria que um dom fosse considerado análogo ao outro, revelando que eram ações inconfundíveis, diversas, mas realizadas pelo mesmo Espírito. Logo,  operar maravilhas e curar não podem ser tomados como a mesma coisa, como se fossem um mesmo dom, senão, por que Paulo os mencionaria distintamente? Ora, porque são dons diferentes e não idênticos, ainda que possam ser comparados em seu caráter sobrenatural. Sabemos o que é o dom de cura, mas o que vem a ser operação de maravilhas?
 
Primeiro, deve-se definir a palavra maravilha e sua aplicação no texto bíblico. Maravilha, milagres e sinais têm em comum, como já insinuei, o fato de serem ações ou manifestações especiais de Deus no mundo natural, uma interferência contrária, oposta e extraordinária, revelando um poder e uma realidade que estão acima, que são superiores, ao mundo físico ou natural.
 
Como também já vimos, os dons espirituais têm o objetivo de legitimar e autorizar o ministério dos apóstolos como instituído por Deus. Eles nunca estão sozinhos, mas sempre acompanhados da pregação do Evangelho, como confirmação de que eles são testemunhas vivas da palavra de Cristo. Na verdade, os apóstolos falavam ousadamente de Cristo, e ele confirmava a veracidade, "permitindo que por suas mãos se fizessem sinais e prodígios" [At. 14.3]. Muito do que pode ser dito deste dom já foi exposto nas aulas anteriores, não sendo necessário repeti-los.
 
Ao meu ver, o que diferencia o dom de operar maravilhas dos demais dons é a sua manifestação em eventos exteriores ao homem. Pode ser que a minha definição se enquadre numa limitação ou numa espécie de reducionismo do poder divino, mas penso que esse foi o propósito de Paulo ao mantê-lo distinto dos demais dons. 

Eles aconteceram em vários momentos históricos, como, por exemplo:
1) Moisés estendeu a sua mão sobre o Mar, e ele se abriu, e os judeus atravessaram-no: "Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o SENHOR fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas. E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda! [Ex 14.21-22];

2) Josué orou e o Sol e a Lua pararam: "Então Josué falou ao SENHOR, no dia em que o SENHOR deu os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom. E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro" [Js 10:12-13];
3) Jesus transformou água em vinho: "E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram. E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo, E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele" [Jo 2.6-11];

4) Cristo andou sobre as águas e acalmou a tempestade: "E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário; Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar. E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo. Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais. E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? E, quando subiram para o barco, acalmou o vento" [Mt 14.24-32];
5) Podemos também citar os apóstolos Pedro e Paulo, por cujas mãos Deus ressuscitou a Dorcas [At 9.40]  e Êutico [At 20.9-12].
O que nos leva à seguinte pergunta: existem pessoas com esses dons hoje? Alguém que possa agir contra a própria natureza e as leis físicas?

Certamente que não. Veja bem, não dizemos que milagres e acontecimentos maravilhosos como os relatados acima não possam acontecer, pois não é isso. Somente não cremos que Deus ainda distribui dons sobrenaturais aos homens, pois, como já foi mostrado, eles não eram apenas feitos em si mesmos, eventos que se autoexplicassem sem a necessidade de um exame acurado. Eles estavam sempre atrelados à revelação escriturística, testificando a autoridade investida por Deus aos apóstolos e àqueles a quem os apóstolos designavam, como testemunhas de Cristo e seu Evangelho. O próprio Senhor realizava-os, primeiramente para revelar ao mundo a autoridade divina do Filho, da segunda pessoa da Trindade Santa, mas também apontando para o Pai, aquele que o enviou. Esses dons eram sinais de testemunho, confirmando que a palavra proferida era a fiel e autêntica palavra de Deus. Assim, também,  o testemunho apostólico comprovava a ressurreição do Senhor, de que com ele comeriam e beberiam após a sua morte [At 10.34-42].

Não nos esqueçamos também de que as Escrituras ainda não estavam concluídas ou fechadas, e foram esses homens que a redigiram, e, para tanto, os dons espirituais eram sinais de que a palavra escrita carregava o selo legítimo da autoridade divina. 

Por fim, o apóstolo reivindica que a salvação, anunciada inicialmente por Cristo, foi confirmada, naquele tempo [e ainda hoje], pelos que a ouviram [apóstolos e discípulos], testificando Deus com eles, por sinais e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo. Então, nada disso é mais necessário hoje, porque temos a certeza de que, pela palavra revelada, a salvação é um dom de Deus pela fé em Cristo.
 
Hoje, mais do que demonstrar o poder de determinado pastor ou missionário, o que não faria sentido, visto a revelação estar completamente explicitada e concluída, e nada poder ser-lhe acrescentada [pois o fazendo, implicaria em maldição ao que acrescentar ou tirar algo da Escritura], os milagres e maravilhas realizados por Cristo e seus apóstolos reportam-nos à certeza, mais do que a esperança, de que Deus governa soberanamente sobre tudo e todos, e de que, no dia do Senhor, a tão desejada redenção universal virá como cumprimento da promessa de Cristo, revelando-nos a sua glória. De forma que o reino das trevas será definitivamente vencido e destruído [Lc 11:20-23], a morte será finalmente aniquilada [1Co 15.26], todo sofrimento expirado, assim como toda lágrima, enxugada [Ap  21.4],  e o caos dará lugar à ordem e paz eternas, nos novos céus e terra [Ap 21.1]. E não mais serão necessários milagres, porque viveremos o eterno milagre: a salvação!

Notas: 1) Aula realizada na EBD do Tabernáculo Batista Bíblico;
2) Baixe esta aula em Aula 79 - Dons - Operação de Maravilhas.MP3
3) Muitos outros pontos foram abordados no áudio, e que não estão presentes no texto 

21 fevereiro 2014

Estudo sobre a Confissão de Fé Batista de 1689 - Aula 60 - Dons apostólicos: Cura


Por Jorge Fernandes Isah



A primeira coisa a dizer é que cremos no poder divino de curar, ao contrário do que alguns afirmam. Contudo não cremos mais que Deus o faça pelas mãos de homens ou mesmo pelos objetos que eles usavam. A Bíblia nos informa que a sombra de Pedro curava as pessoas [At 5.12-16]. Ele não orava nem as tocava, mas apenas o passar da sombra pelos enfermos curava-os. Igualmente as roupas de Paulo eram instrumentos de Deus para a cura dos doentes [At 19.11-12]. Mas isso poderia acontecer hoje? Podemos afirmar que não, porque essas maravilhas eram realizadas pelos apóstolos como confirmação de que a mensagem de boas-novas, o Evangelho de Cristo, provinha de Deus. E somente os apóstolos podiam transferir esses dons a outros irmãos da igreja, como já vimos em outra aula. Ninguém mais! Portanto, com o fim da era apostólica, esses dons cessaram, pois já não podiam mais serem transmitidos; não havendo nenhuma outra forma de sucessão apostólica além da autoridade que os próprios apóstolos possuíam. O dom de transmitir tal poder pertencia a eles, e somente a eles.

Então é preciso entender que o dom de cura tinha um caráter revelacional e estava diretamente ligado à testificar e ministrar o Evangelho de Cristo. Não tinha por objetivo apenas curar o enfermo, como vemos hoje nas "campanhas de cura", onde o Evangelho não é pregado, Cristo não é pregado, não há arrependimento, conversão, mas apenas uma proposta de cura do corpo enquanto a alma está moribunda e o espírito agonizante. Nada disso tem a ver com o dom dado à igreja primitiva. A cura, assim como os milagres, tinham o propósito de revelar Cristo e sua obra através da pregação do Evangelho, e de que ele provinha de Deus; igualmente testificava que os apóstolos e discípulos não proclamavam nenhuma mensagem meramente humana, mas eram porta-vozes do próprio Deus. Não pensem também que a igreja era um pronto-atendimento, como muitas igrejas defendem e tentam copiar, porém copiam um padrão que não é eclesiástico nem neotestamentário. A cura servia a uma finalidade, como já dissemos, e nem todos eram curados, e muitos não foram, como a própria escritura relata, porque era específico, restrito a certas situações. Os dons não eram como varinhas-de-condão, bastando acioná-las que automaticamente entrariam em ação e proporcionariam os efeitos desejados. Como exemplo, há o caso de Epafrodito, o qual é citado por Paulo como alguém que quase morreu, pois estava muito doente. A ordem sequencial, em Filipenses 2:25-27, é: esteve muito doente, e quase morreu, indicando que o seu estado de saúde agravou-se no decorrer da enfermidade. Deus o curou, e o apóstolo se alegrou de Deus tê-lo feito, mas não há nenhuma indicação de que foi por intermédio do apóstolo que o Senhor o fez, pelo contrário, a evidência é de que não houve sua intervenção direta a não ser pela oração, e nada mais. Ao ponto dele dizer que o Senhor teve misericórdia do seu companheiro de lutas e cooperador, mas também de si mesmo, poupando-o de sofrer tristeza sobre tristeza, com a possibilidade iminente da morte do amigo e irmão. Se Paulo dispunha do dom, no momento e hora em que quisesse usá-lo, por que não o fez? Ou não dependia, simplesmente, da sua vontade acioná-lo? Era necessário cumprir um propósito previamente estabelecido e comunicado por Deus? O que nos mostra que os apóstolos não eram super-homens, nem homens independentes, mas homens comuns poderosamente usados pelo Senhor, sujeitando-se à sua vontade e dependentes exclusivamente dela. Fica claro que Paulo, se ainda tivesse esse dom ou pudesse usá-lo a seu bel-prazer, não se furtaria a curar Epafrodito, um colaborador tão amado. Logo o dom de cura não era algo automático e infalível, e que se podia dispor dele quando bem o quisesse. Ele também diz que deixou Trófimo doente em Mileto, ao despedir-se de Timóteo [2Tm 4.20], e sugeriu ao próprio Timóteo que tomasse um pouco de vinho por conta das frequentes dores no estômago e outras enfermidades [1Tm 5.23].


O próprio fato de Paulo referir-se a um "espinho na carne", que bem podia ser uma doença usada por satanás para esbofeteá-lo [2Co 12.5-10], e ainda de um certo problema de visão que o acometeu durante bastante tempo, quando primeiro anunciou o evangelho aos gálatas, estando em fraqueza da carne [Gl 4.12-15], corrobora o fato de que ele não podia curar-se a si mesmo, utilizando-se do dom de cura em benefício próprio. Isso pode deixar muitos crentes atônitos: mas, para que o dom de cura se não posso curar a mim mesmo? E eu diria que, mais do que satisfazer aos nossos desejos pessoais Deus tem um plano maior, que é a sua glória, e, muitas vezes, não está nesse plano que um crente seja curado, que não sofra um acidente, que não seja perseguido, perca os seus bens e família, seja torturado ou morto [como Lutero proclama no hino 323, do Cantor Cristão, "Castelo Forte":
 
Sim, que a palavra ficará,
Sabemos com certeza,
E nada nos assustará,
Com Cristo por defesa.

Se temos de perder,
Os filhos, bens, mulher,
Embora a vida vá,
Por nós Jesus está,
E dar-nos-á seu Reino
].
 
Portanto, a nossa conclusão é de que o dom de cura era especialmente ministrado em momentos específicos, e de forma bastante restritiva, no sentido de não ser um acontecimento trivial e corriqueiro, como muitos hoje querem fazer parecer. Ao se afirmar que o problema é de fé, de que o homem sem fé não "recebe" a cura, a glória da cura passa a ser do homem, sem o qual não haveria o dom. Mas, sabemos que Deus é sempre glorificado, e ninguém pode tirar-lhe a glória [Is 42.8]. É algo que os cristãos devem pensar: há uma divisão de ações entre Deus e os homens, no sentido de algo que o Senhor quer fazer não acontecerá porque impedimos?... Especialmente, aos calvinistas, gostaria de deixar essa reflexão. E, se Deus divide conosco a decisão da cura, no sentido exposto acima, de que se não quisermos a sua vontade decairá [não se realizará], mas se desejamos e a cura acontece, a glória não deve ser dividida com o homem? Ou seja, podemos impedir Deus de agir, seja por falta de fé [quando se quer, mas não se pode ter o que se quer] ou porque não queremos? Pensem comigo: não é, talvez, por isso, que muitos líderes são exaltados quase à altura de Deus? E muitos os têm como o próprio Deus na Terra? Não é, por isso, que muitos ídolos são construídos, e as pessoas se esmeram em ofender o Todo-Poderoso infringindo o 1o., 2o. e 3o. Mandamentos? [Ex 20.1-3]. É claro que este é um exemplo extravagante, mas que tem se tornado rotineiro entre as muitas comunidades cristãs, por falta de conhecimento e uma boa dose de egoísmo e imediatismo; porque, quem assim o faz, reconhece nesse homem um poder e uma capacidade de semideus. E vou mais além: não haveria um espírito de falsa-modéstia, de dissimulação [consciente ou não], quando não assumimos isso, que o "curador" divide com Deus a glória da cura, e dizemos, da boca para fora, "não, a glória é somente de Deus"? É algo que devemos meditar e verificar, se não incorremos em erro de princípio, pois, do contrário, todas as justificativas para a crença no dom de cura atualmente estão fundamentadas em um mérito pessoal, e claramente a Bíblia nos adverte de que nada pode ser justificado por obras de justiça humanas [Tt 3.5]. Logo, é temerário que incorramos em uma espécie de exaltação e glorificação do homem ao posto de "deus" [exemplos, no decorrer da história, enchem as páginas dos livros e se refletem na vida de milhões de cristãos mundo afora], e em um "rebaixamento" de Deus, o que, sinceramente, é imperdoável em todos os aspectos, seja consciente ou não.

Por estes e vários outros motivos, mas especialmente pelo testemunho da palavra de Deus, não nos curvamos ao modernismo e ao imediatismo de aceitar os dons apostólicos como contemporâneos. Certamente eles veem mais para cegar ou manter cegos os ímpios do que para iluminar os salvos.

Notas: 1) Aula ministrada na E.B.D. do Tabernáculo Batista Bíblico;
2) Uma análise mais profunda está disponível no áudio desta aula, onde são abordadas questões e passagens bíblicas não examinadas no texto, como Mt 9:18-26, 15:29-31 e Atos 3:1-10, inclusive a ligação de Israel e os judeus com a incredulidade em Cristo;
3) Baixe está aula emAula 76 - Dons V.MP3

09 fevereiro 2014

Estudo sobre a Confissão de Fé Batista de 1689 - Aula 59 - Dons Apostólicos: Fé


Por Jorge Fernandes Isah



Entendo que a fé a qual Paulo se refere não é a salvadora ou aquela que Deus nos dá para reconhecermos Cristo como Senhor e Salvador, visto ser dada a uns e não a todos os irmãos. 

Mas, então, a qual fé o apóstolo se refere como um dom especial? Bem, provavelmente, esta fé está relacionada com milagres e, mais especificamente, com aquilo que Cristo disse aos seus discípulos: "Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu asseguro que, se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: 'Vá daqui para lá', e ele irá. Nada será impossível para vocês" [Mt 17:20]. Se atentarmos para o texto, os discípulos não conseguiram expulsar um demônio de um menino, o que levou o seu pai a implorar ao Senhor para que o fizesse, ao que Jesus desabafou: "Ó geração incrédula e perversa, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino" [v.17]. Após ordenar que o demônio saísse do rapaz, viram os discípulos que o demônio obedeceu imediatamente à ordem do Senhor, e lhe perguntaram, em particular: "Por que não conseguimos expulsá-lo?, então, o Senhor apontou o problema: a falta de fé!

Portanto, tudo indica que esse dom estava diretamente ligado à fé que produzia milagres; mas, também, a fé produzia um milagre especial, do qual toda a igreja deveria compartilhar, que é de acreditar no poder divino, de maneira a não deixá-los entregues à incredulidade, ao desânimo, às vicissitudes, sabendo que o poder de Deus era maior do que todas as coisas e, entre elas, a maior que um homem pode almejar é o de testemunhar a Cristo, o que, convenhamos, diante de um mundo caído e que odeia a Deus, não é nada muito fácil. 

Se atentarmos para as circunstâncias daquele momento histórico, perseguições, apedrejamentos, prisões e mortes, simplesmente pelo fato de professar a fé em Cristo e proclamar as suas boas-novas, havemos de entender a situação de angústia, sofrimento e dor pelas quais os irmãos eram provados. Por isso, acredito que havia um dom especial de fé, de levar à fé outros irmãos, de estimulá-los a crer nas promessas do Evangelho, na esperança, na qual toda a igreja deveria comungar, nos momentos emergenciais, de forma que essa fé servia como consolo, mas igualmente era uma "força motriz" na intercessão junto a Deus por aqueles que eram afligidos pelos inimigos e que se sentiam "fracos na fé" [Rm 14.1]. Certamente eram irmãos que, com o dom especial de fé, auxiliavam e sustentavam os débeis [1Ts 5.14], suportando as suas fraquezas [Rm 15.1-2]. 

Esta fé capacita-nos também a colocarmo-nos à serviço de Deus, de honrá-lo e glorificá-lo com nossa vida e atitudes, levando-nos a dar um bom testemunho de Cristo. Há também o fato de que ela produz a esperança e certeza nas promessas que nos foram entregues por Deus, persuadindo-nos de tudo o que ele disse se cumprirá, pois ele é verdadeiro, tornando o que ainda não vemos em certeza, a fim de que a nossa alma caminhe tranquila e confiante na revelação. Não é o que diz Hebreus 11.1-3? 

"Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho. Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo que se vê não foi feito do que é visível".

Outro ponto importante em relação à fé é que, por ela, Cristo habita em nós, e ele somente habitará naquele que tem fé, que receberá a plenitude da graça, ao passo em que Cristo está-se formando nele. Esta é uma relação de dependência do crente em Cristo, pois tudo é dele e nós também o somos. E, como o apóstolo Paulo, poderemos dizer, seja agora ou em breve, "já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim" [Gl 2.20]. 

Notas: 1- Aula realizada na EBD do Tabernáculo Batista Bíblico
2- Ouça e baixe o áudio desta aula em Aula 75 - Dons IV.MP3

25 dezembro 2013

Estudo sobre a Confissão de Fé Batista de 1689 - Aula 58 - "Dons apostólicos: Palavra de Sabedoria e Palavra de Ciência"



Jorge Fernandes Isah


1) Palavra de Sabedoria:

O que vem a ser a palavra de sabedoria? Os irmãos sabem?

Bem, entendemos que, naquele tempo, a Bíblia ainda não estava completa, concluída. Hoje é fácil para nós termos uma palavra sábia, bastando para isso conhecer, meditar, entender e aplicar a revelação divina, a qual, em princípio, está a disposição de todos os homens. Mas, e como acontecia, nos tempos de Paulo? Como a igreja era orientada e guiada no Evangelho, na vida cristã, se o cânon ainda estava em formação? Do ponto de vista formal e final?

Deus designou a alguns esse dom, que está diretamente ligado e incluído no caráter revelacional divino. Havia questões que surgiam e eram novidades no seio da igreja, e que requeriam o norteamento, uma direção na qual os irmãos deveriam guiar-se e serem conduzidos. Muitas dessas situações foram apresentadas nas epístolas, como, por exemplo, o comer ou não a carne oferecida aos ídolos, ou a circuncisão, se era um fundamento para a nova aliança. Não podemos esquecer jamais que o manual de fé e vida do crente encontrava-se incompleto, em formação, e, por isso, era necessário Deus designar irmãos, no corpo local, que viessem com uma palavra sábia sobre uma questão confusa ou que suscitasse discussões e dúvidas na igreja; os princípios pelos quais ela deveria ser guiada ainda não formatados, por isso a urgência desse dom, a fim de que os problemas fossem resolvidos e tivessem uma direção que a conduzisse na paz, crescimento e aperfeiçoamento como o Corpo de Cristo. 

Algo que não se deve negligenciar é o fato de que um dom espiritual tem de trazer, necessariamente, proveito à igreja, como Paulo afirma no verso 7. Nenhum dom pode ser dado sem que haja um fim proveitoso. Muitos dizem ter vários dons em nossos dias mas, mesmo assim, não  há proveito algum para a igreja. E, por proveito, entenda-se o aperfeiçoamento, o crescimento, o amadurecimento, da igreja no conhecimento de Deus e sua vontade. Não é algo a se exibir e a trazer benefícios para alguns ou, mesmo que sejam muitos, do ponto de vista econômico ou social. Ainda que estes campos possam ser atingidos pela Palavra, a meta principal é o conhecimento de Deus, por meio daquilo que ele nos deu e revelou, e assim, tornarmo-nos cada dia mais semelhantes a Cristo, e que ele seja cada vez mais visível através de nós, e não o contrário, que sejamos mais nós mesmos a exalar um suposto mérito que em nada tem a ver com o Evangelho. Como João o Batista disse: É preciso que ele cresça [Cristo], e eu diminua!

Este é portanto um dom ainda atual, que pode ser ministrado por qualquer crente, em princípio, pois temos a palavra de Deus completa, terminada, acabada, não havendo nada a se acrescentar ou tirar, e que é a nossa fonte de conhecimento, amadurecimento, na qual o Espírito laborará para que Cristo seja formado dia-a-dia e, ao fim, sejamos semelhantes a ele e como ele. 

2- Palavra de Ciência

Primeiramente, muitos confundem o termo "ciência" com tecnologia ou desenvolvimento científico ou acadêmico, no caso das ciências políticas, biológicas, físicas, etc. É importante notar que Paulo não está a falar desses tipos de ciências, mas de uma ciência que seja o conjunto de conhecimentos fundados e fundadores da fé cristã. Ele está falando de doutrina, e o termo ciência, derivado do latim scientia, quer dizer exatamente conhecimento, saber, instrução ou noção de um determinado assunto. E de qual assunto Paulo está a tratar? Da alma, pois não está a falar de matemática, astrofísica ou sistemas políticos.

Portanto, como vimos no tópico anterior, os irmãos, daquele período específico, não tinham a Bíblia completa como nós a temos atualmente, de forma que haviam muitas questões na igreja a serem entendidas e compreendidas, mas sem que houve um manual divino para orientá-los na solução dos problemas que surgiam. Certamente, todas as soluções já estavam apontadas no AT, como sombras, mas era necessário clarificá-las, confirmá-las e trazê-las à luz de Cristo, o qual, juntamente com os apóstolos, era o fundamento da fé e, sem o qual, nada poderia ser verdadeiro e divino. 

Por isso, Deus deu dons a alguns irmãos para que o corpo doutrinário se concluísse e toda a igreja fosse ensinada, instruída e firmada na revelação, não parcial mas completa, que agora a igreja dispunha e que se fazia necessária diante das ameaças e investidas de satanás e seus súditos, sem a qual a igreja não poderia crescer e ser edificada.

Como o dom de sabedoria, este dom também está presente nos dias atuais, bastando para isso que o cristão leia, medite, conheça e aperfeiçoe-se no conhecimento da doutrina que nos é revelada pelas Sagradas Escrituras.

Notas: 1 - Aula realizada na EBD do Tabernáculo Batista Bíblico
2 -Muitos outros pontos e exemplos são abordados no áudio da aula passada e no da próxima aula, os quais se apresentam resumidamente nesta postagem

20 dezembro 2013

Estudo sobre a Confissão de Fé Batista de 1689 - Aula 57 - Dons apostólicos: arrogância e soberba espiritual denunciadas por Paulo



Por Jorge Fernandes Isah


Nas aulas anteriores, vimos que os dons espetaculares ou apostólicos ou da segunda-bênção ou miraculosos foram específicos e circunscritos a um determinado momento histórico, o período da Igreja Primitiva, e tinha por objetivo revelar a Pessoa do Senhor Jesus, sua obra, ressurreição e "validar" a mensagem e o ministério apostólico, e, por fim, sancionar o cânon, a Escritura Sagrada, que ainda não estava concluída, do ponto de vista formal.

Analisamos que a ideia de um "segundo batismo" do Espírito Santo se baseia em um texto que nada tem a ver com isso, o qual é Mateus 3:11, e que para se crer em um "batismo de fogo" como os pentecostais e carismáticos estão convencidos, é preciso fazer-se uma ginástica e tanto, um malabarismo, forçando e excluindo o contexto dos 10 versos anteriores para se concluir que João, o Batista, está a falar de outro batismo no Espírito Santo.

Estudamos também que eles eram sinais, e os sinais não têm função quando a realidade se apresenta completamente. Eles são indicativos, que apontam para uma realidade, mas quando esta se apresenta acabada, plena, não há necessidade deles. Como disse, na aula passada, fazendo uma analogia, se vou a primeira vez a um consultório médico me guiarei pelas placas das ruas e a numeração dos edifícios. Ainda, no prédio, me guiarei pela sinalização dos andares e salas. Encontrado o consultório, eles não mais são necessários. Assim são os sinais espetaculares, eles apontam para Cristo, obra, mensagem e mistério, e, por fim, para a Bíblia, como palavra infalível, inerrante e divinamente inspirada de Deus. Eles foram também usados para revelar o novo Pacto, ou Aliança de Deus, não somente aos judeus, mas aos samaritanos e gentios, de forma que a mensagem do Evangelho estava, naquele momento, disponível a todos os homens de todas as nações e não era mais algo exclusivo do povo de Israel. Logo, esses sinais não são mais necessários, pois toda a revelação está pronta e acabada e, como advertência da própria Escritura, aí de quem tirar ou incluir uma palavra que seja [Ap 22.18-19].

Na pregação do último domingo, o Pr. Luiz Carlos, dando continuidade ao estudo do livro de Atos 19:2-7, abordou também a questão dos dons sobrenaturais, clarificando e trazendo novos elementos para o entendimento de que esses dons foram restritos àquele período e não mais são necessários atualmente.

Por isso, vamos proceder a um estudo dos capítulos 12, 13 e 14 de 1 Coríntios, onde Paulo fala acerca dos dons espirituais. E entenderemos a motivação que levou o apóstolo a escrever aos Coríntios sobre a necessidade que eles tinham de compreender, e não manterem-se ignorantes, quanto à função e ação dos dons na igreja.

Primeiramente, ele alerta para o desconhecimento, da igreja de Corinto, quanto ao uso dos dons espirituais. Ao dizer não querer que os irmãos sejam ignorantes, ele acusou-os de não terem o conhecimento adequado no uso dos dons, e de que a forma como o faziam não era correta. Já, no início, Paulo os chama a humildade, revelando que eram gentios, não incluídos inicialmente no Pacto, e guiados aos ídolos mudos [v.2]. Provavelmente, eles se sentiam, de alguma maneira, superiores e, talvez, até mesmo sobre os judeus, por causa dos dons, ou sobre aqueles que não tinham esses dons, e o apóstolo trata de mostrar-lhes o que eram, como viviam, e de que agora suas vidas eram outras, transformadas pelo poder de Cristo e pela mensagem do Evangelho, não podendo então se entregarem ao pecado da arrogância e superioridade espiritual. Não vejo outro motivo para Paulo deixar tão clara a condição na qual os coríntios haviam vivido a maior parte de suas vidas, e de que, agora, chamados ao Cristianismo, se exaltariam, fazendo-se superiores, por causa dos dons que Deus lhes entregara e que era para benefício de toda a igreja, e não para a vaidade e glória pessoais.

Por isso, ele alerta sobre a necessidade deles compreenderem e entenderem que "ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo" [v.3]. É possível que eles desprezassem irmãos que reconheciam Cristo como Senhor, mas não exerciam nenhum dom sobrenatural.

Então, ele fala da diversidade de dons, em que Deus os distribuiu generosamente à igreja, contudo, um só era o o Espírito que os distribuía [v.4]. Paulo está a dizer que nenhum dom é superior ao outro, no sentido de que um deles é "menos" de Deus que o outro, ou o outro é "mais" de Deus do que o primeiro. Paulo percebeu uma certa vaidade nos irmãos que, tal qual acontecera com eles em relação ao apóstolo, Apolo, Pedro e Jesus, provavelmente se vangloriavam do dom que tinham, desprezando o dom alheio. Assim, aquele que falava em línguas se considerava maior, mais espiritual, e o que falava duas ou três línguas se considerava ainda maior e mais espiritual. O que Paulo está dizendo à igreja é que todos os dons são iguais, desde que para a edificação da igreja, e todos procedem do mesmo Deus; de forma que aquele que não tem um dom espetacular, por exemplo, falar em línguas ou profetizar, é também movido pelo Espírito, o qual o usa como e quando quer, operando tudo em todos, de forma que a manifestação é dada a cada um, para o que for útil [v.4-7].

Um parênteses: a forma de que Paulo se utiliza nos versos 4-6, falando que o Espírito é o mesmo, O Senhor é o mesmo, e Deus opera tudo em todos, dá a medida de unidade e diversidade, tanto na Trindade, como no Corpo de Cristo. De forma que temos personalidades distintas, o Espírito Santo, Cristo e o Pai mas que são um. Assim também é a igreja, onde há muitos membros, e muitos dons distribuídos a esses membros, mas um só corpo. E a esta unidade diversa, ou diversidade unitária, que muitas vezes é tão enigmática, de difícil compreensão, que não devemos esquecer, e lembrarmo-nos de que sem a cabeça, Cristo, o corpo não sobreviveria; estamos unidos a ele, e é por ele que se manifesta cada um dos membros, segundo o poder divino de operar.

Muitos contemporâneos alegam que não crer nos dons sobrenaturais é o mesmo que limitar a Deus, e Deus não pode ser aprisionado. É verdade, mas lembremos que Deus é imutável, mas a imutabilidade divina não quer dizer que ele está estático, imóvel; pelo contrário, Deus está agindo neste momento em cada uma das menores partículas existentes no Cosmos, pois sem a sua ação, nem mesmo essas partículas, muitas invisíveis e desconhecidas ao homem, sobreviveria. Portanto, Deus é um agente ativo em toda a sua obra, contudo, penso que devolver a pergunta ao inquiridor o deixaria também em situação desconfortável, pois, o fato de confundir imutabilidade com inoperância, não pode significar que ao não "remover" certos fatos e acontecimentos como as pragas do Egito operadas através de Moisés, o milagre de multiplicar azeite e pão através de Elias, o Sol parar e o abrir do Jordão através de Eliseu, fatos  que não mais aconteceram e que não se mantiveram nos dias atuais, não seria o mesmo que engessá-lo? Ou seja, por que Deus não opera mais milagres e feitos como esses? Estaríamos acusando-o de estaticidade? E, se esses milagres não persistiram, no decorrer da história, por que os feitos dos apóstolos persistiriam? A resposta é simples, Deus tem um propósito para todas as coisas, e cada uma delas acontecerá dentro do propósito divino. A continuidade dos dons sobrenaturais após o séc. I é algo que não tem propósito, pois o poder de Deus se manifesta de maneira diferente, através da proclamação do Evangelho de Cristo pela igreja, pela reverência e obediência à sua santa palavra. Os mesmos motivos que justificariam, ao ver dos pentecostais e carismáticos, a atualidade dos dons apostólicos, têm de ser também para corroborar que o Sol pare, o Mar Vermelho se abra, e a água seja transformada em vinho. Do contrário, ambos não concorrem para o fim desejado, e são improcedentes.

Continuando, Paulo descreve os dons dados à igreja pelo Espírito Santo: 
1) Palavra de Sabedoria;
2) Palavra de Ciência;
3) Fé;
4) Dons de cura;
5) Operação de maravilhas;
6) Profecia;
7) Discernir espíritos;
8) Variedade de línguas;
9) Interpretação de línguas. 

Há ainda outras duas listas formuladas pelo apóstolo que são: 

- Em Romanos 12:6-8:
1) Profecia;
2) Ministério;
3) Ensino;
4) Exortação;
5) Repartir;
6) Presidir;
7) Misericórdia.

- Em Efésios 4:11:
1) Apóstolos;
2) Profetas;
3) Evangelistas;
4) Pastores
5) Doutores

Nestas listas, temos dons miraculosos ou extraordinários e dons que não são miraculosos ou ordinários. Elas têm o objetivo de mostrar que a lista de 1Coríntios não é a definitiva mas ilustrativa, sendo, ao meu ver, uma relação necessária e especifica para que os coríntios compreendessem que Deus age de muitas formas, e de que apenas uma forma, como eles supunham, não trazia a compreensão necessária acerca de como Deus se manifestava.

Portanto, entendamos o que sejam esses dons, mais detidamente, a partir da próxima aula.

Notas: 1- Aula realizada na EBD do Tabernáculo Batista Bíblico
2 - Para entender mais sobre o assunto, ouça e baixe o áudio em Aula 74 - Dons III.MP3

30 novembro 2013

Notícias Ruins se Tiram das Manchetes

















Por Jorge Fernandes Isah


"Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei" [Isaías 55.11].

Deparei-me com este versículo ao final de um texto que defendia a perspectiva de um mundo melhor no futuro, um mundo sempre a prosperar até o dia em que todos ou quase todos se converteriam a Cristo, no dizer de um teólogo. Como a referência é escatológica, e o meu objetivo não é estabelecer uma refutação à  proposta de doutrina do fim dos tempos  (até porque não estou habilitado a isso), mas, exclusivamente, tentar corrigir o caráter “parcial” da dedução do articulista, esclareço que o profeta não o declarou com o objetivo de indicar apenas os benefícios da palavra ao homem. Ao utilizá-lo neste sentido, o teólogo equivocou-se, ou, no mínimo, foi otimista em sua conclusão, pois o verso não alude aos resultados de uma conversão em massa, de uma resposta sempre positiva do homem em relação à palavra.

Vamos andar mais um pouco.

Muitos utilizam-no como prova da eficácia da anunciação do Evangelho, no sentido de que, quanto mais for proclamado, mais pessoas se converterão, mais benefícios serão agregados à vida do homem. Para eles há uma progressão aritmética, uma relação proporcional que indicará a capacidade de se produzir resultados numéricos de salvos, e de bênçãos aos salvos, à medida que a palavra for proclamada. Como uma fórmula mágica, basta aplicá-la para que os seus efeitos proveitosos sejam alcançados pelos homens.

Veja bem, não duvido das conseqüências práticas da pregação do Evangelho, o qual é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê” [Rm 1.16], pois, como “invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas” [Rm 10.14-15]

Portanto esta é a única forma do homem ser salvo e conhecer a Deus. Não há outro método estabelecido. Nem mesmo a música como muitos apregoam (a menos que seja com extensos trechos bíblicos, como os Salmos, p. ex.). Nem mesmo o teatro, como outros querem (a menos que seja com extensos trechos bíblicos, talvez, um monólogo). Nem o cinema (a menos que seja mais auditivo do que visual). Nem mesmo um discurso (a menos que seja impregnado por extensas citações bíblicas). Quanto à dança e outras manifestações artísticas, nem é preciso falar da completa ineficâcia como meio de evangelismo [1]. O poder de Deus está na palavra, e ela é o único meio de se proclamar a verdade. Porém, a pregação nem sempre trará frutos de obediência e reconciliação com Deus. O que vale dizer que nem todos aqueles que ouvirem o Evangelho se arrependerão, serão regenerados e salvos pelo poder de Deus, porque o Senhor “cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, a fim de que não vejam com os olhos, e compreendam no coração, e se convertam, e eu os cure” [Jo 12.40]

Ora, não é assim que o profeta Isaías declarou? “Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor?” [Is 53.1]

O fato é que Isaías 55.11 está a falar muito mais do que a maioria quer ouvir. Ele está a nos dizer que a palavra de Deus jamais, nunca, voltará vazia. Mas em que sentido? Apenas no sentido positivo? Referindo-se à salvação dos incrédulos, ou aos benefícios de santificação, convencimento, instrução e ensino dos mandamentos e da vontade de Deus? Não. Há os efeitos negativos da palavra (em relação ao destino final do homem), a qual também será proclamada para tornar inescusável o réprobo, para condená-lo em sua rebeldia, para julgá-lo por suas transgressões. 

O erro está em se ver apenas um lado da moeda, e recusar-se a virá-la e vislumbrar a outra face. Essa é mais uma influência do humanismo que distorce e compromete o entendimento pleno do texto bíblico, deixando a mensagem capenga, fragmentada, em que um dos significados é tornado superior, ao ponto em que o outro não pode ser visto ou simplesmente é ignorado. Da mesma forma, a interpretação equivocada resultará no entendimento limitado de Deus e Sua obra, no desmerecimento, ainda que inconsciente, da Sua vontade e propósito. 

Não reconhecer o caráter condenatório da palavra é fazer “vistas-grossas” à obra perfeita, acabada, irretocável de Deus, por negligência, ignorância ou malversação da Escritura. Em muitos casos, pode ser sinal de incredulidade também. Por isso Cristo alertou-nos, incisiva e claramente, para o distintivo absoluto da palavra: “Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia” [Jo 12.48].

O mesmo equívoco é encontrado em João 3.16. Tem-se a falsa idéia de que Cristo morreu por todos os homens indistintamente, e que depende exclusivamente desse homem aceitá-lO ou não como Salvador. É um arroubo de pretensão. Como se Deus estivesse preso à vontade de Suas criaturas. Mas quase ninguém se apercebe de que, dois versículos abaixo, está escrito: "Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus". O verbo crê e o substantivo condenado ligam-se diretamente no verso. Implicando que a condenação daquele que não crê não está no futuro, mas aconteceu no passado. O advérbio revela que a condenação ocorreu de antemão, previamente, não é algo que ainda ocorrerá, nem algo que o ímpio poderá reverter, mas algo inevitável, que foi preparado antecipadamente. O objetivo deste texto não é discutir a eleição, mas afirmar a dupla mensagem do Evangelho, o qual é suficiente para salvar, e igualmente suficiente para condenar.

É verdade que a palavra sem fé não produzirá obediência, regeneração e salvação, antes confirmará a reprovação daquele que jamais será vivificado pelo Espírito Santo. É o que se pode perceber no dizer de Paulo: “Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram” [Hb 4.2] [2]. De forma que a palavra da verdade produz frutos para a salvação, por Jesus Cristo nosso Senhor, no qual fomos selados pelo Espírito Santo da promessa [Ef 1.13]. Assim, seja para a vida, seja para a morte, a palavra do Senhor jamais voltará vazia.

Há ainda os que vão mais além, e dizem que o versículo refere-se à necessidade de se agarrar à palavra, algo mais ou menos parecido ao termo neopentecostal “tomar posse”, e, assim, ela produzirá, em nossas vidas, uma profusão de bens materiais nunca imaginados, e não voltará vazia mesmo, pois encherá os bolsos, bolsas, sacolas, cofres e os recipientes necessários para satisfazer a sanha carnal, na obscenidade dos deleites pecaminosos de seus proponentes.

Bem, quanto a essa (im)possibilidade, recuso-me a comentá-la, tendo-se em vista o seu nítido caráter corrompido, sua antibiblicidade e lógica maligna. Não passa de mais uma artimanha, um subterfúgio para satisfazer a ganância e a vaidade de quem assim pensa. Por isso é fácil concluir que essa não é a palavra divina, nem nunca foi, mas apenas o maldito vocábulo humano que levará o homem à destruição.
 
Nota: [1] Isto não quer dizer que a música, a literatura, a pintura, a escultura e outras expressões artísticas, não sejam meios de louvor, adoração a Deus, e a proclamação das verdades bíblicas. Elas são. E cumprem o propósito eterno de Deus de ser glorificado por elas. Contudo, não creio que sejam meios pelos quais o Senhor quis se revelar e à Sua obra. Para isso, homens inspirados pelo Espírito Santo escreveram 66 livros santos, que compõem a Bíblia Sagrada, a infalível, inerrante e divina palavra de Deus.
[2] A despeito dos argumentos dos estudiosos e da maioria das mentes cristãs, resisto bravamente ceder à idéia do anonimato de Hebreus. Como estou convencido de que a sua autoria seja paulina, e na minha Bíblia ACF consta que Paulo é o seu remetente, até que me provem o contrário, continuarei a indicá-lo como o autor.
[3] Texto publicado originalmente, aqui mesmo, no Kálamos, em 04.12.2009

21 novembro 2013

Estudo sobre a Confissão de Fé Batista de 1689 - Aula 56 - Dons apostólicos: "Batismo de fogo?"



Por Jorge Fernandes Isah


Entendido quem eram os apóstolos, qual a sua missão e o período em que agiram, conforme exposto na aula anterior, retomemos a questão dos dons apostólicos ou dons do Espírito Santo. Mas antes, quero fazer uma ressalva. Os pentecostais e carismáticos, em geral, afirmam que há dois batismos: um para a salvação e outro pelo Espírito Santo, como um "batismo extra" ou superior. É difícil entender que algo tão fundamental na fé cristã como a salvação, e pela qual Cristo encarnou tornando-se o Verbo Divino, não seja catalogado como algo proveniente do Espírito Santo. Ainda que não digam diretamente que a salvação não depende do Espírito, parece que o Consolador realiza uma obra menor ao salvar e uma obra grandiosa ao conceder certos dons a certos salvos. Mas dentro do escopo de toda a Escritura, o que é mais importante? Ou o que ela mais quis evidenciar? De certa forma estabeleceu-se uma espécie de restrição a uma parcela de crentes que, relegados a um plano inferior, não são acalentados com dons especiais. É uma subcategoria de crentes, somenos graduados, que ainda não experimentaram o máximo de Deus. 

Contudo, não é o que Paulo diz: "Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito" [1Co 12:12-13]. Ora, o que o apóstolo está relatando é que todos nós, como membros do Corpo de Cristo, fomos batizados e temos bebido de um só Espírito. Isso acontece no momento em que, reconhecendo a nossa condição pecaminosa e afrontadora a Deus, considerando-nos seu inimigo e merecedores do castigo eterno, recebemos a Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas, arrependendo-nos dos pecados cometidos, reconciliando-nos com ele. É claro que nada disso é possível sem a ação direta do Espírito Santo, o qual nos convence, regenera e transforma a fim de sermos feitos filhos adotivos do Pai por intermédio da obra redentiva e conciliadora do Filho. Logo, se o crente já tem o Espírito, para que precisa buscá-lo novamente através de uma "segunda bênção"?

Porém, Paulo novamente diz que "há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós" [Ef 4.4-6]. É possível alguma dúvida? Ou claramente nos é revelado que há um batismo somente, e que o mesmo Deus age em todos nós na mesma intensidade e proporção? Com isso não estou a dizer que produziremos todos a mesma obra, da mesma maneira, mas também não se pode dizer que tal obra ou dom é superior porque Deus está mais evidente em um crente e não tão evidente em outro, ou está mais presente em um e nem tanto em outro. Deus não pode, em sua essência, estar menos ou mais em qualquer lugar, porque ele é uno, indiviso, completo, e ser mais ou menos presente é simplesmente impossível para ele. Ou ele está ou não está. Não há meio termo ou como fracioná-lo, pois ele não está sujeito a variações nem é a soma de partes. E se somos templo do Espírito Santo, o qual habita em todo o eleito [1Co 6.19], como esperar que haja um novo batismo pelo mesmo Espírito?

Ainda que se diga que a falta de um segundo batismo não representa necessariamente a ausência do Consolador, é muito estranho supor que seja preciso uma segunda ação divina onde a primeira não foi suficiente para produzir os dons contingentes à segunda, ou seja, o que todos deveriam receber em comum, na primeira.

Os proponentes do segundo batismo apegam-se a uma interpretação equivocada de Mateus 3.11, no qual João o Batista diz: "E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento, mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo". Segundo o que muitos apreendem, Cristo batizará os seus com o Espírito, mas também com o fogo. O problema é o que vem a ser esse "fogo"? A confusão começa quando tentam relacionar esse trecho com Atos 1.5, onde Cristo diz: "Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias", associando o fato de, no Pentecostes, serem "vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles" [At 2.3]. Uma interpretação simplista pode levar a esse equívoco, porque eles se esquecem de citar o complemento da fala de João o Batista: "Em sua mão [de Cristo] tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará" [Mt 3.12]. O que lhes parece? João está a falar de um segundo batismo ou de juízo? Não estaria João comparando a obra de Cristo com a de um plantador de trigo?

Uma análise, mesmo superficial, da fala de João mostra-nos que a inserção de um "batismo de fogo" é algo completamente estranho ao texto. Primeiramente, ele está batizando no rio Jordão, onde iam ter com ele Jerusalém e toda a Judeia; e os batizados confessavam os seus pecados. Em seguida, ele viu que muitos fariseus e saduceus vinham ao seu batismo, o que lhe inflamou a dizer: "Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?" [Mt 3.7]. E o que seria a ira futura? Não estaria falando do inferno, reservado para satanás, seus anjos e os réprobos, "onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga" [Mc 9..4]? Em seguida, ele diz que o machado está posto à raiz, e que toda a árvores que não produz frutos será cortada e lançada no fogo do inferno. A mesma imagem encontra-se presente na parábola do joio e do trigo, proposta pelo Senhor, na qual ele tem a missão de separá-los, colhendo o primeiro, atando-o em molhos e queimando-o [novamente temos o fogo como símbolo de juízo], para, em seguida, ajuntar o trigo no seu celeiro [Mt 13.24-31]. 

João está a dizer aos fariseus e saduceus que ele é aquele cuja missão destina-se a apontar não para si mesmo, mas para Cristo. Diante da pergunta dos judeus: "Quem és tu?" [Jo 1.19], ele confessou que não era o Cristo, mas a voz do que clama no deserto. Inquirido novamente do porquê batizava então, já que não era o Cristo, nem Elias, nem o profeta, respondeu: "Eu batizo com água; mas no meio de vós está um a quem vós não conheceis. Este é aquele que vem após mim, que é antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar a correia da alparca" [Jo 1.26-27]. 

Com isso, qualquer inferência de que o "fogo" ao qual João evoca é uma segunda forma de batismo, se torna estranha a toda a sua declaração. Ele está, primeiramente, revelando aos fariseus a pessoa de Cristo e seu ministério, e, em segundo lugar, alertando-os da ira futura que sobreviria a eles, através do fogo, numa alusão evidente do juízo  ao qual eles estariam sujeitos, quando presumiam-se de si mesmos que eram filhos de Abraão. O sentido de "filhos de Abraão" é essencialmente espiritual, como o pai a quem Deus prometeu uma descendência, o próprio Cristo, através do qual a sua família seria mais numerosa do que as estrelas do céu e os grãos de areia na praia [Gn 22.17-18]. 

Cristo é revelado por João como aquele que separará os bodes das ovelhas, o joio do trigo, a árvore que dá frutos das que não dão. Qualquer tentativa de fugir deste ensinamento é forçar o texto a dizer o que não diz, e que João, divinamente inspirado, não disse. 

Notas: 1) Aula realizada na EBD do Tabernáculo Batista Bíblico
2) Baixe o áudio desta aula em Aula 73 - Dons II.MP3